TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Geografia e Licenciatura

Nome: Josimare Lacerda Brancão   RA: 2861116351

Tutora: Rejiane Platero

Disciplinas Norteadoras : Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Rio Grande / RS

 30/05/2015

2- Introdução

        A tecnologia , faz parte na vida do homem ,que está sempre inovando e aperfeiçoando no seu trabalho e na vida escolar em todos os momentos . O uso das tecnologias está cada vez mais presente, trazendo conhecimento e transformando sua maneira de agir , pensar e aprender.

        Com novas tecnologias voltada em sala de aula o professor está utilizando cada vez mais , onde ele passa o conteúdo e espera o retorno do aluno. Assim o professor tem oportunidade de variar suas metodologias de ensino, devido ao grande número de opções não fica  difícil obter o conhecimento a aprendizagem , a educação a distância e um exemplo que está crescendo cada vez mais com as nova tecnologias .

Objetivo é refletir sobre as novas tecnologias aplicadas na área educacional , visando analizar como as utilizações das tecnologias computacionais podem oferecer crescimento e desenvolvimento profissional na construção do conhecimento.

No Brasil o acesso à internet é cada vez maior ,pois os jovens estão cada vez mais usando em seus smartphones com conteúdos interativos , acessos redes sociais, fotografias,enviam torpedos e mantém uma via de comunicação com seus amigos através de novas tecnologias, sendo que é indiferente o seu meio social.

Passo 01

        AMBIENTE E SALA TEMÁTICA:

Recursos Tecnológicos:

A forma de apresentar os recurso tecnológicos será de vídeos, data Show, retroprojetor, videoteca, computadores, internet as tecnologias são ferramentas importantes para transformar a forma de ensinar.

Justificativa e Estratégias de uso:

Como a sala de recurso eas nova tecnologias faz melhorar a relação de aprendizado entre aluno professor e comunidade.

Uma sala  multimeios , com eudoteca, laboratório de informática , sala de audiovisual, sala de videoteca transforma a forma de educar, pode garantir maior conhecimento e aprendizado tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas. A escola com estes recurso pedagógicos diversos conseguem manter os alunos por mais tempo no ambiente escolar do que em casa ou na rua.

Objetivos:

Os professores irão trabalhar mais para fazer com que os alunos possam ter contato com as novas tecnologias , assim domina-los e tornar mais aptos e  garantir maior aprendizado. Este projeto é importante , para desenvolver os alunos e aproximar a escola da comunidade, podendo garantir que os alunos mantenha suas raízes, e ao mesmo tempo conectar com outras culturas diferentes da sua.

A educação informatizada contribui para facilitar a conectividade e melhorar a intergração entre docente e discentes permitindo que estabeleça conexão a tudo que rodeia ao que observa no seu dia-a-dia.

Aplicação de tecnologias assistivas:

Estas tecnologias serão aplicadas, de forma que vai ajudar o aluno e o professor a ter um conhecimento mais transformador, usando os recursos oferecidos na sala de videios , computadores e  outras tecnologias. O professor aplicará sua aula de maneira mais precisa. , fazendo que os alunos tenha um contato direto com audiovisual garantindo um maior aprendizado.

        

         Passo 02

Projeto: Esperança com tecnologias para a educação vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidas pela ONG Esperança.

As novas tecnologias pode  renovar a educação , pois antes os professores dava o conteúdo e os alunos faziam, hoje com  o avanço tecnológicos eles que criam o seu método de ensino só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for de forma atraente como no caso das disciplinas escolares, será preciso ativar a curiosidade dos alunos . O professor apresenta o tema , eo alunos pesquizam livremente em busca de uma solução, assim os alunos fazem suas próprias descobertas sem intervenção do educador. O uso da tecnologia acelera o processo de ensino aprendizagem carrega infinitos dados.

Educadores oportunizam o acesso dos alunos que estão em processo de formação ética, moral e social aos mais variados recursos tecnológicos . O aluno pode aprender com maior facilidade os conteúdos específicos de varias disciplinas . Pode-s e exemplificar que através de pesquizas na internet, a produção de materiais em editores de texto, programas de apresentação em blogs ou ambientes virturais de aprendizagem , a informática em sala de aula atua como facilitadora do processo de aprendizagem.

.

Passo 03

Capacitar os docentes para o uso dos seus recursos tecnológicos em pratica educativa.

Exemplo 01:

Reportagem:

Desafio ao professores :  aliar tecnologia e educação .

Disponivel:

Veja.abril.com.br/noticia/educação/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-educacao/

Data de acesso: 25.05.2015

Justificativa:

Está reportagem se refere ao uso das tecnologias junto aos alunos e professores . faz com que está ferramenta auxiliam o ensino e o conhecimento , em sala de aula .Devido a uma pesquisa os professores precisam ter treinamento para poder fazer uso de diferentes tecnologias , pois aos alunos já fazem parte de seu dia-a-dia mesmo ainda com algumas limitações de acesso a internet que afeta docentes e estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com