TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais

Por:   •  9/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO.

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4

SITUAÇÃO FINANCEIRA “BICICLETAS CALOI”..............................................................5

PRO METALURGIA S.A. (BALANÇO PATRIMONIAL)......................................................8

PRO METALÚRGICA S/A - AS DEBÊNTURES....................................................................9

COMPARATIVO FINANCEIRO MONARK / PRO METALÚRGICA S/A (CALOI).........15

SUGESTÃO DO GRUPO PARA SALVAR A PRO METALURGICA S/A DA FALÊNCIA...............................................................................................................................18

MELHORIA OPERACIONAL VENDAS E CUSTOS...........................................................20

QUITAÇÃO DAS DEBÊNTURES..........................................................................................21

NOVAS AÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS..................................................................22

CONCLUSÃO.........................................................................................................................23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................24

INTRODUÇÃO.

O planejamento financeiro é um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros da organização, buscando definir o melhor modo para se atingir os objetivos estabelecidos. Ele representa o comportamento financeiro da empresa durante determinado.

Através dessa atividade acharemos caminhos alternativos através das análises financeiras e contábeis para melhorar seu fluxo financeiro e saídas para acabar com as debêntures da Pro Metalúrgica S/A.

A empresa busca soluções de fornecedores com preços mais atrativos para negociar prazos de seu estoque comprado outrora. Diversificar o faturamento é um caminho muito importante a ser desenvolvido e utilizado pela mesma.

Utiliza esses caminhos para renegociar dividas e criar um plano de financiamento para minimizar seus endividamentos para o período seguinte, logo, apresentar um quadro de melhoras em seu próximo relatório a ser feito.

As informações contábeis devem ser revestidas de qualidades, sendo objetiva, clara, permitindo que o usuário possa avaliar a situação da empresa. É recomendado fazer uma analise de estabilidade, lucratividade e viabilidade, tais instrumentos realizam diagnósticos da atual situação financeira da mesma e sendo assim, demonstrando seu desempenho futuro e em curto prazo.

Palavras-chaves: Planejamento Financeiro, Recursos Financeiros, Gestão Financeira.

SITUAÇÃO FINANCEIRA “BICICLETAS CALOI”

O mercado mundial esta em constate inovação tecnológica buscando sempre atender um consumidor cada vez mais exigente. Dentre estas exigências devemos salientar a grande preocupação com qualidade de vida e bem estar.

Consumo

No Brasil são produzidas cerca de 5,2 milhões de bicicletas ao ano. Pouco mais da metade (53%) são bicicletas de transporte. Depois, vêm as infantis (29%), de lazer (17%) e esportivas (1%). Segundo os fabricantes, o consumo de bicicletas de transporte - aquelas com um quadro mais rígido e um ''''bagageiro'''' na frente ou atrás - tem crescido nos últimos anos graças ao aumento da oferta de crédito no varejo.

Revisando-se as informações contábeis da Companhia Pró Metalúrgicas S.A, apresentadas no demonstrativo Financeiro dos exercícios findos em 31 de dezembro de 2012 e de 2011 e o relatório dos auditores independente verificou-se um conjunto de fatores que esta ocasionando a antiga “Bicicletas Caloi” acumular um patrimônio negativo. Dentre estes fatores podemos citar o aumento significativo de gastos operações administrativa sendo esta acompanhada de um crescente valor gasto com remuneração direta de pessoal e conjuntamente os encargos sociais decorrentes dos mesmos.

Outros fatores que nos saltam aos nossos olhos são os consecutivos prejuízos operacionais e consequentemente a apresentação de passivo a descoberto. Também, existe um fator que chama atenção que é a concentração do faturamento da empresa em um único cliente.

Além dos fatores já citados, deves- se salientar que a empresa desde 1999, possui debêntures vencidos, que vem sendo contestado judicialmente pelos maiores credores o BNDES e o BNDESPAR, os quais representam aprox. 67% das debêntures vencidas.

Buscando auxiliar a empresa a melhorar sua situação financeira podemos elencar diversas alternativas que tomadas conjuntamente poderão melhorar este quadro tão preocupante. São eles:

1) Reduzir gastos com a folha de pessoal ainda que para tal tenhamos que fazer um plano de demissão;

2) Buscar fornecedores com prazos e preços melhores para aquisição do material;

3) Elaborar um controle de qualidade dos equipamentos utilizados mais eficiente para reduzir gastos com reposição de maquinários;

4) Diversificação do faturamento da empresa;

5)Renegociação das debêntures, bem como refinanciar as dividas de forma a compensar o prejuízo fiscal existente.

Com base nas alternativas apresentadas acima a administração da Pró-Metalúrgica deve providenciar em curto prazo uma revisão da folha de pagamento dos funcionários de forma bastante minuciosa. A empresa deve buscar soluções de fornecedores mais baratos bem como, negociar o prazo de pagamento dos produtos comprados.

Com objetivo de reduzir os gastos com aquisição de novos equipamentos a empresa deve desenvolver um controle de manutenção preventiva dos mesmos, o que ocasionará um aumento na vida útil da frota dos equipamentos.

Dentre as sugestões acima a diversificação do faturamento da empresa com certeza é um ponto muito importante e deve ser meticulosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com