TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 12

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico trata-se de um processo contínuo, composto de várias etapas, durante o qual são definidos e revisados os principais elementos que compõem um planejamento que são: a missão da organização, a visão de futuro, os atributos de valor, os objetivos, as metas, os indicadores e as iniciativas estratégicas. Planejamento estratégico é um instrumento esclarecedor quanto:

  • À Missão: qual é a razão de ser/existir da organização;
  • À Visão:  onde a organização quer chegar;
  • Aos Valores:  são atitudes para alcançar a visão;
  • À Estratégia: como alcançar a visão, quais os procedimentos adotar para atingir os objetivos.

A partir do planejamento estratégico a organização identificará oportunidades, forças, fraquezas e ameaças, dentro do cenário atual de mercado globalizado e competitivo. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro para a organização, independentemente de seu porte, pois será indicada a direção certa a seguir:

O planejamento estratégico em sua elaboração possui três dimensões operacionais: o delineamento, a elaboração e a implementação. O delineamento compreende a estrutura metodológica do processo, bem como o profissional que irá auxiliar na elaboração, podendo ser um consultor ou um executivo da empresa. A elaboração fica com a obrigação de identificar as oportunidades e as ameaças do ambiente, avaliar os pontos fortes e fracos e sua capacidade de retirar vantagens das oportunidades, explicitar os objetivos e as metas a serem alcançadas e também desenvolver maneiras para realização das estratégias. Enquanto que a implementação envolverá os assuntos organizacionais, o sistema de informação, orçamentário, sistemas de incentivos, o treinamento e liderança necessária para desenvolver o processo e colocá-lo em prática Oliveira (2009, p.39).

Missão

Define para quem a organização atua, visando a produção de qual impacto para esses clientes. Está ligada diretamente aos objetivos institucionais e aos motivos pelos quais foi criada. Não deve ser confundida com os produtos e/ou serviços ofertados pela instituição. A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e especialmente para o cliente, e deve responder as seguintes questões:

  • Porque a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

A missão funciona como orientador para as atividades da organização. Ela tem por finalidade clarificar e comunicar os objetivos, os valores e a estratégia adotada pela organização. Ainda segundo Chiavenato, é fundamental que todos na organização conheçam a missão e os principais objetivos institucionais, pois se as pessoas que fazem parte da empresa não sabem o motivo de sua existência e os rumos que pretende adotar, dificilmente elas saberão o melhor caminho a ser seguido. É importante não confundir missão com a missão operacional, que são metas numéricas, quantificáveis, mensuráveis do planejamento estratégico. Chiavenato (1999, p. 49).

Visão

O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: Pelos esforços individuais, pelos esforços das equipes e
pela alocação dos recursos.

A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.

Define como a imagem que a organização tem de si e do seu futuro. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado. É mutável por natureza e representa algo concreto a ser alcançado. A visão de futuro é aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças, e direciona os esforços, inspirando e transformando produtivamente um propósito em ação, em fato concreto. Chiavenato (1999, p. 51).

Valores

Valores são os princípios e crenças que servem de critérios, que definem comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas. São importantes para a empresa e devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com os clientes, fornecedores e parceiros. 

Quando claramente estabelecidos, ajudam a reagir rápida e decisivamente nas situações inesperadas que se apresentam, estando mais voltada a ética da sua organização.

Os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva Oliveira (2005, p. 63).

De acordo com as recomendações dos autores citados, a consultoria elaborou os textos de Missão, Visão e Valores para a empresa Art Massa:

Missão

Ser reconhecida no ramo alimentício, através da qualidade dos nossos produtos, proporcionar sempre aos clientes satisfação em trabalhar com nossa marca visando à excelência no atendimento e gerando confiança a todos os nossos revendedores em comercializar os nossos produtos.

Visão

Torna-se referência no ramo alimentício, tornando-se lembrada pela qualidade de seus produtos com o objetivo de atender às melhores lanchonetes e cafés da Grande São Paulo.

Valores

Um bom relacionamento com clientes e colaboradores, ética, respeito e confiança, mantendo sempre a excelência em nosso atendimento, o comprometimento com os nossos clientes e a valorização de todas as pessoas envolvidas nesse processo.

Pesquisa de Mercado

Pesquisa de mercado é uma técnica que permite que sejam coletados dados junto aos consumidores, voltado ao estudo do conhecimento, desejo e necessidade a fim de diagnosticar os pontos fortes e fracos de um produto, para descobrir a área de atuação, melhores produtos em circulação e tipos de serviços prestados. Normalmente utilizada como base para as tomadas de decisão, onde será determinado o sucesso econômico ou falha que pode haver em uma empresa no momento de entrar em um novo mercado ou introduzir um novo produto e/ou serviço para adequar às necessidades de seus clientes. Podendo ser uma pesquisa quantitativa ou qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com