TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Estratégico

Por:   •  30/5/2023  •  Resenha  •  3.954 Palavras (16 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 16

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMNETA PARA AS EMPRESAS INICIANTES

Francivaldo Rios Coelho[1]

Kamila Massuqueto [2]

 

RESUMO[a]

Nos últimos anos, varias alterações se configuraram nos cenários mundiais e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação gerencial de todos os setores das atividades humanas.

Este artigo procurou evidenciar a importância que o processo de planejamento estratégico possui nos sistemas de gestão. Seu objetivo foi avaliar a relevância e o valor que o planejamento estratégico possui dentro dos sistemas gerenciais das empresas. A metodologia utilizada foi realizada através de pesquisa bibliográfica utilizando referencial teórico sobre os temas propostos: planejamento estratégico, gestão empresarial e sua importância. A revisão da literatura mostrou que o planejamento estratégico é parte integrante de vários modelos de gestão, inclusive em modelos pioneiros. Concluiu-se que o planejamento tem relevância para os sistemas utilizados e na elaboração de um sistema de gestão empresarial

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Administração Estratégica. Organização.

        

  1. INTRODUÇÃO[b]

As empresas no Brasil, devido ao clima de incertezas em que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um bom planejamento estratégico. Além disso, em muitas empresas normalmente faltam nestas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento.

Planejamento é a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir. Pode ser considerado o “plano de vôo” que gere o negócio das empresas, definindo as escolhas e caminhos com o objetivo de atingir uma situação futura. E estratégia, como definição, pode ser considerada como a força principal da empresa para gerar valor. (DRUCKER, 1984, p. 135).

Historicamente, com uma tentativa de formalizar o jeito de lidar com o futuro empresarial, apresentou-se no início do século XX um modelo de diretrizes e metodologias, porém só por volta dos anos 50, com o crescimento de empresas americanas que passou a existir uma real necessidade de se desenvolver uma metodologia para planejar o futuro, de uma maneira que o crescimento das empresas não ficasse atrelado somente às habilidades de seus executivos chefes (Tavares, 1991; Robson, 1997).

Nas décadas de 50 e 60, o planejamento empresarial focou, respectivamente, em definir o quanto se poderia gastar e planejar em que os recursos seriam gastos, antes de alocá-los. Em meados da década de 70, o nível de crescimento da maioria dos mercados já não era suficiente para atender às expectativas de crescimento de todas as empresas de determinados ramos (Robson, 1997). Percebia-se que tanto a empresa quanto o mercado onde a primeira estava inserida mudavam com o tempo, e que simplesmente alocar recursos não resolveria o problema.

Em sua metodologia de pesquisa se mostra a importância de se fazer um trabalho voltado para essa abordagem que justifica-se pela oportunidade de através de referências, ampliar o conhecimento, bem como enriquecer a nossa prática profissional, uma vez que como profissionais da área administrativa, é fundamental aumentar nossos conhecimentos técnicos, para que, dessa forma, possamos atuar de forma competente e correta no mercado de trabalho, que se encontra cada dia mais globalizado e competitivo.  

O entendimento da administração da real necessidade do Planejamento deverá ser demonstrado através das seguintes iniciativas:

a) definição do grupo de condução dos trabalhos de Planejamento;

b) definição do modelo de realização do Planejamento Estratégico que melhor se ajuste à realidade organizacional da empresa;

 c) sensibilização e busca da participação dos indivíduos envolvidos na elaboração do planejamento.

De acordo com Drucker (1984) O planejamento estratégico é um processo contínuo de sistematização e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

  1. OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOS ANOS 60

        

A década de 60 teve algumas características econômicas e sociais muito definidas, que é preciso evocar para uma melhor compreensão do tipo de técnicas aqui consideradas. Foram anos de forte crescimento econômico para a maioria dos países do mundo ocidental, crescimento nem sempre suficientemente ordenado tanto a nível nacional como dentro das próprias empresas que eram as fontes primeiras da renda econômica gerada. “A alta variedade de sistemas de planejamento que se implantaram naquela época compreendia dois tipos básicos de intencionalidade”.(ARAUJO, 1996, p.54).Um primeiro grupo tinha como propósito central estimular a organização para que alcançasse todo o seu potencial de crescimento; a hipótese implícita por trás desses enfoques é que as empresas tendem a desenvolver impedimentos que inibem oi emprego ótimo de suas capacidades. Por isso a denominação de sistemas de planejamento do desenvolvimento para qualificar o tipo de procedimento que, sob uma ou outra modalidade, seguiam esta orientação.

A outra grande família de sistemas buscava não tanto o estímulo ao crescimento, mas principalmente a introdução de certa disciplina na gestação das propostas destinada a gerá-lo. “A preocupação dominante nesse caso era a concretização dos procedimentos e sua engrenagem dentro da estrutura da organização”.(ARAUJO, 1996, p.67). Para este tipo de enfoque doravante se utilizará e expressão sistemas formalizados de planejamento.

  1. CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico surgiu no início da década de 70, essa época foi marcada por diversas crises, entre elas, a guerra entre árabes e israelenses que disparou o preço do petróleo; escassez de energia e matéria-prima, recessão econômica e preocupantes índices de desemprego (BARBOSA, 2005). Foi considerado um processo que prepara a empresa para o que está por vir e a base dele se firma em traduzir informações empresariais e traçar planos para alcançar as metas organizacionais. Mas esse processo vai muito além de estabelecer objetivos e dar ordem de execução aos membros da organização. A decisão estratégica depende de uma série de fatores, entre eles, temos como exemplo a análise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, como argumenta Padoveze (2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (391.9 Kb)   docx (805.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com