TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sera que temos obrigacao moral de reduzir a pobreza

Por:   •  2/6/2019  •  Ensaio  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 2

Será que temos obrigação moral de reduzir a pobreza?

Nem todos os países têm o mesmo desenvolvimento económico e social, sendo subdivididos em países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Entre estes grupos de países, existem enormes disparidades na distribuição da riqueza pela população, no acesso à educação, à saúde e a água potável e na qualidade de vida e de habitação. Estes desequilíbrios entre estes dois grupos faz com que uns sejam relativamente ricos e outros estejam num estado de pobreza extrema. Mas o que é isso de pobreza? Pobreza é a condição de quem é pobre, ou seja, que não tem as condições básicas para garantir a sua sobrevivência com qualidade de vida e dignidade.

Todos sabemos que é moralmente correto ajudar as pessoas mais desfavorecidas, mas teremos obrigação moral de o fazer?

Analisemos os conceitos de obrigação moral e obrigação legal.

Obrigação moral consiste num dever de consciência, ou seja, um indivíduo realiza ações não por obrigação, mas sim de sua livre e espontânea vontade.

A obrigação legal consiste na obrigatoriedade de um indivíduo realizar (ou não) uma dada ação.

Segundo os utilitaristas, nós temos o dever de ajudar os mais desfavorecidos de forma a aumentar o bem-estar da generalidade da população, uma vez que a pobreza representa um grande mal da nossa sociedade e poderá estar ao nosso alcance ajudar os mais desfavorecidos, sem sacrificar nada de importante para o nosso bem-estar. Este grupo defende que ao não fazermos nada para reverter esta situação, cometemos uma grave falha moral, pois temos de nos dedicar àqueles que vivem em grande miséria.

Já os deontologistas têm uma ideia oposta aos utilitaristas. Afirmam que uma ação é moralmente correta quando realizada por dever. A deontologia defende a ideia de que não somos moralmente obrigados a ajudar os mais pobres, quando não somos a causa do problema.

Eu considero que temos obrigação moral de ajudar os mais pobres, porque estamos a realizar uma boa ação e não é necessário sacrificar muitos bens para ajudar aqueles que mais necessitam.

Há pouco tempo, assistimos à solidariedade da população portuguesa, reunindo donativos para ajudar as vítimas dos incêndios, no entanto, parte destes bens foram desviados. Como podemos ter a certeza que a doação chegará aos mais carenciados?

Outra objeção ao utilitarismo, é a dependência dos governos dos países menos desenvolvidos ao financiamento externo,  levando à passividade destes países, para encontrarem mecanismos para se desnvolverem.

Apesar de tudo, eu acho que é uma obrigação, para as pessoas com mais possibilidades, doarem uma pequena parte dos seus bens para aumentar o bem-estar mundial porque, os mais ricos, não tem legitimidade de  valorizarem o seu bem-estar sobre os mais pobres. Sendo assim, haveria uma maior repartição da riqueza.

Bibliografia:

Lições de Filosofia 10º ano

Novos Contextos 10º ano

Webgrafia:

https://eco.sapo.pt/2018/07/19/meio-milhao-em-donativos-para-pedrogao-grande-foram-desviados/

https://queconceito.com.br/obrigacao-moral

https://www.unric.org/pt/ods-link-menu/31955-goal-1-end-poverty-in-all-its-forms-everywhere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com