TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  21/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  10.602 Palavras (43 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 3]

[pic 4]

sistema de ensino presencial conectado

bacharelado em administração

ENEIDA MARA XAVIER

LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Rondonópolis- MT

Outubro-2011

ENEIDA MARA XAVIER

LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia

Orientador:

Tutor Eletrônico: Fabiana Melaré

Tutor de Sala:

Rondonópolis-MT

Outubro-2011

DEDICATÓRIA

        Dedico este trabalho a todos os profissionais da educação que acreditam na possibilidade de mudar a história de um ser humano não só através do conhecimento, mas uma soma do saber com a humanidade.

        

AGRADECIMENTO

P

Primeiramente sou grata a Deus pelo dom da vida e as oportunidades que Ele tem me concedido.

Agradeço a meus  familiares pela compreensão e cumplicidade na trajetória do curso. A meus colegas que contribuíram de forma significativa para o enriquecimento pessoal, intelectual e profissional.

RESUMO

O estudo proposto objetiva analisar o processo de alfabetização e suas metodologias, fazendo uma análise descritiva deste processo. Adotou-se  o método de entrevista a partir da prática pedagógica de --- professoras alfabetizadoras, numa escola da rede Pública  Municipal de Rondonópolis, situado no bairro Parque Universitário. Verificou –se que o processo de leitura e escrita na alfabetização é orientado  de acordo com as teorias de aprendizado centrados na criança. A maioria dos professores ouvida na pesquisa revelou o quanto é importante o planejamento de acordo com a realidade da criança, e como é fundamental para melhoria qualitativa no ensino da alfabetização. Conclui-se que o processo de leitura e escrita na alfabetização, ainda ressente-se de melhores oportunidades de pesquisa, visando à adoção de novas técnicas que favorecem o aprendizado em melhores níveis de qualificação à criança.  

Palavras -chave: criança – ensino – qualidade – vida.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho abordaremos o que vem a ser alfabetização, como surgiu a leitura e a escrita na antiguidade e como esse processo se desencadeou o longo da história.

        A Alfabetização tem sido tema de muitas pesquisas, debates e estudos com perspectivas diferentes e muito diversas nesse processo tão complexo, que se vê a situação sob vários ângulos, tratando a questão independentemente, ora aluno, ora professor, ora contexto cultural, questões sociais, ora o método etc. São tantas as alegações que não há como fugir desse processo complexo que vem a ser a alfabetização. Tendo como objetivo principal analisar o processo de alfabetização e suas metodologias, primando sempre para um ensino de qualidade, onde a criança tenha o privilégio de uma aprendizagem digna e de qualidade.

        No entanto uma revisão nesse processo nos apontaria algumas facetas, que podem ser apresentadas. Em  segundo lugar destaco a dificuldade das crianças que ingressam no Ensino Fundamental sem se apropriar da leitura e escrita. Mesmo com crescente ampliação dos níveis de ensino, como a oferta de Educação Infantil em nossa cidade, os alunos que ingressam no 1º ano e perpassam até o 4º ano ainda apresentam muitas dificuldades para aprender a ler e a escrever fluentemente, este é um dos principais problemas enfrentados no processo de leitura e escrita da aprendizagem.

        

        Sabemos que tem dado um significado abrangente para a alfabetização, como sendo um processo permanente, que se estenderia por toda uma vida, nunca sendo interrompido. Etimologicamente a alfabetização significa levar à aquisição da língua, ou seja, ensinar a habilidade de ler e escrever, mais no sentido específico, a alfabetização é um processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita. Segundo Lemle (1984:41):

        

                        “Alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas”.

(“escrever) e de grafemas em fonemas (ler); o que o alfabetizando deve construir para si é uma teoria adequada sobre a relação entre sons e letras na língua portuguesa...”

        Um exemplo que nos deixa claro alguns pontos de vista sobre a alfabetização estão inseridos no duplo significado do verbo ler e escrever que possuem na nossa língua.

        1-Ex: Pedro já sabe ler. Pedro já sabe escrever. Neste contexto ler e escrever significa domínio da "mecânica" da língua escrita, codificar a língua oral em língua escrita e codificar a língua escrita em oral.

        2-Ex: Pedro já leu Monteiro Lobato. Pedro escreveu uma redação sobre Monteiro Lobato. Nestes exemplos percebe-se claramente que existe uma apreensão e compreensão de significados, ele já lê um objeto, uma figura, um desenho, uma palavra, cujo objetivo principal seria conhecer e compreender o significado do mundo, à aquisição de conhecimento. Nestes exemplos não vê a veracidade ou a falsidade de um ou outro conhecimento.

        Sabem que alfabetizar é um processo de representação gráfica (letras e sons), mas também um processo de compreensão e de expressão de significados por meio da escrita. Não se considera alfabetizada uma pessoa que fosse capaz de codificar símbolos sonoros, lendo palavras isoladas ou não fosse capaz de usar de forma adequada o sistema ortográfico de sua língua ao expressar-se por escrito. Porém os conceitos embora combinem, ainda assim são parcialmente verdadeiros, por a língua não é uma mera representação da língua oral. Por isso os problemas da língua oral se diferem da língua escrita, pois o discurso oral e o discurso escrito são organizados diferentemente. Na língua escrita temos que explicitar muitos significados e na língua oral, são expressos por meios não verbais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.8 Kb)   pdf (332.1 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com