TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprofundamento II

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Ítalo Gabriel Simeão dos Anjos

RGM: 16069609                                                

DISCIPLINA: Diversidade Étnico-Cultural

NOME DO (A) TUTOR (A): Adriane Gomes

Atividade de Aprofundamento II

Prezada (a) aluno (a),

Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.

Nessa atividade você irá dissertar sobre a maneira como as teorias antropológicas (Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo) servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, como as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.


Disserte (mínimo 10 linhas e máximo 20 linhas) a respeito do tema proposto.

Resposta:

As teorias antropológicas da cultura nos amparam no entendimento das mais distintas formas de aparição cultural do ser humano, no meio em que habitam. Entre as teorias, vistas à lucidez dos antropologistas têm o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.

Apontada pelo anseio imperialista europeu, apresentamos o que chamam de monogeísta, que analisava que havia um progresso pelo qual o indivíduo precisaria advir, no caso, o homem incivilizado deveria chegar ao status de evoluído.

Em equivalência, a poligenia protegia que existiam várias formas de enriquecimento, mas não de forma autoritária que desconfiava que uma devesse se prestar à outra, mas que todo espaço tinha suas desiguais formas de atuar, em distintos locais, com diversas visões, sem dependência. Tanto a monogeísta,como a poligenia estão no setor do Evolucionismo.

Com relação ao Difusionismo, esse, veio para contestar as idéias de Darwin e seu Evolucionismo, ocasião em que possuiu um grande conflito na Europa por conta destes temas.

Analiso que a teoria Relativista, embora dentro do Difusionismo e voltada à ele, foi um conforto para os pensadores, pois Franz Boas conseguiu compor as duas teorias anteriores indicando que “o mesmo acontecimento tem percebidos variados em cada cultura”.

Já o Funcionalismo, os antropólogos penetravam a queda do evolucionismo e o prejuízo do euro centrismo. Nesta corrente, os estudiosos acudiam que as necessidades biológicas determinavam as precisões culturais do indivíduo, aceitando também de lado a “ascendência” dos apegos europeus, não tendo preocupação com os outros povos e suas culturas.

Assim, quanto à melhora das teorias da cultura na visão antropóloga, que do ponto de vista monárquica, que depositava uma cultura como dependente de outra (nos estudos do Evolucionismo monogeísta), ocorreu por uma grande melhora chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos incivilizadas e a sociedade moderna são distintas, mas nenhuma é elevada e as duas tem a mesma competência mental, partindo com o preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com