TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS - GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

- RA: 1086480338

- RA: 1990555222

- RA: 1990555237

– RA: 1108504791

– RA: 1086484809

– RA: 1086482783

Tutor  EAD Online: Silmara Couto

Tutor EAD Presencial: Marcelina Andrade

Bauru/SP

Setembro / 2015

- RA: 1086480338

- RA: 1990555222

- RA: 1990555237

– RA: 1108504791

– RA: 1086484809

– RA: 1086482783

DESAFIO PROFISSIONAL –2º BIMESTRE

Disciplinas:

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distância – CEAD - da Universidade Anhanguera UNIDERP, como parte de requisito de avaliação nas disciplinas de Processos Gerenciais e Matemática.

Tutora EAD online Orientadora: Silmara Couto

Tutora Presencial: Marcelina Andrade

Bauru/SP

Setembro / 2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .......................................................................................................4

2.DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1 PASSO 1 – ORGANOGRAMA............................................................................5

2.2 PASSO 2 – PLANO DE CAPACITAÇÃO DOS DIRETORES E GERENTES....6

2.3 PASSO 3 - PLANO DE CAPACITAÇÃO DOS PESSOAL OPERACIONAL.....11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................12

REFERÊNCIAS........................................................................................................13


1.INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa hoje em dia requer novas habilidades e novas idéias sobre a própria empresa. O objetivo do trabalho é demonstrar o conhecimento adquirido em sala de aula, e em pesquisas através de livros e internet, sobre o tema planejamento, seus tipos e conceitos. Uma empresa é constituída de recursos  financeiros, físicos, tecnológicos e humanos, que precisam ser bem organizados e gerenciados.

Dentro de uma empresa o planejamento se divide em estratégico, que é o topo da pirâmide, tático, que é a parte central  e operacional, que é a parte que se preocupa com o que fazer e como fazer. O desenho organizacional é utilizado para compreender as características da estrutura da organização e distinguir as vantagens da centralização e da descentralização em uma empresa e discutir os esquemas de cargos no esquema operacional. Na direção compreendemos as funções administrativas, interpretar as relações e a cultura organizacional e entender os tipos de direção. Já o controle serve para controlar os resultados de uma empresa e estabelecer um comparativo com os resultados esperados, subdivide-se em controle estratégico, tático e operacional, assim como as outras etapas da administração; nível superior, intermediário e base da pirâmide.

A empresa varejista de alimentos – Hoterdan Hipermercado, com atuação no interior do estado de São Paulo, esta atuando no mercado a mais de 20 anos, sendo conhecida regionalmente e dominando grande parte do mercado da cidade no ramo de Hipermercado.

As vendas estão caindo e o lucro vem reduzindo há quatro trimestres consecutivos, e após uma reunião foi decidido contratar uma empresa de consultoria em gestão administrativa para auxiliar e corrigir o equivoco para voltar a ter lucros.

A empresa de consultoria contratada elaborou relatório de 180 páginas entregue a diretoria do Hoterdan, contendo desde a estrutura empresarial fornecida para empresa até o processo de contratação.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Passo: ORGANOGRAMA 

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

2.2 Passo 2: PLANO DE CAPACITAÇÃO DOS DIRETORES E GERENTES

2.a -  Melhorar a sua eficácia gerencial (Diretores e Gerentes)

Com os diretores e gerentes estão as decisões de maior peso na empresa como de compras e vendas, para isso eles necessitam ter formação e experiências suficientes a mudanças políticas e econômicas, para isso tem que ter visão geral dos negócios, e estar atentos a todos os setores, atualizando-se sempre com  palestras, cursos, seminários, visitas a outros hipermercados concorrentes visando melhorar e ampliar sempre seus negócios.  

Diretores e gerentes capacitados são promessas de sucesso, e eles com certeza melhoraram o atendimento e aumentaram a produtividade da empresa com seus conhecimentos, possuem o poder de capacitar novos funcionários criando uma equipe eficaz.

Gerente é um líder e não um chefe assim tem que ser capacitado de tal forma para ser ético e criativo e possuir a capacidade de delegar tarefas; se a equipe cresce todos avançam e fortalece o grupo.

Segundo RODRIGUES (2014), “o diretor é aquele que dirige, seu foco deve ser o mercado ou seja mantém os olhos abertos para fora da empresa, relacionando suas atividades a acompanhamento do mercado, definir estratégias e avaliar cenários”.

O foco é a redução dos problemas com agilidade e eficácia criando uma política de incentivo e valorização dos funcionários com recompensas e bonificações.

2.b - Desenvolver Líderes

Inicia-se  a partir da contratação dos colaboradores nas diversas areas desta empresa a otimização de pessoas que despertam conhecimento, habilidade e atitude.

A visão da liderança nesta empresa não é só comandar pessoas, é conseguir que estas pessoas trabalhem unidas apoiando uma a outra buscando o sucesso e os resultados esperados pela organização, não esquecendo que cada ser humano, tem necessidades especificas. Liderar é trabalhar com pessoas, tendo em consideração sua personalidade, comportamentos e necessidades básicas do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (286.2 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com