TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.668 Palavras (23 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 23

 

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

R: O exercício filosófico envolve etapas desde o levantamento de conhecimentos e valores cotidianos ate posicionamento livre sobre tais conhecimentos. Conforme o autor Luckesi (2011), admitir que a vida seja administrada por diversos valores e crenças é uma suposição para o exercício filosófico, composto por três passos:

Relacionar os valores que nos orientam, individual e coletivamente, ou seja, tomar ciência das crenças, princípios, sentimentos, práticas e superstições que conferem sentido à nossa existência e à vida societária.

Nesse primeiro passo, a proposta é fazer um levantamento dos valores que orientam a nossa prática, como um objeto de estudo e reflexão, pois esse inventaria jamais será desvendado. Se a análise estiver voltada para a família, investigar-se-ão os valores que as guia, buscando a origem dos seus, isto é, seus elementos históricos e culturais.

Feito o levantamento dos valores, o segundo passo envolverá a crítica, ou seja, o questionamento das práticas e princípios norteadores. Para isso será preciso questiona-los de todas as maneiras, para verificar se são significativos e, de fato, correspondem ao sentido que se pretende conferir à própria vida. E por ultimo desenvolver uma investigação mais aprimorada, em estudos e pesquisas sobre o assunto analisado, que liberaram ao sujeito associar conhecimentos científicos para elaborar ideias originais ou reelaborar os argumentos.  

  1. O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.

R: Acreditasse que não, pois o método de Sócrates, enfatiza que é importante retomar  seus últimos  instantes  de  vida.

  1. Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.

R: Afirma Platão, na busca pelo conhecimento, o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade:

Mundo Inteligível: refere-se ao mundo das ideias gerais, no qual as coisas são eternas, imutáveis, perfeitas, únicas e verdadeiras.

Mundo Sensível: é o mundo dos fenômenos, ou seja, tudo aquilo que é acessível aos sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar).

Comparando o mito da caverna para o a pedagogia educacional, é preciso investigar se  a prática  pedagógica  empreendida  tem contribuído  para  despertar  a  consciência  dos alunos,  para  instigá-los  a  elaborar  novos conhecimentos, a decifrar as ideologias e superar  o senso comum.  A educação deve possibilitar ao educando sair da caverna, ou seja, da ignorância e conduzi-lo ao conhecimento.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

R: Para o filósofo, a Educação e a virtude são similares e contribuem para a construção da excelência moral para consolidar o aprendizado do homem em sua integridade, preparando-o para os inúmeros desafios do mundo contemporâneo.

Aristóteles já compreendia o ensino educacional como uma virtude democrática a ser construída com base na disciplina e no hábito. A Educação do homem, em sua integridade, deveria abranger os diversos campos do saber, com um enfoque sobre o desenvolvimento moral e cívico, além do aprimoramento dos valores internos.

"A educação, para Aristóteles, é um caminho para a vida pública". Cabe à educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudência e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa - "o que não é demais nem muito pouco", nas palavras do filósofo.

A excelência moral e intelectual pode ser adquirida por meio da educação em uma propensão muito maior pelo exemplo oferecido pela sociedade, pelos amigos e familiares.

Para Aristóteles o potencial humano se desenvolve a partir do aprimoramento dos valores internos. Por ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e política, em geral, e a educação, em particular, têm a responsabilidade de fornecer essas condições.

  1. Compare a Patrística e a Escolástica.

R: Patrística: entende-se o período do pensamento cristão que se seguiu à época neotestamentária, e chega até ao começo da Escolástica: isto é, os séculos II-VIII da era vulgar. Este período da cultura cristã é designado com o nome de Patrística, porquanto representa o pensamento dos Padres da Igreja, que são os construtores da teologia católica, guias, mestres da doutrina cristã.

Portanto, se a Patrística interessa sumamente à história do dogma, interessa assaz menos à história, em que terá importância fundamental a Escolástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (112.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com