TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º e 2º SEMESTRE

PROCESSOS GERENCIAIS

JACAREÍ/SP

INTRODUÇÃO

O abandono animal é crime e atualmente é considerado agravo no que se refere à saúde Pública, devendo ser tratado como tal, através de estratégias integradas intersetoriais. Inúmeras pesquisas indicam que há uma sólida relação entre a violência doméstica e o abuso/abandono animal, justificando a inclusão do abandono como “agravo”.

O grande propósito deste projeto é conscientizar a população de Jacareí sobre os maus tratos aos animais de rua com foco nos cachorros, uma vez que verificamos que existe um grande número de cães abandonados.

OBJETIVO GERAL

Atingir os vários níveis da sociedade de Jacareí elaborando estratégias de combate ao abandono animal.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. Levantamento do quantitativo dos cães abandonados
  2. Castração voluntária
  3. Redução do índice de atropelamento e acidentes de trânsito
  4. Diminuição do ataque de cães na população
  5. Controle de doenças transmissíveis ao ser humano

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que no município existem vários bairros periféricos onde está concentrado o maior numero de animais abandonados; considerando que muitos desses animais são vitimas de maus tratos, o presente trabalho visa orientar a população da conscientização da adoção responsável.

MÉTODO

Segundo pesquisas, no Brasil existem cerca de 20 milhões de cães abandonados, e os apaixonados por animais acreditam que todo cachorro merece um lar feliz.

Através de pesquisas realizadas na imprensa local de Jacareí, pesquisa nos municípios vizinhos, em entrevista com os diretores do DHPS (Diretoria de Higiene e Prevenção a Saúde) e visitas em outras ONGs de proteção aos animais, percebemos que o aumento populacional existente no município de Jacareí, em especial na periferia, houve um aumento considerável de animais em situação de abandono.

Devido a esta constatação o presente projeto, visa viabilizar orientações a fim de atingir resultados positivos com relação ao abandono dos cães.

Sabendo que a criança é o principal veículo multiplicador da informação dentro do ambiente familiar, em parceria com a Secretaria de Educação formalizaremos palestras nas 18 escolas municipais de Ensino Fundamental (07 a 10 anos) com previsão inicial para o ano letivo de 2014 com o tema Adoção Consciente; utilizaremos da mídia impressa e falada do município na divulgação, bem como distribuição de panfletos informativos em praças públicas.

VIABILIDADE

Para melhor organização do projeto a equipe de marketing será responsável pela alocação de recursos que virá das parcerias feitas com as Organizações não governamentais (ONGs), Rotary Club, com algumas clínicas veterinárias e outros eventos como: chá bingo, rifas, desfiles e feiras de artesanatos. A equipe de voluntariados será responsável pela divulgação dos eventos e palestras educativas.

CRONOGRAMA

PERIODO

ATIVIDADE

Outubro/13

Busca de parcerias (clínicas veterinárias, ONGs e Secretaria de Educação)

Novembro/13

Reunião para definição de responsabilidades no projeto

Dezembro/13

Determinar locais para os eventos

Janeiro/14

Início de coleta de prendas para rifa, bingos e feiras.

Fevereiro/14

Realização dos Eventos para arrecadação de recurso

Março/14

Reunião geral para últimos acertos

Abril/14

Início das palestras nas escolas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com o presente trabalho podemos observar o quanto é importante o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Descobrimos que com o conhecimento da distribuição dos níveis estratégico, tático, operacional podemos realizar projetos com eficiência e eficácia que garantem o sucesso do projeto.

O projeto de Adoção Consciente nos levou a tomar a iniciativa onde plantamos uma semente e desejamos que seja extensivo.

IMPLICAÇÃO ÉTICA

O impacto positivo que o projeto de Adoção Consciente traz para sociedade é a reeducação no que se refere ao tratamento dos animais abandonados e maus tratos, trazendo também para o meio ambiente uma harmonia no convívio entre os seres humanos e os animais.


RELATÓRIO DE APRENDIZAGEM

PLANEJAMENTO

A primeira função do processo administrativo é o planejamento, por ela é determinado os objetivos a serem alcançados e os meios que serão utilizados para atingi-los. É de grande importância que a empresa estabeleça quais são os objetivos organizacionais a serem atingidos.

Segundo os autores Lacombe e Helborn, (2008) planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado.

Os autores Montana e Charnov, (2010) diz que, planejamento envolve escolher um destino, avaliar rotas alternativas e determinar o curso específico para alcançar o destino escolhido.

O Planejamento pode ser visto a partir de três perspectivas diferentes: Estratégico Tático e Operacional, sendo que o Estratégico tem seu ponto de partida no nível institucional exigindo um extenso período. O Tático abrange o nível intermediário, sendo desenvolvido pelos gerentes e executivo dos departamentos, tendo uma duração menor, está direcionado aos planos operacionais voltados para a execução da missão focando a locação de recursos, metas financeiras e condições de mercado. No Operacional, seus resultados são em curto prazo e rotineiros, tendo como objetivo: o que fazer e como fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com