TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        

Questionários de identificação do nível de estresse realizado em 3 profissionais de Salão de Beleza, Clinicas de Estética e Spas.        



  1. INTRODUÇÃO

O estresse em geral é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional. Por outro lado, também pode ser fonte de adoecimento quando contém fatores de risco a saúde.

Um fator relevante na saúde pública brasileira é a presença de queixas de doenças crônicas decorrentes de alterações dos mecanismos  fisiológicos e comportamentais do organismo em respostas ás condições físicas e psicossociais. 

O estresse traz complicações excessivas devemos tentar amenizar os efeitos causados do estresse.


  1. DESENVOLVIMENTO

O estresse palavra de sua origem no latim e significa aflição e adversidade. Hans Selye em 1936 introduziu o termo estresse na área da sáude como resposta geral e inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou uma situação estressante.

Termo estresse tem gerado grandes excitações emocionais tem provocado e gerado estímulos que perturbam a hemostasia.

O estresse é um mecanismo bioquímico antigo sobrevivência do homem, que foi aperfeiçoado ao logo de sua própria evolução biofisiológica, envolvendo o hipotálamo, glândulas (hipófise, tireoide, e supra-renal) ,órgãos (coração, fígado e estomago),músculos, e outros sistemas corporais.

Dependendo de como o individuo reage perante o agente estressor , ele pode se tornar um estressor negativo ou positivo.

Eustresse resposta positiva do individuo ao estresse predomina a emoção da alegria, há um aumento da capacidade de concentração, da agilidade mental, as emoções musculares, são harmoniosas e bem coordenadas,há sentimento de prazer e confiança. Distresse resposta negativa do individuo ao estresse o predomina as emoções do medo, da tristeza, da raiva, a capacitação de concentração é diminuída e o funcionamento mental se torna confuso,com as ações musculares descoordenadas e desarmônicas e o desprazer e a insegurança e aumentam a probabilidade de acidentes.

Hans Selye resumiu a reações ao estresse como um processo de três fases, chamando de Síndrome de Adaptação Geral.

Primeira fase, Reação de alarme.

Segunda fase, Resistência.

Terceira fase, Exaustão.

Efeitos cognitivos do excesso de estresse são: diminuição da concentração e do estado de atenção; aumento da desatenção; perda da memória de curto e longo prazo; redução na velocidade das respostas; aumento no índice de erros; dificuldade na organização e planejamentos em longo prazo; e aumentam as ilusões e os distúrbios de pensamentos.

Efeitos emocionais do excesso de estresse temos: aumento das tensões físicas e psicológicas; aumento da hipocondria; alteração nos traços de personalidade; aumentam as explosões emocionais; diminuição da libido; aparecem a depressão e a sensação de desamparos; diminuição significativa da autoestima.

Efeitos comportamentais gerais do excesso de estresse são: aumento dos problemas de articulação verbal; diminuem as interesses e o entusiasmo; aumenta a absenteísmo; cresce o uso de drogas; abaixam os níveis de energia; aumento na dificuldade em dormir; desenvolve-se a tendência de jogar a culpa sobre os outros; ignoram-se novas informações; responsabilidades transferidas para outros; e surgem padrões bizarros de comportamento. As incidências desses efeitos variam de pessoa para pessoa.

Doenças relacionadas ao estresse aumentam a secreção de hormônios digestivos pépticos na urina, deficiência de muco protetor, aumenta a produção das enzinas pépticas, aumenta do fluxo dos ácidos no estomago por causa do aumento do fluxo dos sucos ácidos no estômago, aumenta do surgimento de ulceras, perda de apetite, vômitos, constipação e diarreia.

Tratamentos para o estresse, medicamentosos – ansiolítica e antidepressiva Alimentação balanceada, Atividade física que libera substancias com características analgésicas e relaxantes, como a endorfina, uma boa noite de sono e terapias alternativas.

Tratamentos Alternativos como a fitoterapia, acupuntura, massagem terapêutica, aroma terapia e cromoterapia.

Como evitar o estresse identificar as fontes de estresse, dormir a quantidade de horas adequadas em um ambiente tranquilo, livre de luz, barulho e som. Diminuir quantidade de tarefas e aprender a distinguir o que realmente e necessário, Organizar o tempo, hábitos alimentares saudáveis, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ricas em cafeínas.


  1. CONCLUSÃO

Concluiu-se que o estresse é um dos quadros clínicos mais frequentes entre a população mundial, está relacionado com situações de dificuldade de lidar com as pressões do dia-a-dia, como problemas financeiros, problemas familiares, problemas no trabalho.

Conclui e que o estresse existe, porém não e algo que não seja reversivo.

E vimos que temos alternativas simples e eficaz para  aliviar toda a tensão do dia-a-dia e assim podemos conviver sem maiores complicações emocionais e físicas.

.


REFERÊNCIAS

DOI, Marcelo Yugi. Spas e terapias alternativas.  São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ANEXOS

 Questionários de identificação do nível de estresse realizado em 3 profissionais de Salão de Beleza, Clinicas de Estética e Spas.

Primeiro questionário.

Matilde Corrêa, massagista a 5 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com