TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

  1. Pesquise no guia de estudos/ manual do aluno e compare com as estratégias de aprendizagem sugeridas neste módulo, destaque quais das estratégias de estudos você utiliza para estudar. Caso a estratégia que você utiliza não esteja descrita, pode descrevê-la.

R: *Procuro sempre estipular horários de estudos mais apropriados, pois tenho 2 filhos que estudam em horários diferentes, então o horário é meu maior rival no estudo.

*Faço atividade física 3 vezers por semana e cuido da alimentação para me manter bem disposta fisicamente para os estudos.

*Organizo minha leitura e sempre busco a pesquisa sobre o assunto estudado para me aprofundar sobre o tema.

* Gosto também de debater com outras pessoas sobre determinado assunto, trocar  ideias sobre os temas de estudo acho super válido, acho uma pena não ter tanta participação de outros alunos nos  tutoriais para esse estudo em grupo.

 

  1. Diferencie Metodologia, Estudo e Pesquisa (pesquise em outras fontes, se julgar necessário).

R: Metodologia: Aponta a forma, o método para se realizar ou buscar o conhecimento numa pesquisa em diferentes ciências.  

        Estudo: Ato de aplicar a inteligência para se aprofundar sobre um assunto que se desconhece ou que tenha interesse em saber mais, conceito adquirido.

    Pesquisa: Ato de investigar ou indagar, anexo de atividades onde se busca informações de propriedade científica, literária e artística entre outras.

  1. Caracterize e exemplifique os seguintes tipos de conhecimentos:
  1. senso comum;

 R: Constitui de toda informação e conhecimento empírico adquirido pelo homem ao longo de sua vida, a partir de experiências vividas e observações do mundo de geração a geração. Ex: cortar o cabelo na lua cheia para crescer mais rápido.

  1. mito;

R: Apresentação de um episódio ou de uma cadeia de casos mais ou menos encadeados, legítimos ou fantasiosos, por meio de expressões ou de figuras. Ex: Supermam.

  1. ciência ;

R: Conhecimento de algo adquirido através de aprofundados estudos, pesquisas, observações, seguidos de uma metodologia ou razão. Ex: conhecimento, saber, arte e habilidade.

  1. Filosofia

R: Ligado ao pensamento do homem sobre si e suas idéias e tudo o que esta a sua volta, busca de conceitos racionais que determina seu caráter diante dos fatos éticos, políticos ou psicológicos. Ex: O filósofo grego Pitágoras: “amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância”.

  1. Teologia;

R: Ciência voltada a religiosidade, apresenta o criador e sua relação ao homem e com o universo. Ex: Dogmas da religião cristã.

  1. Cada modalidade de conhecimento tem suas particularidades e diferenças. Descreva a relação entre senso comum e conhecimento científico.

R: O senso comum surge com um saber intuitivo e o conhecimento científico vem confirmar de forma lógica e racional esse mesmo saber.

  1. A globalização impulsionou o desenvolvimento tecnológico. Pensando nisso, defina o que é tecnologia, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico.

R: Tecnologia é o conjunto de informações, sobretudo princípios científicos, que se cultivam a algum ramo de atividade; explicação dos termos referente às artes e ofícios; uma linguagem simbólica de uma ciência, arte, indústria, etc.

Os benefícios do conhecimento tecnológico envolve autonomia, independência de um país ou sistema, principalmente aqueles ligados a setores chaves da economia, os malefícios na falta do conhecimento, gera a dependência e o custo altíssimo para obter a o conhecimento tecnológico gerado por terceiros.

  1. O que é conhecimento científico? Qual a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade? Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.

R: O conhecimento científico é uma aquisição intencional, consciente e sistemática; é um processo que chegou ao máximo de seu desenvolvimento com a aplicação do método científico. De acordo com Galliano (1986), o conhecimento científico resulta de investigação metódica e sistemática da realidade. Ele transcende os fatos e os fenômenos em si mesmos, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.                                                                        

Referência: (http://www.planejamentotributario.ufc.br/artigo_Contabil_Reflexoes_Pesq_Empirica_Contab.pdf)

Devido às contribuições científicas, usufruímos da energia elétrica, dos transgênicos, das pesquisas para cura de doenças, para viagens ao espaço, enfim, para uma série de atividades que só cooperam com o andar da humanidade. A ciência está presente e é inevitável que ela seja suprimida por nós. Todavia, o uso do bom senso prevalece nesta questão. Esgotar a ciência e adquirir dos benefícios para a atual civilização é essencial. Se não fosse a invenção do computador e da internet, não escreveria este artigo. Muito menos poderia compartilhá-lo com vocês…

Referência: (https://tiagovalenciano.wordpress.com/2007/06/13/a-importancia-da-ciencia/)

 

  1. De acordo com seus estudos, responda: Para que o homem possa viver bem consigo mesmo e na sociedade, são importantes todos os tipos de conhecimento? (Justifique a sua resposta).

R: Sim, pois cada um gera resultados benéficos que depende e completa o outro dependendo da necessidade de uso, tornou-se parte da cultura e da historia de uma sociedade.  

UNIDADE 2

ELABORAÇÃO E LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

  1. Com base em suas leituras responda por que temos tantas dificuldades na leitura de um trabalho científico.

R: Acredito que seja por conta do vocabulário que não esta ligada a nosso linguajar corriqueiro, então os termos utilizados demonstra algo tão longe de nosso conhecimento, pois somente numa busca mais aprofundada ou numa pesquisa sobre o assunto ou até mesmo traduções de algumas palavras para que possamos adquirir o verdadeiro entendimento e interpretação do que estamos lendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (97.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com