TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando de Reciclar

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Introdução:

O tema brincando de reciclar foi conhecido por oferecer atividades práticas de recreação, e com o trabalho podemos desenvolve-lo

  1. Resumo do trabalho:

Aqui falaremos sobre os instrumentos musicais reciclados, escolhemos este tema porque é bem diferente. Estes instrumentos são feitos com materiais que não usamos mais, além disso estaremos beneficiando o planeta, ajudando a diminuir o desperdício e contaminação do solo e demais agentes da natureza. Quando reciclamos, aquilo que era lixo pode ser transformado em novos produtos conservando   e protegendo o meio ambiente para as futuras gerações.

 

  1. Justificativa:

Neste trabalho pretendemos ajudar o meio ambiente. Optamos por este tema porque achamos interessante a ideia. Os instrumentos musicais recicláveis não são somente simples brinquedos, pois, alguns deles podem ser tocados como por exemplo: O violão, a flauta artesanal, o tambor, a gaita e etc. A importância deste trabalho é que através dele poderemos mostrar para as pessoas que com simples materiais do nosso dia a dia podemos reciclar e criar instrumentos que nos serão úteis bem como irão nos divertir bastante.

  1. Desenvolvimento:

Brincando de reciclar

Este artigo salienta a importância da reciclagem e de alguns materiais que jogamos fora em vez de reutilizarmos para a preservação do meio ambiente.  

 O mesmo (trabalho) elabora atividades com materiais recicláveis em trabalhos manuais. Mostra as variedades que podemos fazer mediante as transformações com materiais recicláveis, o ponto chave de todo esse trabalho foi a confecção de brinquedos com materiais coletados pelos alunos (peteca, chocalhos feitos com copo de iogurte, cavalo de pau, caixa de leite para fazer fantoche e pião feito com palitos de dente e tampinha de garrafa ). E além de brinquedos podemos fazer instrumentos musicais, que foi o tema que abordamos para a feira de ciências do CPMG-2018.

FAZENDO INSTRUMENTOS RECICLÁVEIS

passo a passo

1 - Tambor

Materiais:

Uma lata vazia (pode ser de leite ninho)

grãos para fazer barulho

 Fita adesiva resistente

Fitas adesivas coloridas para decorar

Como fazer:

1- Coloque os grãos na late e cubra com a bexiga

2- prenda a bexiga com uma fita adesiva bem resistente

3-Decore a lata como quiser e saia batucando  

E está pronto!!!

Dicas:  No lugar baquetas, use gravetos ou colheres de pau. Varie os ingredientes e as quantidades do que for colocar dentro das latas para que cada uma fique com um som diferente.

[pic 1]

2 – Violão

materiais necessários:

 3 moldes de um violão pequeno.

2 moldes apenas do corpo de um violão pequeno.

 Papelão velho, porém resistente.

 Cola quente[pic 2]

 Tocos de lápis

 Estilete

 Furadeira

 Elástico de borracha

Clipes de escritório

Como fazer:

Se você não tiver o instrumento para fazer o molde, copie e cole o desenho abaixo em um documento, reduza as margens para zero e imprima em 100%. Em seguida, procure em sua casa um papelão que não tenha utilidade. O ideal é que ele seja mais duro, com mais qualidade, sem dobras ou pregas. Se não tiver em casa, pergunte aos vizinhos ou no mercado mais próximo.

Faça dois moldes do corpo e três moldes de violão juntamente com o corpo, braço e um furo no centro. Com uma pistola de cola quente, una duas peças completas de violão. Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade. Abaixo do círculo no centro, desenhe uma linha reta e quatro pontos. Com o estilete, faça uma abertura rasa nessa linha e cole o pedaço de lápis. Use a furadeira para fazer os furos nos pontos já traçados. Agora é a vez de cuidar da parte superior. Pegue o pedaço de lápis menor para colar no braço do violão. Siga o mesmo procedimento: trace a linha e os pontos e use estilete e furadeira para definir os cortes as tiras de elástico para fazer as cordas. Prenda quatro tiras em um clipe e passe-as através dos furos, deixando os dois clipes nas extremidades e escondidos na parte de trás, Use a cola quente mas tenha cuidado para não passar cola na tira de borracha. Passe cola quente em toda essa parte traseira do violão e cole mais uma peça completa de violão,em seguida, cole as duas peças do corpo de violão para dar mais resistência e durabilidade. Pressione todas as camadas para que fiquem bem firmes.

Se necessário, apare as arestas com o estilete e está pronto o instrumento que vai animara todos!!!

3 - Flautas de Canos de PVC

Flautas com canos de PVC, ou Pífano, como é mais conhecido no Brasil, segue as instruções para a construção do modelo. [pic 3]

Materiais:

Cano de PVC de 20mm para a flauta em Dó

Serra de cano

Lixa grossa

Lixa Fina

Régua ou trena

Paquimetro (opcional)

Estilete

Faca com ponta fina afiada ou tesoura grande

Caneta de retroprojetor (ou outro tipo para marcar o cano)

Estilete

Fita adesiva colorida

Afinador de Violão (app para o android que pode ser encontrada aqui: https://goo.gl/lxBMA)

Rolha de garrafa

[pic 4]

Como fazer:

Flauta em Dó

O procedimento para a construção da Flauta em Dó é o mesmo da Flauta em Sol, mudando apenas o diâmetro do cano e a medida dos furos. É possível fazer uma flauta em Dó com o cano de 25mm, tenor nesse caso, mas optamos por uma flauta soprano com cano de 20mm.

1º - Pegue o cano de 20mm e corte um pedaço de cano de 33 cm de comprimento, atente para que o corte saia reto. Utilize a lixa grossa para desgastar o corte até ficar reto, se for o caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (154.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com