TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Raciocínio Criativo

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Raciocínio criativo

Segundo o livro é um equivoco pensar que, a “lâmpada” criativa não necessita de combustível ou que o obvio não surpreenda, é tudo uma questão de criatividade e não, a criatividade não surge do nada como a “lâmpada”, ela vem sim de uma forma natural, como pensar, mas para pensarmos necessita informações, a criatividade também é alimentada pelas tais.

Portanto a qualidade do trabalho está diretamente ligada à habilidade de recolher e combinar informações, pois no processo criativo são necessários dois tipos de dados. Os dados fornecidos pelo anunciante no briefing (que nem sempre está correto e claro) e os dados que está na nossa bagagem de vida. Todas as informações trazidas da vida podem servir de exemplo e parâmetro para construir um anúncio. Na publicidade deve se estar aberto a informações, deve se cultivar a oportunidade de reflexão, estimulando a sensibilidade para que ela retribua com inspiração criativa. A criatividade requer paixão. Devemos ser apaixonados pela vida em si. Coisas que nos mexem os sentimentos e sentidos provocam e estimula ainda mais nossa criatividade. Acreditando, tendo fé e envolvimento nos apaixonamos pelo que vamos fazer. Paixão é mais que ter afeição, é encantamento. O encantamento pode ser uma grande chave para a criatividade, pois ele não precisa ser de algo bom, algo ruim talvez basta surtir efeito.

Todos os estímulos que induzem a reflexão é um exercício muito importante para o desenvolvimento da inteligência. Exercitar a inteligência faz com que os horizontes estejam sempre em desenvolvimento e assim aumentando cada vez mais as informações arquivadas em nosso inconsciente para que em alguma oportunidade seja usada. O criativo se diverte com tudo que lhe propõe a multiplicidade é o que encoraja, o criativo capta e adora faze lo. O pensar move o criativo.

A ação publicitária leva consigo o propósito de marketing e um conceito de comunicação que deve transpor a intenção. Se deve assim fazer uma otimização do investimento e tornar o anuncio memorável. É importante trabalhar a informação de forma inesperada adequando à necessidade diferenciação dos grupos, sendo assim necessário compor o contexto para que a intenção do marketing se traduza em objeto de desejo.

O marketing monta o briefing e nele esta presente as informações básicas de como a agência deve formular a propaganda. No caso do anuncio da vodka smirnoff o marketing aponta a internacionalidade que para nos brasileiros é um prestigio. Os criativos usam disso tornando a smirnoff um produto de luxo por estar presente em 143 países e para complementar o avião, um país exótico e o casal por ter a ilusão de um conforto emocional. Enfim, o criativo vende uma bela e agradável ilusão.

Às vezes o criativo precisa pensar “ao contrario” para que uma pergunta não feita apareça e da resposta encontre a peça chave, ou ate mesmo pensar ao contrario em relação a um briefing dado pelo anunciante para que surja uma extraordinária idéia.

No caso da Bombril foi exatamente o que aconteceu. Foi pensando ao contrario que a DPZ criou uma campanha publicitária que se tornou uma das mais duradouras e famosas do Brasil. A propaganda tinha como apresentador Carlos Moreno sério e seguro, mas totalmente diferente dos demais apresentadores de produtos do mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com