TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Por:   •  2/5/2018  •  Artigo  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 11

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA: FERRAMENTAS E ESTRATÉGIA DE GESTÃO

mba em gestão pública

RESUMO

O presente trabalho nos mostra a grande importância de um Planejamento Estratégico para as esferas se alinharem em seus padrões e com ele alcançar o sucesso nas suas demandas, nele contém as técnicas de planejamento estratégico, amparado pela administração pública seja ela Federal, Estadual ou Municipal. As informações foram levantadas através de pesquisas na internet, vivencia do dia-a-dia, o mesmo torna-se mais eficiente, e quando acompanhado de ferramentas de controle, torna-se mais fácil as aplicações dos recursos públicos. Nessa linha é preciso mais engajamento de alguns setores da sociedade, participando mais ativamente. Portanto, a finalidade do estudo  foi avaliar o Planejamento Estratégico na Administração Pública, mostrados os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do atual Planejamento Estratégico; averiguar se a Missão do Planejamento Estratégico está sendo atingida  e verificar novos diagnósticos para um  Planejamento Estratégico eficaz.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico na Gestão Pública: Ferramentas e Estratégia de Gestão

ABSTRAC

The present work shows us the great importance of a Strategic Planning for the spheres to align themselves in their standards and with it to achieve success in their demands, it contains the techniques of strategic planning, supported by the public administration be it Federal, State or Municipal. The information was raised through Internet research, living day-to-day, it becomes more efficient, and when accompanied by control tools, it becomes easier to apply the public resources. Along these lines, it is necessary to engage more actively in some sectors of society. Therefore, the purpose of the study was to evaluate the Strategic Planning in Public Administration, showing the strengths, weaknesses, opportunities and threats of the current Strategic Planning; ascertain whether the Strategic Planning Mission is being achieved and to verify new diagnostics for effective Strategic Planning.

Key words: Strategic Planning in Public Management: Tools and Management Strategy


  1. INTRODUÇÃO

Planejamento Estratégico procedimentos vindo da iniciativa privada, sofrendo adaptações e foi embutido na Administração Pública, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. A tradicional ineficiência na prestação de serviços do Estado aos cidadãos brasileiros começou a ser transformada há alguns anos, com a implementação destes modernos conceitos e operações da iniciativa privada nas organizações públicas, o que certamente redundará em serviços de excelência, racionalização dos gastos e emprego competente dos recursos públicos. O presente TCC teve como objetivo avaliar o processo de planejamento estratégico na administração pública, foi realizado uma pesquisa de caráter bibliográfico, as informações foram coletadas através de livros, revistas, internet e a vivencia do dia-dia na administração publica .Planejamento estratégico na Gestão Publica é a base para uma gestão eficiente dos recursos públicos, é de elaboração obrigatória e serve de marco para o desenvolvimento local. Planejamento Estratégico primeiramente é apresentado às fundamentações teóricas, nesta etapa são feitas as considerações e conceituações doutrinárias com citação de vários autores a respeito do assunto, Planejamento Estratégico na administração pública se tornou o grande desafio do gestor público num cenário político cada vez mais de interesses, uma vez que a ele demanda conhecer suas nuances e facetas para bem geri-lo, bem como todo o processo de sua elaboração cuja participação é quase mínima, contribuindo apenas com as informações de resultado de algo por outro planejado. O intuito foi esclarecer as fases do processo de planejamento, Desta forma, ao administrador cabe conhecê-lo desde a sua formulação, compreendendo os conceitos de planejamento estratégico, uma vez que sem tal conhecimento não há como exercer um controle adequado em sua execução. Cabe aqui salientar que ao gestor compete o papel de supervisionar e mensurar a execução do processo, buscando se adequar às metas e indicadores estabelecidos.

2.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico e algumas definições; Ansoff (1990) descreve o planejamento estratégico como um processo analítico com o objetivo de tomar as decisões estratégicas ótimas, tendo como base as variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas. Com isso, o autor define o planejamento estratégico como um processo que orienta a escolha do que se deve fazer. Neste sentido, o processo de planejamento estratégico compreende análise racional dos pontos fortes e fracos internos da empresa compatibilizando os objetivos da organização com as oportunidades oferecidas e as ameaças existentes no meio externo (ANSOFF, 1990). Para Drucker (1998), o planejamento estratégico também é um processo contínuo de tomada de decisão, realizado a partir da sistematização das atividades necessárias à execução das decisões e com a maior quantidade de informação possível. Ainda segundo Drucker (1998), o planejamento estratégico esquematiza o agir agora com a finalidade de produzir um futuro desejado, na qual cada decisão tomada tem um risco envolvido. Neste sentido, o autor afirma que a realimentação do processo ocorre de forma organizada e sistematizada, isso permite medir o resultado das decisões minimizando os riscos. O planejamento estratégico, para Motta (1979), consiste em um processo sistemático de olhar para fora e para frente na construção de uma visão de futuro, isto é, a habilidade de adaptação, flexibilização e transformação da organização frente às rápidas mudanças no ambiente externo, bem como a capacidade de conviver com a ambiguidade Na visão de Ackoff (1990), o planejamento estratégico deve ser elaborado de tal forma que a sua implementação e resultados esperados possam ser monitorados, mas isso exige a especificação das variáveis de acompanhamento. Para Mintzberg (1994) o planejamento estratégico é um processo no qual a organização realiza a programação de quais recursos deve possuir e como serão empregados. Ainda segundo o autor, o planejamento estratégico é um processo formalizado da estratégia criada pelos planejadores. Na visão de Vinzant e Vinzant (1996a) o planejamento estratégico é o elemento central da gestão estratégica de uma organização. Para os autores, o planejamento estratégico é um processo racional que determina os objetivos e a estratégia organizacional. objetivos estratégicos, além de garantir a sustentação financeira no longo prazo. Bryson (2004) sintetiza que o planejamento estratégico é um esforço disciplinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com