TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 14

PROCESSOS GERENCIAIS

Após a participação das rodadas do jogo, relate(m) quais são os pontos importantes da gestão empresarial, ou seja, as decisões de impacto conforme as diretrizes abaixo:

1. Justifique(m) como ponto de partida a região escolhida para atuar. Faça(m) as considerações positivas e negativas sobre esse cenário para o negócio. Por meio dessa escolha, qual vantagem competitiva foi estabelecida como objetivo para ser explorada?

Resposta:

Com o país em desenvolvimento, o consumidor passa a ter maior poder aquisitivo ficando mais exigente e valorizando produtos e serviços que possam facilitar ou melhorar sua qualidade de vida ou simplesmente satisfazer um desejo.

Com base nos poucos dados que nos fora fornecido a respeito das três regiões disponíveis para a implantação da planta industrial, à empresa Equipe 1 optou por realizar suas atividades na Região 1, por ter renda per capita maior, o que possibilita maiores lucros com relação a vendas, visto que seria possível praticar maiores preços nesta região.

Ressalta-se a existência de falhas e/ou lacunas na determinação exata da melhor localização da indústria. Isto se deve principalmente em face da escassez de dados e informações que possibilitassem uma melhor análise logística e situacional, portanto, ficando limitados a uma mera análise subjetiva do melhor local de atuação da empresa. Não foi fornecido, por exemplo, informações climáticas de cada região, o que certamente influenciaria na escolha do local de instalação da planta da empresa Equipe 1.

Por se tratar de uma “simulação”, algumas informações importantes não foram fornecidas, impossibilitando uma análise mais consistente da empresa principalmente nos primeiros períodos, dificultando melhores estratégias. Não se pode avaliar pontos importantes da Administração Financeira como a Necessidade de Capital de Giro e o Ciclo Operacional da organização, que são de suma relevância na determinação de estratégias econômico-financeiras voltadas para o lucro ou faturamento.

Houve um equívoco ao atribuir pesos iguais para lucratividade e faturamento, pois num mercado competitivo às vezes temos que abrir mão de um ou outro, então, em alguns momentos as escolhas seriam contraditórias. Poderíamos ter dado um peso maior talvez à lucratividade, objetivando a maximização do patrimônio dos acionistas, já que esse é o principal objetivo da administração.

De modo geral, as ações foram coerentes com a visão da empresa. Os custos se mantiveram equilibrados e aliados ao volume de investimentos em marketing nos renderam a liderança em faturamento total e patrimônio líquido e o terceiro lugar em lucratividade.

2. Analise(m) os pontos positivos e negativos das regiões concorrentes e pondere(m) sobre quais poderiam ser as vantagens competitivas a serem exploradas nas outras regiões.

Resposta:

Pontos Positivos:

Região 1: Menor população comparada às demais, o que resulta em menor quantidade comprada, entretanto, região de maior renda per capita, o que significa poder ter um valor mais alto, desde que o produto seja muito atraente e tenha alto valor agregado, o que também representa alto investimento em P&D e marketing. O que possibilitaria, a princípio, maiores lucros com relação às vendas, visto que seria possível praticar maiores preços nesta região.

Região 2: Renda per capita intermediária, o que garantiria uma boa projeção de marketing para as demais regiões, e ao fato de a Função Demanda apresentar um patamar também numa faixa intermediária. Trata-se de uma região com características intermediárias em termos de demanda e renda per capita, ou seja, possui características tanto da Região 1 quanto da Região 3.

Região 3: Trata-se de uma região com alta densidade demográfica e, consequentemente, com alta demanda quantitativa e amplo mercado consumidor.

Pontos Negativos:

Região 1: Região com maiores custos de transporte, além de possuir menor densidade demográfica, o que implicaria em melhor demanda e menor volume de vendas.

Região 2: Não visualizamos nada que fosse considerado um ponto negativo.

Região 3: Se tratando de uma região de menor renda, dever-se-ia aplicar menores preços de venda, exigindo maior volume de investimentos para garantir uma lucratividade compensatória em relação as demais regiões.

Com base nos pontos apresentados, optamos por montar a empresa na Região 1, em função da demanda e da renda situarem-se em uma faixa maior, o que, a priori, constituiria uma zona de segurança em caso de eventuais crises.

3. Na definição da visão, foram feitas escolhas de lideranças, ou por lucratividade ou faturamento. As ações registradas nas rodadas atenderam essas premissas? Responda(m), analisando pontos como: preço de venda, investimento em propaganda, escolha da região e tamanho da empresa.

Resposta:

 Por se tratar de uma “simulação”, algumas informações importantes não foram fornecidas, impossibilitando uma análise financeira mais consistente da empresa principalmente nos primeiros períodos, dificultando melhores estratégias. Não se pode avaliar pontos importantes como a necessidade de capital de giro e o ciclo operacional da organização, que são de suma relevância na determinação de estratégias econômico-financeiras voltadas para o lucro ou faturamento.

Houve um equívoco ao atribuir pesos iguais para lucratividade e faturamento, pois num mercado competitivo às vezes temos que abrir mão de um ou outro, então, em alguns momentos as escolhas seriam contraditórias. Poderíamos ter dado um peso maior talvez à lucratividade, objetivando a maximização do patrimônio dos acionistas, já que esse é o principal objetivo da administração.

De modo geral, as ações foram coerentes com a visão da empresa. Os custos se mantiveram equilibrados e aliados ao volume de investimentos em marketing nos renderam a liderança em faturamento total e patrimônio líquido e lucratividade.

Região 1: considerando que a renda per capita nessa região era a maior, mas com demanda menor e que o foco da empresa estava nesta região, entendemos que o preço ali deveria ser maior e os respectivos custos menores, por isso, o menor volume de propaganda. Por outro lado, o investimento em P&D foi com o objetivo de justificar o maior preço e atrair aquele público.

Região 2: A região 2 mantive o preço próximo do valor levantado nas pesquisas e nas informações compradas no SDE News, investindo um pouco abaixo da média em propaganda mas compensado pelo bom volume de vendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com