TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil e Adaptação em HQ

Por:   •  13/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos considerar a Literatura como sendo a arte representada pelas palavras, assim sendo uma manifestação artística, na qual podemos extrair diversas culturas, histórias, realidades sociais, entre outros.

Através da literatura o escritor e o leitor interagem de forma hedonística, seja o escritor na forma de expressar suas ideias através das palavras com sentidos conotativos ou denotativos, ou seja no leitor qua ao ler extrai da leitura múltiplos significados baseados na refleção e sensações, construindo assim, conhecimentos de si mesmo e de visões de mundo.

A literatura voltada para o “universo infantil”, tem seu início no século XVIII, quando adultos foram despertados para o discernimento de que criança tem quer ser criança e não um pequeno adulto, obsevando assim a necessidade das crianças na interação com a literatura voltada para suas próprias vivências. Começando com a literatura de clássicos para os nobres, literatura de cordel e contos folclóricos para as crianças mais pobres, no qual serviram de bases para a literatura infantil de hoje. Tendo como o primeiro escritor de literatura infantil o autor Perrault, com seus clássicos "Mãe Gansa", "O Barba Azul", "Cinderela", "A Gata Borralheira", "O Gato de Botas" e outros.

Apesar de que na maioria das vezes as histórias infantis remetem à finais felizes, o objetivo continua sendo de expressar através das palavras, o cotidiano vivenciado pelas crianças de maneira lúdica e simbólica, para que ela venha explorar de forma a usar a imaginação, instigando-a à criatividade e a compreensão de mundo em que vive.

Portanto, este mudo da imaginação incentivado pela literatura, proporcionou um universo de histórias, para todos os gostos. Podemos encontrar também adaptações da literatura em filmes, HQs, entre outros.

Proporcionando entreternimento e informação, as Histórias em Quadrinhos é uma t arte em enredos contados em quadros ilustrados com balões de falas, nos quais são utilizados recursos como: elementos

textuais como por exemplo onomatopeias ( palavras que designam sons), elementos visuais como por exemplo expressões faciais ( para demonstrar o que o personagem está sentindo), dentre outros. Precisamente é necessário a coerência entre ambos porque o texto é lido como imagem.

Este genêro textual abrange públicos desde crianças até adultos, permitindo uma interação mais dinâmica com a compreensão do enredo, e a partir disso alguns educadores acreditam que adapatando os conteúdos das disciplinas curriculares como forma de HQ, como alternativa didática, promoverá a interação e diálogos entre o aluno e o conteúdo, consequentemente a compreensão, influênciando assim também o hábito de leitura.

Estivemos em uma das escolas SESI, e pudemos notar que este genêro textual é muito usado na escola como auxílio no processo de desenvolvimento da alfabetização, também notamos a partir da fala de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, que o público dos HQs são os meninos, por acharem os HQs uma leitura mais dinâmica por conta do visual que muito lhes atraem. E portanto, as meninas é um público voltado para a Literatura pois é uma leitura rica nos detalhes. A biblioteca obtem muitas literaturas infantis par atenderem mais ao público infantil, porém os alunos do Ensino fundamental II e o Ensino Médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com