TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio do Planejamento

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  2.338 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

 O Planejamento Estratégico é um processo gerencial importante dentro de todas as empresas de todos os portes e setores. Ter um bom planejamento leva a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se de todas às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

O PRINCIPIO DO PLANEJAMENTO

O planejamento de uma empresa deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados. Podem se separar esses princípios em gerais e específicos.

PRINCIPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO

O princípio de contribuição aos objetivos, o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. No longo processo do planejamento devem-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcança-los em sua totalidade, sempre fazendo a interligação entre eles. 

A procedência do planejamento corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, gestão de pessoas, direção e controle). Na verdade é difícil separar e sequenciar as funções administrativas. A maior influência e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa.

O princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade. Com o planejamento feito, com ele deve aumentar os resultados e minimizar os resultados negativos se ocorrer alguma deficiência apresentada pela empresa, sempre buscando proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.

PRINCIPIO ESPECIFICOS DO PLANEJAMENTO

Na atitude e visão interativa diante do planejamento, Ackoff (1974, p. 28) apresenta quatro princípios de planejamento que podem ser considerados como específicos:

Planejamento participativo: não é o resultado final que é importante, mas sim o processo desenvolvido. Esse processo de elaboração deve ser realizado pelas diversas áreas pertinentes ao processo.

Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem Interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se for cada separado de qualquer outra parte da empresa.

Planejamento integrado: são os vários escalões de uma empresa, principalmente as de grande e médio porte, devem ter seus planejamentos integrados.

Planejamento permanente: ela é exigida pelo próprio ambiente empresarial, porque nenhum plano tem o seu valor por muito tempo.

O executivo tem que que estar sempre atento sobre o princípio do planejamento, porque assim terá uma base mais sólida para a decisão aos processos do planejamento da empresa.

PARTES DO PLANEJAMENTO

  • Planejamento dos fins: é a especificação desejada do futuro, a visão, os valores, a missão, os propósitos, os objetivos, os objetivos funcionais, os desafios e as metas.
  • Planejamento dos meios: caminho que a empresa chega no estado desejado, expansão da capacidade produtiva e diversificação dos produtos. Onde tem a escolha de macro estratégias, macro políticas, estratégias, políticas, procedimentos e procedimentos e processos.
  • Planejamento organizacional: esquematização organizacional para realizar os meio propostos. Aqui tem se a estrutura da empresa em unidades estratégicas de negócios.
  • Planejamento dos recursos: preestabelecer os recursos humanos, tecnológicos e materiais, e determinar a origem da aplicação dos recursos financeiros, no planejamento dos recursos, é onde tem o estabelecimento dos programas, projetos e planos de ação para o alcance do futuro desejado.
  • Planejamento da implantação e do controle: é a atividade de planejar o acompanhamento da implantação do empreendimento, e avaliação dos resultados apresentados.

TIPOS DE PLANEJAMENTO 

Os grandes níveis hierárquicos, se dividem em três tipos de planejamento:

  • Planejamento estratégico.
  • Planejamento tático.
  • Planejamento operacional.

Planejamento estratégico: é o processo administrativo que traz sustentação metodológico para estabelecer a melhor direção que vai ser seguida pela empresa, o planejamento estratégico é de responsabilidade do mais alto nível escalão da empresa.

Planejamento Tático: é o método administrativo que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Ele é feito pelo nível intermediário da empresa, tem como finalidade a utilização dos recursos disponíveis para o fechamento dos objetivos pré fixados.

Planejamento operacional: é a formalização, através de documentos escritos, das metodologias dos desenvolvimentos e a implementação dos resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.

Dentro do planejamento estratégico toda e qualquer empresa tem uma forma de estabelecer decisões e ações estratégicas. Dentro do planejamento estratégico, a empresa espera conhecer e melhorar os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e a ameaça.

  1. Ponto forte: é a diferença que a empresa tem em relação a outras empresas, que lhe proporciona uma vantagem operacional, onde estão os assuntos não controláveis pela a empresa.
  2. Ponto fraco: conhecer e eliminar os pontos fracos dentro da empresa, é uma desvantagem dentro do ambiente operacional dentro da empresa.
  3. Oportunidade: conhecer e desfrutar de todas as oportunidades externas, isso pode favorecer as suas ações estratégicas, desde que ela seja conhecida e aproveitada.
  4. Ameaça: conhecimento e evitar as ameaças externas, é os obstáculos que tem para prejudicar as suas ações estratégicas. Ela pode ser evitada ou não, se ela for conhecida logo no começo e em tempo hábil.

FASE DA METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS

Quando levam em consideração a metodologia para o desenvolvimento do planejamento estratégico nas empresas, tem duas possibilidades. A primeira é que define como um todo aonde se quer chegar, e depois disso tudo, estabelecem como as empresas está chegando na meta estabelecida. A segunda estabelece como um todo onde a empresa está e depois aonde quer chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com