TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos gerenciais

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO CAMPINAS – OURO VERDE

CURSO SUPERIOR: “TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA”

NOME: ALUIZIO R. ALVES NASCIMENTO – RA: 0149540236

NOME: CLAUDIO SERGIO DA SILVA – RA: 1221401564

NOME: ELLEN LUCY M. SOUZA – RA: 1208380170

NOME: JONAS DE CARVALHO DANTAS – RA:1208393125

NOME: RAFAEL F. FERREIRA – RA: 1221407246

CAMPINAS – SÃO PAULO

2015

NOME: ALUIZIO R. ALVES NASCIMENTO – RA: 0149540236

NOME: CLAUDIO SERGIO DA SILVA – RA: 1221401564

NOME: ELLEN LUCY M. SOUZA – RA: 1208380170

NOME: JONAS DE CARVALHO DANTAS – RA:1208393125

NOME: RAFAEL F. FERREIRA – RA: 1221407246

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional de Aprendizagem apresentado como atividade avaliativa das disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais do Curso Superior de Tecnologia em Logística, ministrado Universidade Anhanguera, sob a orientação da professora tutora Erika Barbato.

CAMPINAS - SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................................... 4
  2. Estrutura organizacional descentralizada......................................................... 5      
  • Figura 1 – Organograma inicial.............................................................. 6
  • Figura 2 – Organograma Definido.......................................................... 7
  1. Elaboração do planejamento estratégico.......................................................... 8
  1. Algumas vantagens da seleção por competência............................................. 9
  1. Plano de Capacitação para Diretores, Gerentes e Lideres..............................10
  1.  Definição das responsabilidades por nível hierárquico...................................10
  2.  Treinamento para diretores.............................................................................10
  3. Treinamento para Gerencia..............................................................................11
  4. Treinamento Lideres ........................................................................................11        
  5. Modelo de liderança situacional.......................................................................12
  6. Construção e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho..................12
  1. Programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional.......................................................................................................13

5.1 Objetivo............................................................................................................14

6. Conclusão..........................................................................................................15

7.  Bibliografia........................................................................................................16


  1. INTRODUÇÃO

Hoterdan - Hipermercados, empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após 20 anos detém 70% do mercado de sua cidade nas vendas de: alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos.

Tem como objetivo a médio prazo, tornar-se uma rede de abrangência estadual, porém os lucros estavam caindo nos últimos quatro trimestres consecutivos, embora as vendas haviam sido boas, os custos estavam fora de controle.

Identificado esse desequilíbrio, a diretoria executiva resolve contratar um diretor administrativo, para que o mesmo faça as mudanças necessárias para reação da empresa, bem como a elaboração de nova estrutura organizacional, montar um planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe, capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.

  1. Estrutura organizacional descentralizada

A descentralização é uma característica comum das organizações com visão de futuro, com ela é permitido a tomada de decisões mais rápida e melhor adaptação as condições locais.

Esse modelo de gestão permite que as pessoas atuem com autonomia e respondam por suas decisões, mas tudo isso só é possível se for baseado na confiança. Portanto optamos por usá-la como ferramenta de trabalho. Será reformulado o quadro de funcionários abrindo novos cargos como: gerentes, diretores, líderes e cargos operacionais. Semanalmente o líder deverá apresentar um relatório ao gerente do setor para identificar possíveis falhas onde buscarão soluções rápidas e concretas. Quinzenalmente os gerentes se reunirão com os diretores apresentando um balancete de tudo o que ocorreu de negativo e positivo.

A utilização dessa ferramenta torna-se mais fácil a organização da empresa, conseguindo classificar, separar e solucionar os problemas mais críticos.

Apesar de não existir um organograma definido, verificou-se a necessidade da elaboração do mesmo, para que fosse possível avaliar melhor a situação organizacional da empresa e assim tomar as melhores decisões para seu crescimento, conforme figura 1.

Após a análise juntamente com equipe de consultoria, foi criado um novo organograma, promovendo algumas modificações necessárias para divisão e melhorias até obtenção do profissionalismo necessário, conforme figura 2.

Figura 1 – Organograma Inicial

Fonte: Autores

 Figura 2 – Organograma Atual

[pic 2]

Fonte: Autores

  1. Elaboração do planejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a maneira como a estratégia empresarial deve ser colocada em ação, isto é, operacionalizada.

 Enquanto a estratégia empresarial se preocupa com “o que fazer” para atingir os objetivos empresariais propostos, o planejamento estratégico volta-se para o “como fazer”, tendo em vista diagnóstico sobre “o que há no ambiente” e o que temos na empresa.

As decisões tomadas em resposta a algum problema a ser resolvido ou algum objetivo a ser alcançado, envolve um processo, isto é, uma sequência de passos ou etapas que se sucedem, é um processo decisório para descrever essas fases, diagnósticos do problema, procurar soluções, analisar e escolher a melhor alternativa para um plano de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com