TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS ARAPIRACA

RAIMUNDO

ALEXANDRE DO NASCIMENTO SILVA

BRUNA BRANDÃO DOS SANTOS

EDUARDO MICAEL CORDEIRO DE MELO

GLICYA MONALY CLAUDINO DOS SANTOS

JEFFERSON SAMPAIO SANTOS

KAMILLA LOPES DOS SANTOS

MARIA JUSSARA RODRIGUES DOS SANTOS

RELATÓRIO DO PROJETO:

EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS IDOSOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO “QUALIDADE DE VIDA” NO  POVOADO BANANEIRAS.

ARAPIRACA

FEVEREIRO DE 2015

RELATÓRIO DO PROJETO:

EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DA PESPECTIVA DOS IDOSOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO “QUALIDADE DE VIDA”  NO  POVOADO BANANEIRAS.

ALEXANDRE DO NASCIMENTO SILVA

BRUNA BRANDÃO DOS SANTOS

EDUARDO MICAEL CORDEIRO DE MELO

GLICYA MONALY CLAUDINO DOS SANTOS

JEFFERSON SAMPAIO SANTOS

KAMILLA LOPES DOS SANTOS

MARIA JUSSARA RODRIGUES DOS SANTOS

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na AB2 da disciplina Seminário Integrador, orientado pelo professor Msc. Raimundo. Período 2014.2, Turma D.

ARAPIRACA/ AL

FEVEREIRO DE 2015

SUMÁRIO

Introdução……………………………………………………………………………...………4

Hipótese………………………………………………………………………………....……..5

Objetivo Geral…………………………………………………………………………....…….6

Objetivos Específicos…………………………………………………………………………..6

Metodologia…………………………………………………………………………………....7

Apresentação de Dados……………………………………………………………………..….8

Resultados………………………………………………………………………………..…...11

Conclusão……………………………………………………………………………………..13

Recomendações……………………………………………………………………………….14

Apêndice……………………………………………………………………………………...15

Bibliografia…………………………………………………………………………………...19

INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico trouxe incontáveis benefícios a humanidade, proporcionou avanços em áreas essenciais, como a saúde humana, além de trazer conforto e praticidade em atividades corriqueiras. A grande questão é que tais avanços enraizaram hábitos ruins no ser humano, a praticidade de algumas tarefas construiu uma sociedade baseada no comodismo.

                Esse comodismo reflete-se inclusive na população idosa, seguindo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos representa 10,8% da população total, além disso a expectativa de vida vem aumentando consideravelmente. Por esta razão surge a busca pelo envelhecimento saudável.

                Sabe- se que o nível de atividade física pode influenciar positivamente melhorando as habilidades motoras fazendo com que tarefas do dia a dia sejam realizadas com maior facilidade, além de proporcionar momentos de lazer e interação com pessoas da mesma faixa etária.

                Segundo o médico Wilson Jacob (diretor do Serviço de Geriatria do Hospital da Clínicas da Universidade de São Paulo), a atividade física faz com que o organismo se adapte com mais facilidade as limitações e exigências do envelhecimento. Afirma ainda que o segredo para  uma vida saudável é participar ativamente do processo de envelhecimento.

Devido a essa importância cabe aos profissionais da área e as unidades de saúde fornecer as orientações necessárias, assim como também incentivar a realização do exercício físico.

                Pode-se então tomar como exemplo o programa “Qualidade de vida” que está sendo realizado na Vila Bananeiras, povoado localizado no interior da cidade de Arapiraca. A Unidade de Saúde da Família (USF) promove caminhadas e fornece assistência médica.

         Observa-se assim a importância de se comparar a qualidade de vida entre os idosos praticantes e não praticantes de atividade física, tendo como base a realidade do povoado bananeiras.

HIPÓTESE

Sendo assim, supomos que após a implantação do projeto “Qualidade de Vida”, cujo objetivo é de proporcionar aos idosos uma melhoria na qualidade de vida, baseada numa estrutura básica para a prática da atividade e uma boa orientação, mais idosos passaram a praticar atividades físicas. De acordo com Nathalia Palitot Fernandes, prática de exercícios proporciona a melhora de diversos aspectos físicos, como o equilíbrio, mobilidade e coordenação motora no artigo: A prática do exercício físico para a melhoria da qualidade de vida e controle da hipertensão arterial na terceira idade.

Além disso, ajuda também em aspectos psicológicos, visto que eles saem do isolamento, aumentam o ciclo de amizade e conseguem se relacionar com facilidade. Projetos sociais, como o que está sendo citado, são de extrema importância, porque além de incentivar os idosos a praticar atividades físicas, também ajuda a retornar ao meio social, pois ao ingressar nesse tipo de projeto, o idoso passa a ser ouvido por pessoas qualificadas a orientar e auxiliar.  A prática de atividades físicas é essencial para todas as pessoas de todas as idades. No entanto, de acordo com Sandra Mahecha Matsudo em Prescrição e benefícios da atividade física na terceira idade, para os idosos ela se faz muito mais importante, pois ao chegar à terceira idade o corpo tende a ficar debilitado e necessita de um cuidado maior, logo o exercício físico é um aliado a mais para um envelhecimento saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (830.4 Kb)   docx (634.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com