TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  13/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Sociologia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA – 100h

UNIDADE 1

A CIÊNCIA DA ANTROPOLOGIA

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é etnocentrismo?

R:Etnocentrismo é a atitude de quem só reconhece valores vigentes em seu meio cultural e tem tendências a julgamentos a cultura alheia apartir do padrão já pré-estabelecido em si .Sendo assim é não de admirar que que algums povos tendam a se intitular-se os “legitimos” e “verdadeiros”represendante da espécie ditando regras morais,sociais ,comportamentais e por aí vai..

Mais se pararmos para pensar, será que cada povo não é dentendor de formas de etnocentrismos ? Por que o que pode ser estranho a grupo pode não ser para outro e virse e versa? E por isso ao nos depararmos com algo que não estamos familharizados não teramos a aceitação pelo menos de imediada. Formando à base do pré-conceito?

Por tando mais que natural antes de um conceito venha o pré-conceito,isso não que dizer que após a aquisição de um conceito haveria o abandono  conceito já estabelecido e portando do ectnocentrismo .

Então eu pergunto o etnocentrismo esta dentro ou fora de você?  

  1. Cite 3 a 5 exemplos de atitudes etnocêntricas observadas em seu dia a dia.?

R: O etnocentrismodentro de uma mesmo grupo social ocorre com pensamentos e muitas vezes com ações de superioridade sobre o sujeito comum a ela ,como por exemplo : Estético : tentativa de padrão do belo e do feio ,Raciais mesmo de forma subjetiva, objetiva ou memso inconsciênte,por identidade de genero,social “rico e pobre”,religioso “só a minha igreja salva”,  

Pensavamos que a evolução racional do ser humano e a aquisição da ciência que abre-se as portas para o novo sairiamos do velho  pensamento,mas o que vemos são velhas práticas com roupagens novas,e ainda assim nos definimos com “não selvagens“, sempre que uma cultura por mais que seja civilizada ,(e ainda sim teremos que definir o que é civilizado),tentar ímpor por meios legais a supremacia a outrem não teremos margem de melhora,mais como desenraizar estas práicas?

  1. No processo histórico do desenvolvimento da antropologia como ciência, podemos observar a existência de uma etapa denominada “Pré-história” da Antropologia. Apresente as principais ideias que caracterizam essa etapa.

R:A antropologia pré-histórica nos remete as viagens maritimas o homem “civilizado”em contato com o novo tento como a recusa pelo estranho,descoberta do desconhecido e considerando “selvagens”,sob o dominio da natureza,sem a dentenção de “alma”. E posterior a fascinação através de observação pela estrutura social e harmonização do meio alcançada,partindo para o questionamento se bárbaros eram. E posterior com a ideia principal a fascinação  que com cárater de pesquisa na visão Rousseauniana.

  1. .A antropologia consagra-se como ciência a partir da segunda metade do século XIX. Como esta ciência se diferencia de outras ciências que estudam o homem?

R:A antropologia é a ciência que estuda o homem,mais o que difere de outra ciência é o estudo ser humano em todas as dimenções,e o reconhecimento do outro em suas pecularidades e diferenças atraves da alteridade e o estranhamento

Alteridade indentifica o outro considerando-o,,valorizando-o,respeitando-o,sem jugamentos ou sobreposições,

O estranhamento do outro,do reconhecer no outro suas pecularidades e diferenças

  1. .A base do pensamento antropológica é o exercício da alteridade. Descreva o que é a alteridade sob a perspectiva antropológica.

R:A antropologia é o estudo da alteridade por estudar o homem todas as dimensões dos fenômenos que o cercam e tendo um campo vasto e complexo,sendo assim a alteridade assume um papel essencial na antropologia como sendo o estudo das diferenças e o estudo do outro..

  1. .No século XX, a antropologia passa por uma crise com a modificação de seu objeto de estudo. Apresente como este campo científico se reestabeleceu para sair da crise.

A crise antropológica se deu devido a aculturação dos povos que antes eram consideras  “primitivos” passaram a ser consideradas “bons selvagens “ devido a assimilação cultural entre o explorado e explorador então para os antropologos começaram a perceber a perca do objeto de estudo, então apresentou-se caminhos para novas fontes de pesquisas transformando o que era o estudo do  “novo” e exótico,para o  “novo” e exótico adaptado a cultura alheia atrelando com a sociologia fazendo a sociologia comparada,voltando o estudo para setores desta sociedade,comparando semelhanças com as sociedades que foram  o ojejto de estudo originário e começando o estudo com método e não mais como objeto,com abordagem epistemológica..Ou seja a antropologia começou estudar o homem socializado .  

UNIDADE 2

A ANTROPOLOGIA E SUA DIVERSIDADE DE OLHARES E PERSPECTIVAS

Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a Escola antropológica de pensamento evolucionista.

R:A escola evoluscionista foi muito influêncida pelos pensamentos em voga da época com a construção do pensamento teorico de Darwin com sua teoria da evolução .por isso se caracterizou seus estudos com bases comparativas onde o individuo era comparado,classificado e esta comparações variavam e poderiam ser de acordo com religião e parentesco em seu histórico que as sociedades estariam em constante evolução,partindo da prerrogativa em que os indígenas seria o antecessor do homem civilivado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (622.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com