TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER 4 SEMESTRE

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE PELOTAS

Lucas Belletti da Silva - 5444755816

Tutora EAD: Deisy Franciellen

PROINTER IV

Pelotas/RS

10/2017


Lucas Belletti da Silva - 5444755816

Tutora EAD: Deisy Franciellen

PROINTER IV

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto interdisciplinar aplicado à  PROINTER IV.________________________.

Pelotas/RS

10/2017

RESUMO

        O presente trabalho tem como objetivo esclarecer alguns termos utilizados na administração pública tais como burocracia, previdência social, administração pública e políticas públicas para melhor entendimento do mesmo.

.     Explicar e exemplificar as políticas públicas no setor previdenciário e como concretizam suas políticas sociais.

        Será explicado alguns dos inúmeros benefícios aos cidadãos que a previdência proporciona, como o auxílio-doença, a aposentadoria especial, salário maternidade. Apresentar as fragilidades que o setor enfrenta e as melhorias na burocracia que diminuiriam os problemas.

        A metodologia utilizada para desenvover o trabalho foi o bibliográfica na internet, pesquisa foi feita em vários sites do governo.

Palavras-Chave: Políticas Públicas, Previdência Social, Direitos Sociais, Cidadania.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        ANÁLISE CONTEXTUALIZADA        6

3        POLÍTICAS PÚBLICAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL        7

4        BENEFÍCIOS AOS CIDADÃOS        8

5        FRAGILIDADES DA POLÍTICA PÚBLICA        9

6        MELHORIAS QUE MINIMIZEM A BUROCRACIA        10

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

ANEXOS        13


  1. INTRODUÇÃO

O sol é fundamental para a vida na terra, a distância entre nosso planeta e o sol é o que torna possível a nossa existência, se estivesse um pouco mais longe o planeta congelaria, se estivesse perto demais tudo seria carbonizado pelo excesso de calor.

O excesso de qualquer coisa pode prejudicar, tanto quanto a falta, a burocracia no setor previdenciário também é assim, sem ela vira bagunça, mas se tiver demais, custa, atrasada e prejudica o contribuinte.

O presente trabalho será citado as origens, os conceitos e os objetivos de termos utilizados no meio público, e relatar qual é a forma de atuação e seus objetivos da política pública em relação a previdência social, e também suas fragilidades.


  1. ANÁLISE CONTEXTUALIZADA
  1. Burocracia

      A definição mais simples para burocracia, segundo Max Weber (1940), é um sistema hierárquico com grande divisão de responsabilidade, onde seus membros executam regras e procedimentos, como engrenagens em uma máquina, onde cada indivíduo possua sua especialidade e responsabilidade.

      Quando ouvimos a palavra burocracia, associamos a procedimentos desnecessários que custam tempo e dinheiro, mas a burocracia na medida certa tende a tornar a organização eficiente, pois todos são levados a seguir as normas de maneira homogênea, a decidir da mesma forma em situações similares, economizando tempo.

  1. Previdência Social

      A previdência social é uma espécie de seguro público para o trabalhador, que pode ser acionada em situações especificas como aposentadoria, acidente, doença, gravidez entre outras situações que impedem o indivíduo de exercer suas atividades.

      Todos os trabalhadores com carteira assinada, são obrigados a contribuir para fomentar a renda daqueles que irão se aposentar, é conhecido como repartição simples.

  1. Administração Pública

       O conceito de administração pública pode ser entendido de duas formas, o primeiro deles é o aspecto material, também conhecido como sentido objetivo ou sentido funcional, e tem o seu foco na atividade que é exercida e não em quem exerce essa atividade, será uma atividade administrativa, por exemplo, um serviço público independentemente de quem o exerça.

       O segundo aspecto é o formal, também conhecido como sentido subjetivo ou sentido orgânico, que diferentemente do sentido material, ele vai ter o foco em quem exerça a atividade seja ela qual for, por exemplo, se uma autarquia exercer uma certa atividade, essa atividade será uma atividade administrativa.

       

       

  1. Políticas Públicas

      As políticas públicas afetam todos nós cidadãos, independente de escolaridade, sexo, raça, religião ou nível social, também abrangem todas as áreas como educação, saúde, segurança dentre outras.

      Ou seja, políticas públicas são um conjunto de ações e decisões tomadas pelos governos, em todos os âmbitos, com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados.

      Visando assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou determinado segmento, por exemplo, um programa da prefeitura que beneficie o seu bairro é uma política pública.

  1. POLÍTICAS PÚBLICAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL

As políticas públicas de previdência social concretizam seu objetivo de inclusão social, minimização das desigualdades e o direito a condições mínimas de subsistências, promovendo a efetivação da cidadania e dos direitos sociais, garantidores da dignidade da pessoa humana, de maneira geral, traduzem, ao longo do seu processo de implantação e elaboração, as formas de exercício do poder político, envolvendo, dentre outros fatores, a repartição dos benefícios sociais, fator predominante na Previdência Social, já que esta assegura ao trabalhador rural e urbano a possibilidade de contar com benefícios quando incapacitados de continuar com suas atividades. Sãos essas características que conferem à Previdência Social o caráter de política de Estado, já que objetiva estruturar o Estado para que este tenha condições para executar políticas de proteção e promoção das necessidades do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com