TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Agrária no Ensino de Geografia: reflexões e metodologias.

Por:   •  30/4/2019  •  Monografia  •  10.425 Palavras (42 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 42

A questão agrária no Ensino de Geografia: reflexões e metodologias.[1]

Ana Paula Feitosa Cesar

Graduanda em Licenciatura em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás

anapaula7824@outlook.com

The agrarian question in the Teaching of Geography: reflections and methodologies.

RESUMO: Diante dos ataques midiáticos e ignorância de parte da população sobre as minorias que pertencem ao espaço rural, considera-se importante repensar o ensino de espaço rural na educação básica. Com base nisso, esse artigo objetiva refletir e propor uma sequência didática que contribua para esse ensino. Para isso, usufruímos de diferentes linguagens e metodologias para entender o espaço rural de maneira crítica e significativa.

Palavras-chave: ensino de geografia, espaço rural, sequência didática.

ABSTRACT: In the face of media attacks and ignorance on the part of the population about the minorities that belong tothe rural space, it is considered importante to rethink the teaching of rural space in basic education. Based on this, this article aims to reflect and propose a didactic sequence that contributes to this teaching. For this, we enjoy diferente languages ​​and methodologies to understand the rural space in a critical and meaningful way.

Keywords: teaching of geography, rural space, didactic sequence.

Introdução

O ensino de geografia depende de uma tríade que se complementa, a saber: o currículo, o livro didático e a formação do professor (LIBÂNEO, 2001). Embora os documentos oficiais que estabelecem os parâmetros para a elaboração dos currículos tenham como expectativa uma aprendizagem ampla sobre o espaço rural e a relação cidade-campo, é a formação do professor que vai possibilitar uma mediação abrangente e que seja capaz de trazer elementos que eventualmente o livro didático não aborde. Essa mediação abrangente envolve uma série de fatores, a vertente metodológica que o professor se orienta, sua concepção de ensino/aprendizagem e os conhecimentos prévios que os alunos dispõem.

Na formação acadêmica em Geografia as disciplinas e eventos científicos relacionados à temática de geografia agrária propiciaram o despertar para a relevância de se trabalhar desde o ensino básico as concepções e ideologias construídas acerca do espaço rural, a fim de superar a fragilidade no ensino dessa temática, muitas vezes abordada de maneira superficial e sem considerar a heterogeneidade do espaço rural.

Isso acontece devido a uns fatores, a começar pela restrição que a maioria dos livros didáticos possuem, assim, pela restrição no número de páginas para cada capítulo é difícil fazer uma exposição ampla (CASTROGIOVANNI, 2003). Outro aspecto é com relação a quantidade de aulas dedicadas para a temática, muitas vezes insuficiente. Porém, na graduação em Geografia, em um semestre (podendo se estender para dois) a temática do espaço rural é trabalhada de maneira mais aprofundada. Portanto, é fundamental que a formação de professores de Geografia se preocupe com uma geografia escolar conectada a realidade social e relacioná-la a fatos ocorridos no passado, ou seja, formar professores capazes de usar conhecimentos por ora, restritos a academia e mediá-los na escola.

O objetivo desse artigo é indicar possibilidades metodológicas para o ensino de espaço rural. Para isso, houve a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. Optou-se por elaborar e aplicar uma sequência didática em cada turma pensando em avaliar a receptividade dos alunos ao conteúdo e as diferenças entre a assimilação de conceitos. Essa sequência conta com diferentes linguagens e metodologias para um ensino em que a geografia crítica possibilita evidenciar o sujeito do campo subjetivamente e espacialmente, assim como a questão agrária por um viés socioambiental.

Com relação à metodologia, esta é uma pesquisa do tipo participante, que tem como fonte uma revisão bibliográfica e resultados qualitativos. A revisão bibliográfica colaborou com o entendimento teórico da questão agrária e do ensino de geografia. A partir disso, a sequência didática foi elaborada, aplicada e contou com uso de recursos didáticos como imagens, músicas, documentários, reportagens jornalísticas, ou seja, diferentes linguagens que conseguissem proporcionar uma ampla visão do espaço rural e do sujeito do campo subjetivamente e espacialmente.

As sequências didáticas foram aplicadas em uma escola particular localizada no Nova Esperança, setor periférico de Goiânia e local de trabalho da pesquisadora. A escola conta com um perfil socioeconômico de alunos de classe média a alta. O 7º ano possui 43 alunos e o 2º ano possui 31 alunos.

A divisão dos tópicos foi feita em três partes. Na primeira, é feita uma fundamentação teórica sobre o conceito de espaço rural com base em autoras e autores como Marques (2002), Lefebvre (2006) e outros. A partir disso, é feita uma averiguação sobre o ensino de espaço rural na educação básica conforme as orientações nacionais e estaduais.

No segundo descrevem-se as metodologias, estratégias de ensinagem, linguagens, operações de pensamento que contemplem o ensino de geografia tendo como referencias diversos autores, dentre eles Anastasiou e Alves (2004) e Cavalcanti (2013).

No terceiro tópico explicamos as aulas e os resultados da sequência didática no sétimo ano, junto a uma fundamentação teórica acerca do ensino de geografia e geografia agrária com, auxilio de autores como Cavalcanti (2013), Camacho (2008), Borges (2017), Oliveira (2004) e outros.

No quarto tópico essa explicação das aulas e do resultado da sequência didática também acontece, porém com menos fundamentação teórica visto que ela já é feita com conceitos similares na sequência do 7º ano.

Ensino de Espaço Rural na Educação Básica

Para entender como se dá o ensino do espaço rural na educação partiu-se inicialmente da interpretação dos documentos oficiais que orienta o currículo a ser seguido nas escolas do país.

Para propor e refletir sobre linguagens e metodologias para o ensino do espaço rural, foi preciso uma análise dos possíveis conceitos desse espaço a partir de referencial teórico específico da Geografia. No Brasil, os conceitos oficiais de rural e urbano envolvem critérios político-administrativos, como a densidade populacional, total de área urbanizada e número de habitantes (MARQUES, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com