TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  16/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome: Gabriela Pereira Cunha de Arcanjo

RA: 80831130

Disciplina: Atualidades em Educação e Diversidade

Tutor: Prof. Cristiane Regina Tozzo

Professor Responsável: Ana Maria Tassinari

Atividade referente ao portfólio- ciclo 2

Descrição da atividade: Leia o texto “ Educação intercultural” e avalie como as diferenças culturais são trabalhadas em sala de aula, colocando suas impressões.

No texto é abordado sobre a interculturalidade entre diferentes culturas e sujeitos, e algumas questões levantadas sobre preservar as identidades culturais. As diferenças culturais são múltiplas, sejam elas quais forem: étnicas, religiosas, ou qualquer outra, são parte da sociedade. Aprender e lidar com essas diferenças faz parte do convívio em sociedade. Cada cultura, tem suas raízes históricas, acredito que a educação poderia dialogar em função dessas culturas, e que assim poderiam criar uma relação de conhecimento do outro, estimulando o diálogo, o respeito entre diferentes grupos sociais e culturais.

Particularmente, concordo muito com a opinião da professora Fresia, em que aponta no texto que acredita que deve preparar a criança mapuche para no futuro interagir com as duas culturas, ou seja tanto prepará-la para sociedade chilena, quanto não renunciar ao seu mundo, a sua identidade. Ou seja, acredito que o papel da escola e de seus respectivos alunos é trazer essa criança para a realidade que ela está inserida, mas respeitando e cultivando ainda, a cultura dela e suas raízes.

Esse processo de conhecimento do outro, e de sua cultura, é feito gradualmente, acredito ser importante também nessa hora, a escola se colocar como mediador da situação. E trabalhar para que essa criança se sinta acolhida, e não renegada ou ainda vítima de algum tipo de constrangimento por ser de uma outra cultura.

A escola ao meu ver, precisa ser um lugar democrático aberto para todos os grupos sociais e culturais. Deve estar preparada para agir e trabalhar em conjunto com uma cultura diferente. Tanto a escola, quanto aos alunos que devem ser receptivos e respeitosos para com o outro independente de qualquer diferença seja étnica, religiosa, sexual ou qualquer outra. A escola e a sociedade devem ter a consciência que as diferenças culturais fazem parte da sociedade, e que devemos caminhar juntos, dialogando com o outro para que ele possa aprender e a nos também.

No caso do texto, a abordagem foi no caso de uma criança de mapuche, a língua é diferente, o costume e visão de mundo e etc... Esse processo de conhecer a outra cultura do outro, de aprender com o outro se leva tempo. Então, durante esse processo a criança deve se sentir acolhida pela escola, e os professores ajudarem a colaborar com as dificuldades que ela terá no processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com