TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atualidades em Educação e Diversidade

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Atualidades em Educação e Diversidade

[pic 4]

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2019

“Educação Intercultural”

Como as diferenças culturais são trabalhadas na escola e na sala de aula?

A escola, assim como a sala de aula é um lugar onde a diversidade se encontra presente, levando em consideração que cada aluno possui uma cultura diferente.

Ela deve ser um espaço de socialização, onde são trabalhadas questões como o respeito, valores e atitudes. E o pedagogo tem fundamental importância nisso, não podendo se conduzir por uma cultura viciada e oprimida, uma vez que desempenha um importante papel na escola de promover uma política de igualdade e respeito à individualidade e à diversidade.

O professor deve levar para sala de aula temas para discussão que trate diferentes tipos de cultura, falando sobre o cotidiano de cada um, mostrando que cada cultura tem suas ideias e que nenhuma é melhor do que a outra. E deixando claro, que mesmo em meio a diferença de hábitos, costumes, valores e crenças podemos viver juntos em harmonia, e que essa diferença só agrega em nosso aprendizado.

O que acontece hoje em dia, é que parece que estamos vivendo um momento na escola onde os valores estão se perdendo, e cada vez mais, o respeito às diferenças está sendo deixado para trás. A competição para melhor posição, melhor nota, melhor trabalho está se sobressaindo, e estamos vivendo cada um por sí.  

Por isso, o profissional da educação deve analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, para que assim possa intervir de maneira significativa nas questões que dizem respeito à aceitação das diferenças. Para tal é necessário ter profissionais sensíveis à vida, comprometidos e dispostos a formar uma sociedade justa e igualitária, com atenção as questões relativas à pluralidade de ideias, à diversidade sociocultural e à coletividade. Profissionais que trabalhem junto aos alunos, a outros profissionais, à escola e a comunidade.

Muitas vezes, a educação intercultural é trabalhada apenas nas aulas de história ou geografia, mas este tema requer um trabalho interdisciplinar, em todas as matérias, dentro e também fora da sala de aula. Como por exemplo, a escola pode trazer palestras sobre o tema.

        O pedagogo deve saber que o seu papel vai além da metodologia de repassar conhecimentos. Cabe a ele fortalecer o conhecimento do outro, facilitar as relações de maneira democrática, criar na escola um ambiente solidário, onde a igualdade é valorizada, que possibilite a construção de novas concepções através de seu compromisso com a valorização da diversidade.

Referências bibliográficas

“Escuela Rural; Histórias de Microcentros. Gobierno de Chile. Ministerio de Educación.Chile. Pp. 69 a 74. In: DUK, Cynthia. EDUCAR NA DIVERSIDADE: material de formação docente. 3. ed. / edição do material Cynthia Duk. – Brasília: [MEC, SEESP], 2006

http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-01-0179.pdf

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/12715/8342

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com