TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

     [pic 1][pic 2]

Universidade Veiga de Almeida

Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda.

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Ronaldo Piloto

Ana Beatriz Verão Malvares

20171107906

Manuella Magalhães

20171101259

Pier Luro

20151109950

 

Cabo Frio – 2019

Modelo de Planejamento – Refrigerante Mirinda

Cenário Mercadológico: As praças que serão alvo da campanha abrangem a Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. As cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, e seus respectivos bairros, que juntas chegam a 538,650 habitantes. Araruama e Cabo Frio são reconhecidas como o principal centro urbano com um dos maiores centros turísticos da Região dos Lagos, com grande comércio. Arraial e Saquarema são conhecidas como as cidades onde os esportes praianos são populares, deixando o assunto sobre a preservação do meio ambiente mais em alta.

A escolha se deve ao número de turistas, chegando a 1,4 milhões durante o período em que a campanha será veiculada, no Carnaval.

Problemas: O lançamento de uma nova marca em um mercado com marcas já consolidadas pode ser considerado um problema. O desafio será constituir um bom posicionamento diante o mercado atual. Porém, isso se torna uma oportunidade a partir do momento que a marca poderá ser posicionada a partir dos erros e acertos dos concorrentes, já possuindo um certo conhecimento do mercado.

Segundo o Ministério da Saúde, o nível de refrigerante consumido pelos brasileiros tem diminuído gradualmente. O nosso objetivo é fazer com que o público não veja o Mirinda como um refrigerante, por isso o desafio é o colocar como um produto mais “natural”, assim como os isotônicos e sucos artificiais.

Oportunidades: O fato do Mirinda ser somente sabor laranja, diminui o número dos nossos concorrentes diretos, podendo consolidar a marca/sabor, primeiro no ramo “laranja”, visto que não são muitos que competem nesse ramo de sabor. O objetivo então, é atingir aqueles que possuem preferência por sabores diferenciados, com intuito de ter um crescimento no público-alvo dessa segmentação.

A campanha será lançada no período do verão, com início em dezembro e término em março, mas o foco principal será o carnaval que, de acordo com a Nielsen, é uma das principais datas sazonais do ano para as vendas de produtos de giro rápido.

Posicionamento: Com as questões dos impactos ambientas em pauta, está nascendo uma nova geração de consumidores que se preocupam com os danos ambientais causados pelos modos de produção dos alimentos e produtos consumidos no dia-a-dia. Os consumidores do Brasil estão mudando seus hábitos de consumo optando por produtos menos agressivos ao meio ambiente.

Tendo consciência deste fato, a campanha decidiu usar o approach social ambiental, SSP (Social Salles Proposition), isto é, proposição de venda social focando no meio ambiente como um diferencial do produto dos demais.

Segundo a ONU, há 13 mil pedaços de plástico a cada quilômetro quadrado dos oceanos. A meta para 2030 é aumentar a conscientização da população quanto essas práticas. O lançamento do refrigerante será previsto para o início de 2020, com garrafas de vidro de diversos tamanhos, diferenciando-se no mercado.

O Brand Awareness  vai estar atrelado a questões ambientais.  Aproveitando todo o potencial das redes sociais e com campanhas que vão deixar claro o seu posicionamento em outras mídias, assim construindo um Share of Mind significativo para o Mirinda.

Estratégia de Marketing: Como estratégia, o planejamento se dá por, ao analisar o fato de que os jovens que são grande parte do público alvo usam em sua maioria o Instagram, utilizaremos o poder do compartilhamento das imagens entre esses usuários. Com a diferenciação da garrafa de vidro, a intenção é mover o público para essas postagens assim proporcionando a visibilidade da marca e diferenciação do Mirinda em torno das outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com