TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Administração Aeroportuária

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Planejamento e Administração Aeroportuária

Curso: CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

Professor: CLEO MARCUS GARCIA

Nome do estudante: CARLOS EDUARDO LINASSI

Data: 18/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Para responder as questões 1 e 2, assista ao vídeo – Gigantes da Engenharia/Aeroportos elaborado pelo History Chanel e disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QQuYpwZQ8zE>. (Acesso em: 20 ago. 2015).

Para responder a questão 3 leia a pesquisa elaborada pelo BNDES sobre a administração aeroportuária brasileira, disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/empresa/pesquisa/chamada3/capitulo4.pdf>. (Acesso em: 20 ago. 2015).

 

Questão 1: Os Terminais de Passageiros foram de adequando ao logo dos anos de acordo com a configuração das aeronaves que operavam nos aeroportos de Londres. No inicio do século a configuração de estacionamento mais comum era a “Angled Nose-In”, com o passar dos anos e a evolução do setor houve mudanças significativas tanto na configuração dos terminais, quanto em sua operação. Comente sobre a configuração adotada para construção do Terminal 5 de Heathrow, identificando:

a) o modelo; (1,0 ponto)

b) as vantagens operacionais; (1,0 ponto)

c) as desvantagens operacionais; (1,0 ponto)

d) o que pode ter levado os engenheiros e o operador do aeródromo a definir esta opção como a melhor escolha para construção. (1,0 ponto)

O terminal 5 do aeroporto de Heathrow, foi projetado conforme o conceito satélite e configuração de estacionamento nose-in. Esse modelo é de fácil gestão de passageiros, excelência para requisitos de segurança e caso de alguma aeronave no solo apresentar pane, as outras podem contornar e sair pelo lado oposto sem obstruir o tráfego normal no pátio de estacionamento. Como desvantagens, requer alta tecnologia para os sistemas de transporte de pessoas e bagagens, altos custo de manutenção, operação e construção devido a complexibilidade da obra.
Este modelo de construção certamente foi escolhido, pelos seus altos níveis  desempenho no embarque de passageiros, praticidade, eficiência e mobilidade.

Questão 2: O estacionamento das aeronaves seguem padrões estabelecidos de acordo com as configurações das aeronaves e do terminal de passageiros. Faça uma comparação entre o modo utilizado no inicio do século no Aeroporto de Croydon e posteriormente no Terminal 5 de Heathrow. Escreva um texto de aproximadamente 5 linhas identificando:

a) possíveis vantagens de cada um destes padrões; (1,5 pontos)

b) possíveis desvantagens de cada um destes padrões. (1,5 pontos)

O aeroporto de Croydon, principal aeroporto da Inglaterra no inicio do século XX, funcionava conforme configuração Parallel, sendo de fácil orientação e praticidade no embarque dos passageiros, tendo como desvantagens, o amplo espaço ocupado pelas aeronaves no pátio e aumento dos níveis de ruído e gases no terminal de passageiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com