TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE

POLO DE (COLOCAR)?

CURSO?

SEU NOME (A) E RA?

DESAFIO PROFISSIONAL DO (?) BIMESTRE

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

TUTOR EaD ____________?

CIDADE / ESTADO?

2015

SUMÁRIO

Passo 01: Estrutura organizacional                                                         3

Passo 02: capacitação e desenvolvimento para os “diretores e gerentes”                  5

passo 03: capacitação/desenvolvimento e motivação do pessoal operacional          8

Referências                                                                                10

Passo 01

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Primeiramente neste texto será apresentada a definição de estrutura organizacional, voltado para gerencias de hipermercados, do qual se faz uso das palavras de OLIVEIRA (2006), citando que:

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.

Pode-se perceber a partir do mencionado a cima o quanto é importante manter a ordem e as funções das atividades no setor comercial, para então estabelecer metas e poder colher bons resultados por tempo indeterminado.

Sendo assim falaremos da empresa (Hoterdan - Hipermercado) que teve sua estrutura organizacional formada da seguinte maneira:

[pic 1]

[pic 2]

Hoterdan - Hipermercado tem suas atividades no interior de São Paulo/SP, iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, consecutivamente esta gerencia irá propor a implantação de uma estrutura de atendimento eficaz, que abrange a uma rede de lojas físicas a ser espalhada por todo o estado e futuramente para outras regiões do Brasil. Sendo assim a intenção é oferecer um amplo sortimento de produtos e serviços, comercializados pela internet, televisão, televendas, catálogos e quiosques.

Primordialmente na região do Estado de São Paulo, ela estará no formato tradicional e Express, para atender todos os lugares e suas limitações, quanto ao tamanho e variedade de produtos de acordo com a demanda que se tem em cada localidade.

Trataremos então das competências e processos gerenciais do qual referenciando SANTOS (2013) sobre o famoso “CHÁ” conhecimento, habilidade e atitude, que nos remete ao saber, fazer e por em prática. Este nos faz refletir, para que esta união dê certo é preciso uma organização de tarefas pautada no comprometimento individual.

Resultados esperado de cada área

Área comercial: fazer boas venda e ter um bom relacionamento com o consumidor.

Área de Recursos Humanos: Ter um bom relacionamento empresa x empregado.

Área Administrativa: Fazer análises de contratos, agendamentos com consultores e cliente (empresas).

Área financeira: fazer com que a empresa tenha lucros ao invés de prejuízos.

Área de marketing: Promover propagandas com a logomarca da empresa e zelar pelo nome da mesma.

Os fiscais por setor seriam os sub-responsáveis pelo sucesso, alcance de metas, ou seja, a venda, organização e devolução de produtos. Assim o desvio de função que foi percebido nesta empresa como déficit econômico, poderia vir a ser sanado, se cada qual respeitar sua hierarquia, direitos e deveres.

O tipo de estrutura organizacional escolhida para este trabalho foi o misto, por ser usado na maioria das empresas de grande porte e por abranger vários tipos de estruturas que se adaptam a realidade vivenciada na Hoterdan – Hipermercado.  

 

Passo 02

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA OS “DIRETORES E GERENTES”

Neste caso o essencial é equilibrar as relações entre os setores que existem na empresa, pois esta tem perdido muito com a falta de planejamento administrativo, já que “empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”

Sendo dessa maneira para que se tenham bons resultados em uma empresa, é preciso o desempenho administrativo, que demonstrem as habilidades que o administrador deve ter e dos papéis que assumem em função das contingências. Certamente as habilidades são necessárias em qualquer tipo de atividade, e em qualquer situação. Para SILVA (2008) “habilidades são destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos.” Anteriormente falamos sobre esse assunto, quando citamos que o gerente deve saber e, além de saber, deve fazê-lo, ou seja, tem que colocar em prática sua teoria.

Há basicamente três tipos de habilidades necessárias, segundo Robert L. Katz apud SILVA (2008) p.13, para que o administrador possa atuar de maneira eficaz no processo de suas atividades:

Habilidades técnicas: aquelas relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos relacionados dentro da organização; consistem no conhecimento, nos métodos técnicos e nos equipamentos para a realização de tarefas específicas. Habilidades humanas: aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas; consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, exercendo a liderança. Habilidades conceituais: as relacionadas à capacidade de ver a empresa de maneira total; consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização, de modo global, e promover o ajustamento do comportamento dos participantes da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com