TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e Responsabilidade Social

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Ética na Contabilidade

O crescimento de um profissional traz uma grande responsabilidade ética perante a sociedade. No caso de um profissional da área contábil é importante ressaltar que o mesmo deve definir estratégias a serem seguidas, estratégias que visem identificar as responsabilidades dos profissionais da área e definam padrões de relacionamento dos profissionais contábeis para com a sociedade. O comportamento do profissional é que vai delinear a ética de acordo com os valores estabelecidos no código de ética contábil, no qual são abordados conhecimento que qualificam um profissional contábil, esclarecendo como se portar diante dos dilemas decorrentes de sua conduta no exercício da profissão, podendo assim trazer um resultado satisfatório.

Podemos dizer que a ética diz respeito aos princípios de conduta de um indivíduo ou grupo social, sendo que a sociedade vive em constante transformação o que faz com que a evolução da ética se torne automática, de acordo com cada transformação no ambiente no qual é inserida. A ética é, portanto, os princípios que disciplinam as condutas profissionais com o objetivo de chegar ao bem comum.

O contador ao exercer sua profissão ira se deparar com questões éticas nas quais precisa decidir favorecer o coletivo e não o individual, o que muitas vezes é feito sem ao menos perceber, podemos dizer assim que essa é uma decisão ética que se deu por um dilema decorrente de sua profissão, mas a decisão mostra também o dever do contador com a sociedade e a importância do código de ética com um parâmetro para guiar esses profissionais. A conduta ética deve ser rotina na vida de um contador pois suas responsabilidades são extremamente importantes para a construção de uma sociedade. Para que um profissional da contabilidade consiga progredir os princípios éticos devem servir de premissas para as decisões que serão tomadas diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com