TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Filosofia Gestão Educacional

Por:   •  30/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

FILOSOFIA – 7º SEMESTRE

        

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA III:

GESTÃO EDUCACIONAL

[pic 3]

HHHHHHHHHHHH

2021

HHHHHHHHHHHHHH

ESTÁGIO CURRICULAR EM FILOSOFIA III:

GESTÃO EDUCACIONAL

Relatório apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular em Filosofia III – Gestão Educacional do Curso de Licenciatura em Filosofia.

[pic 4]

HHHHHHHHHHHH

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .....................................................................................................        07

1   LEITURAS OBRIGATÓRIAS ..........................................................................        05

2  O REGIMENTO ESCOLAR – PPP E SUA UTILIDADE NO ÂMBITO DA GESTÃO    ESCOLAR,    COM    DESTAQUE    PARA    A    ATUAÇÃO   DA

EQUIPE DIRETIVA. ............................................................................................. 07

2.1. Qual a função do regimento no ambiente escolar? .................................. 07

2.2. Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar? ................ 08

3   CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA ....................................... 08

3.1 Descreva quais são as principais atribuições do(a) diretor(a) da

escola:............................................................................................................... 08

3.2 Descreva a  atuação   desse   profissional   quanto  ao  atendimento

Aos alunos e aos docentes :............................................................................. 09

4   PLANO DE AÇÃO ...........................................................................................        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS  ...............................................................................        12

REFERÊNCIAS ...................................................................................................        13

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo apresentar as analises e reflexões sobre a Gestão Escolar, assim como atender aos requisitos obrigatórios do programa de Estágio Curricular em Filosofia III, realizado no sétimo semestre do curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Nordeste do Paraná – UNOPAR.

 Diante do contexto pandêmico vivenciado nos últimos dois anos por conta do Covid-19 é sabido que as aulas presenciais em todos os níveis da educação brasileira encontravam-se suspensas até o último mês de dezembro próximo passado. Todavia, colhendo os resultados de sucesso demonstrado pela eficácia vacinal em combate ao supracitado mal pandêmico, o corrente ano iniciou-se com um tímido e gradual retorno a sua normalidade, consequentemente, também em suas atividades educacionais, ainda que este retorno se mostre parcial e/ou limitado em algumas regiões do país, de maneira que, a realização do presente estágio em todo o seu bojo do programa original teve que ser remodelado a fim de adaptar-se ao presente contexto, deixando uma lacuna no que diz respeito à percepção da atuação prática de uma forma mais abrangente.

        Todavia, de não menos inferior importância e valia, o programa foi readaptado com dinamismo, conservou a essência daquilo que se pode exigir para o bom aproveitamento da disciplina.

        O período de abrangência do estagio de Gestão Educacional foi de 07 de fevereiro a 30 de abril do corrente ano. Tendo como proposta norteadora solidificar os pensamentos e valores que devem permear a prática da Gestão Educacional com ênfase na democratização escolar, de acordo com as leis e normas educacionais vigentes e refletindo sobre a inserção destes valores, voltado a ação humanizante em prol de uma gestão que respeite e valorize o contexto histórico, cultural e social, bem como o papel dos atores colegiados na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico.

        A proposta metodológica é apresentar uma analise sobre o projeto de Gestão Educacional que valorize uma gestão democratizante, baseado em ordenamentos legais, demonstrando as importantes benesses desse modelo de gestão.

1. LEITURA OBRIGATÓRIA

O artigo intitulado Gestão Escolar e Democratização da Escola: Desafios e possibilidades de uma construção coletiva, de autoria de Elisangela da Silva Bernardo[1], Amanda Moreira Borde[2] e Leonardo Meirelles Cerqueira[3], traz como proposta principal a apresentação de uma analisar sobre a gestão escolar na perspectiva democrática a partir de ordenamentos legais e da literatura, com percurso metodológico de cunho qualitativo, com foco na pesquisa bibliográfica e documental.

É destacável ressaltar de antemão a observação que os autores faz sobre:

 A observância da legislação nacional foi de grande valia para construção dessa investigação, pois nos apresenta como as normativas da educação brasileira são traçadas no percurso da história nacional, principalmente após a ditadura militar e um processo de redemocratização do país no qual a gestão democrática está prescrita desde a Constituição Federal, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 e no Plano Nacional de Educação (2014-2024). (Bernardo, et al, 2018, p.31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (419.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com