TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Bom Jesus da Lapa

2014

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

Os processos de planejamento na construção

das políticas sociais no Brasil

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa debater o desenvolvimento do Serviço Social e das políticas sociais brasileiras nos marcos das transformações ocorridas no Brasil, com enfoque nos conceitos e processos de planejamento na construção dessas políticas, transcorrendo sobre como tudo ocorreu a partir da visão da qual era o Estado que geria e governava o país.

Com a finalidade única de harmonizar os atritos existentes entre os proletariados e os capitalistas, foi que deram início o surgimento, no século XX, das políticas sociais no Brasil, com o exclusivo intuito de mediar a relação, e não de suscitar o bem estar social na sociedade. Sendo assim, é correto afirmar que a partir do capitalismo surge a política social, não obstante estabelecida através de muitas lutas dos operários sobrevindas das revoluções industriais do século XIX.

Para as políticas sociais alcançarem o que se conquistou hoje, foram imprescindíveis as muitas contribuições e lutas ocorridas desde o período da ditadura e do domínio neoliberal, ocasionando cada vez mais desigualdades sociais.

Ao analisar as Políticas Sociais, é importantíssimo compreender os conceitos existentes e observar os fatores que determinam a adoção das diferentes políticas públicas ao longo da história. É imprescindível ainda atrelar os conceitos com o conhecimento adquirido a partir da vida cotidiana, por meio dos meios de comunicação para abranger a problemática que abrange o tema.

Compreender a história do processo de planejamento das políticas sociais no Brasil, seus conceitos e formas de planejamento adotado pelo estado brasileiro no século XX, nos auxilia criar e recriar políticas sociais interventivas, aptas a propiciar e garantir melhores condições de vida à população, visto que as incoerências sociais, a exclusão, a deficiência de acesso as oportunidades, as discriminações, e as diversas formas de violência ainda faz parte do contexto do brasileiro.

Sendo assim, propõe-se um olhar dialético sobre a histórica brasileira, ressaltando o padrão de relações entre o Estado, o mercado e a sociedade que se faz presente até os dias atuais, não se esquecendo das conquistas legais que foram consolidadas nas décadas de 1980 e 1990.

DESENVOLVIMENTO

Histórico e conceito do processo de planejamento

        Ainda que o homem e a sociedade, desde sempre, tenham se organizado em função de um plano determinado, o termo “planejamento” só foi empregado recentemente, no início do século XX por Taylor e Fayol quando estes estudaram o fenômeno organizacional originado a partir da revolução industrial a literatura científica.

Porém a origem do planejamento advém de diferentes entendimentos na história, pode ter surgido com a arte de guerrear, com Alexandre o Grande (334 a.C.) que obtinha vitórias em batalhas planejadas, quando eram determinadas possibilidades.

Outra possível origem advém da União Soviética, quando foi aplicado um plano no intuito de desencadear o mecanismo de comércio, na concessão e distribuição de produtos. E ainda pode ter originado como método alternativo para racionalizar e adaptar estruturas e equipamentos, colocando-os a serviço de novo modelo assistencial, colocando o termo mais próximo à questão da gestão de instituição.

O primeiro planejamento social nasce como um plano setorial na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1918, quando surgiu o primeiro Plano Nacional de Eletrificação. Entretanto, somente depois de uma década de governo socialista, surge o primeiro plano global, chamado, o Plano Qüinqüenal (1928 a 1932).

Nos primórdios do Século XX, o emprego de técnicas de planejamento era observado nas empresas americanas. O uso do planejamento estratégico, que se resumia na extrapolação de dados estatísticos passados, se torna mais intensivo após a Segunda Guerra , a partir de 1945, com a expansão e a abertura de novos mercados.

Somente após a revolução soviética o planejamento deu subsídio às mudanças almejadas para toda a sociedade. A partir da década de 40, por influência da Organização das Nações Unidas (ONU), o planejamento foi introduzido na América Latina. Na década de 50 a comissão Econômica Para América Latina (CEPAL) desenvolveu um planejamento para desencadear o crescimento de países subdesenvolvidos.

O planejamento é um instrumento que está intrinsecamente atrelada ao exercício da atividade do Assistente Social, visto que, possibilita antecipar determinados acontecimentos, assim como, antecipar as mutações cotidianas que acontecem nos ambientes de vulnerabilidade social.

Como método aplicado para a intervenção, o planejamento permite que profissional desempenha a atividade de investigador, analisando de forma qualificada a realidade das circunstâncias em foco, podendo identificar com mais determinação e agir com mais eficácia sobre a realidade presente.

De acordo com o sistema econômico, a ideologia, o referencial teórico e o momento histórico e político, são inúmeras as conceituações de planejamento. Para Padilha (2001) Planejamento é processo que tem como finalidade, o melhor funcionamento de empresas, instituições, e organizações, através da busca de equilíbrio entre recursos e objetivos. Planejar significa ato de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, identificação e prevenção de necessidades e racionalização de utilização de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, tendo como meta a consolidação de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, tendo como partida os resultados das avaliações.

Sendo assim o planejamento é um instrumento empregado para gerir e alcançar transformações sociais de natureza peculiar e num sentido desejado,ou seja, o futuro pode ser diferente do presente como resultado da ação de mudanças ocasionais específicas e o domínio parcial sobre as variáveis que determinam mudanças

Podem-se apontar três tipos de planejamento, o estratégico, o tático e o operacional, a depender dos prazos estabelecidos. O planejamento estratégico abarca deliberações estratégicas, que são de longo prazo e abrange o ambiente planejado como um todo. Está focada à formulação de objetivos e à seleção de rumos de ação que devem ser seguidos criteriosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com