TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme “Como Estrelas Na Terra”

Por:   •  28/11/2023  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE PSICOLOGIA – 8º

RESENHA DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”

O aclamado filme "Como Estrelas na Terra," cujo roteiro é da autoria de Amole Gupte e direção sob os cuidados de Aamir Khan, narra a comovedora história de Ishaan, um jovem de nove anos de idade, que enfrenta a desafiante condição da dislexia. O enredo aborda de forma perspicaz a maneira pela qual a família de Ishaan enfrenta as dificuldades e complexidades inerentes ao desenvolvimento de seu filho, como o próprio Ishaan encara os obstáculos que a escola lhe impõe, e, ainda, como o ambiente familiar reverbera de modo determinante no contexto escolar. Entretanto, o foco desta narrativa reside na tentativa de conscientizar o público de que a maneira como se aprende é tão subjetiva quanto a percepção do mundo em sua volta.

À medida que a trama se desenrola, somos testemunhas das inúmeras e frustrantes tentativas da família em oferecer a Ishaan a educação que almejam para ele, conjuntamente com a gradual aceitação da condição peculiar de seu filho. A insatisfação dos pais, visivelmente manifestada, contribui para um ambiente escolar desmotivador e, por conseguinte, Ishaan se vê cada vez mais alienado do processo de ensino. Em um momento crucial da narrativa, após outra tentativa malsucedida de alfabetização, surge um educador versado na compreensão da dislexia, que, munido de um método pedagógico diferenciado, consegue finalmente desvendar o potencial latente de Ishaan, alfabetizando-o e ajudando-o a descobrir aptidões até então inexploradas.

É notável que, ao longo da trajetória acadêmica de Ishaan, a ausência de contato com um psicólogo escolar se destaca como uma lacuna significativa. Atualmente, no Brasil, a legislação vigente, mais precisamente a Lei nº 13.935, estabelece a obrigatoriedade da oferta de serviços de psicologia e assistência social nas instituições de ensino da rede pública de educação básica. A intervenção de um profissional da área de psicologia escolar/educacional tem o potencial não apenas de identificar precocemente os desafios enfrentados por Ishaan, mas também de orientar o próprio estudante, os docentes envolvidos e, crucialmente, os pais, fornecendo diretrizes e estratégias específicas para apoiar de maneira eficaz o processo de alfabetização. Mesmo que o psicólogo não deve ser aquele que traz um saber ou uma resposta pronta e sim interagir com os demais atores para construir uma solução viável dentro do contexto da Educação, tal intervenção, se concretizada, tem o mérito de prevenir as frustrações que afligiram os personagens ao longo da narrativa, pavimentando um caminho mais suave para o desenvolvimento educacional e emocional de Ishaan.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com