TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Operacional

U

m sistema operacional é formado por um conjunto de programa e rotinas computacionais que tem uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. Entende-se por usuários todo e qualquer objeto que precise de acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário “real” ou aplicativo).

Os Sistemas operacionais podem ser classificados de três maneiras: pelo tipo do núcleo de sistema (ou Kernel, como é conhecido no jargão técnico), pelo método adotado ao gerenciar os programas em execução ou pelo número de usuários que podem opera-lo simultaneamente.

Atualmente, são utilização basicamente dois tipos de implementações do núcleo de sistema: Monolíticos ou Estruturas de microkernel.

Os Sistemas Operacionais podem ser Classificados de três Maneiras:

  • Monolíticos
  • Microkernel
  • Multitarefas



Núcleo Monolítico tem como principal características o fato de Integrarem todas as funcionalidades possíveis do sistema em um grande “Bloco” de software. A adição de novas funcionalidades implica na recompilação de todo o núcleo. Trate-se de um tanto antiquada, mas que foi adotada, por exemplo, por Linux Torvalds quando este resolveu desenvolver o kernel do Linux.

 


Microkernel é um termo usado para caracterizar um núcleo de sistema cujas funcionalidades não essenciais ao seu funcionamento são transferidos para Servidores, que se comunicam com o núcleo mínimo através do Modo de acesso do núcleo (local onde o programa tem acesso a todas as instruções da CPU e a todas as interrupções de Hardware), deixando o máximo de recursos rodando no Modo de Acesso do Usuário


Quando o processador trabalha no modo de usuário, uma aplicação só pode executar instruções não privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções. Os diversos tipos de sistemas operacionais existentes empregam diferentes maneiras de gerenciar os programas em execução pelo usuário. Existem basicamente três tipos de gerenciamento de tarefas (ou processos)



Sistema Monotarefa permite a realização de apenas uma tarefa ou processo de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS (Microsoft Disk operating system). Lançado em 1981 e desenvolvidos para rodar no recém-lançado processador 8086 da Intel.

Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais é de tipo multitarefa. Dá-se o nome de multitarefa a características dos sistemas operacionais modernos que permitem repartir a utilização do processador entre varias tarefas simultaneamente.

A multitarefa cooperativa trabalha exatamente como dito anteriormente o tempo de processamento é repartido entre as diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que sendo executadas simultaneamente. Sua principal características (ou deficiência) reside no fato não há controle sobre o tempo de CPU que cada processo consome. O sistema da CPU ao processo, e este só o devolve quando tiver terminando a sua tarefa.

Já a multi preemptiva realiza o gerenciamento do tempo de utilização da CPU de forma inteligência, reservando e protegendo o espaço de memoria dos aplicativos e evitando que programas com erros possam invadir as áreas delimitadas pelo sistema operacional. Os núcleos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com