TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Gerenciais

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]





SUMÁRIO

        

Introdução......................................................................................3

Gestão organizacional..................................................................4

ética, política e sociedade............................................................5

Modelos de gestão........................................................................6

Gestão de pessoas.......................................................................7/8

Economia.......................................................................................8

Conclusão......................................................................................9

Referências bibliográficas............................................................9



INTRODUÇÃO    3

O presente trabalho apresenta a empresa Óticas Vênus, que esse ano completa 50 anos de muito sucesso e dedicação.

As óticas Vênus foi fundada no dia 17/05/1967 em Canoas. Ao todo são 11 lojas espalhadas na região metropolitana de Porto Alegre

A empresa especializou – se na área de segurança industrial, e assim tornou – se uma das maiores fornecedoras de óculos com lentes corretivas. Entre os clientes destaca – se empresas de metalmecânica, metalúrgicas, montadoras automotivas e petroquímica.

Já recebeu vários prêmios ao longo da sua história, com destaque ao prêmio Talentos Empreendedores, concedido ás empresas com excelência de qualidade pela Gerdau, Sebrae e RBS. O outro grande destaque foi ganhar o troféu Marcas & Líderes por 14 anos consecutivos, realizado pela  Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas.

             



FUNDAMENTOS DE MARKETING        4

As óticas Vênus dedica – se na venda e fabricação de lentes oftálmicas, comercialização de armações para óculos de grau e também óculos de segurança. Também oferece um mix de marcas de relógios e lentes de contato.

As 11 lojas são todas localizadas em pontos estratégicos, em avenidas principais no centro da cidade. Nos shoppings também ficam geralmente em esquinas com vitrines bem iluminadas. Também conta com site e- commerce.

O público alvo são consumidores de todas as idades, pois óculos de grau pode –se ser usados de bebês até idosos.

O maior concorrente é o grupo Essilor, empresa francesa líder mundial e fabricante das lentes Varilux, o grupo Essilor esse ano comprou a rede de óticas Carol e com isso além de fabricar as lentes também concorre com a Vênus na venda direta ao público.

O responsável pelo Marketing da Vênus é o Renan, ele cria todas as promoções para presentear os clientes e também os colaboradores com promoções internas. Datas comemorativas e aniversário da empresa sempre o cliente ganha desconto especial ou um brinde.

A projeção do volume de vendas começa pelas lentes que são vendidas com mais frequência, essas tem sempre um número maior estocadas, já as lentes de alto índice ou menos frequentes, em menor número. Os gastos fixos são baseados no volume de vendas, tudo que é gasto é colocado em uma planilha pelo Valdir que também é responsável pela compra e manutenção de equipamentos e técnico do laboratório e depois é repassado para Andréa (diretora). Já os gastos da parte administrativa como contratação de pessoal, material de escritório, demissão de pessoal para redução de custos, são monitorados por Vivian (responsável pelo departamento financeiro), e Ellen (diretora financeira).

Os produtos são oferecidos da seguinte forma: as lentes são vendidas nas loja, é preenchida uma ordem de serviço, uma via o cliente leva, a segunda fica na loja e a terceira vai para o laboratório, e assim que o pedido chega já é separado por Edgar , ele separa por tipo de lente, data de entrega e as urgências. Se  a lente tem em estoque, blocos especiais (para graus muito altos) são encomendadas. O tempo de entrega varia de acordo com a dioptria do cliente e também se é lente pronta (3 dias para entregar), ou lente fabricada (cilindro acima de 2) com anti - reflexo (10 dias a entrega).

Já os óculos de segurança, os representantes da Vênus vão nas empresas atender e fazer as medidas dos colaboradores para os óculos de proteção.

Nas lojas os clientes podem usufruir de toda a modernidade, as lojas possuem o Visioffice, um aparelho que possui um software que quando o cliente é posicionado na sua frente com a armação escolhida, ele tira todas as medidas necessárias para a confecção do óculos, são elas: DNP (distância naso pupilar), altura, distância ao vértice, olho dominante, distância de leitura, coeficiente cabeça - olhos. Enfim todas as medidas necessárias para a confecção de uma lente de padrão internacional são oferecidas para os clientes em todas as lojas Vênus.

A empresa se utiliza de várias formas de comunicação para atingir o público, entre elas: e mails, jornais, revistas, outdoors, panfletagem, facebook, instagram,  etc...                                                          

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

A principal ameaça são os concorrentes em potencial, como por exemplo as óticas Carol, pois tem um trabalho grande com as lentes Varilux, marca conhecida mundialmente e que caiu no gosto dos brasileiros. Outra ameaça que ainda não se tem confirmação é a compra da rede de lojas Diniz pelo grupo Essilor, como são fabricantes das lentes mais vendidas e conhecidas pelos consumidores, vão além de vender os blocos de lentes (matéria prima para os laboratórios de ótica) vão ter as lojas para atender o público também. Das oportunidades de que a Vênus tem, uma é a compra dos maquinários para a criação de um laboratório 100% digital para a confecção dos óculos, sem precisar dos grandes fabricantes e fornecedores de lentes. A aquisição desse aparelho ultramoderno permite que sejam feitas todos os tipos de desenhos ópticos (campo de visão de uma lente), com a mesma qualidade do concorrente e com a vantagem do valor ser bem menor, a outra oportunidade é que com isso consegue o aumento no volume de vendas com o menor custo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com