TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

  1. Mesmo tendo a consciência de que a Geografia faz parte de nossas vidas e de tudo o que nos cerca, existem muitos alunos que afirmam não gostar dessa disciplina. Quais as razões para que isso aconteça?

  1. Relacione os assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se estão ligados à realidade em que vivemos e que interferem em nossas vidas.
  1. Que estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?
  1. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?
  1. Explique as diferentes correntes geográficas: Tradicional, Pragmática e Crítica, evidenciando a forma como o ensino da Geografia é direcionado em cada uma delas.
  2. Quais as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica? Assinale a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.
  1. Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas, no Brasil? Explique-as.
  1. Pesquise em outras fontes e demonstre quais as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

  1. Por que a Geografia tem se mostrado tão desmotivante para o aluno? De que forma essa realidade pode ser modificada?

  1. Observe e registre as transformações no espaço ocorridas, nos últimos 10 anos, na região em que você nasceu ou na qual você vive.
  1. Descreva as estratégias didático-pedagógicas necessárias para ensinar os alunos de anos iniciais do ensino fundamental a se guiarem por mapa.
  1. Em Geografia, o que se estuda e o que é preciso aprender sobre água?
  1. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Baseando-se no pensamento de Milton Santos, explique como acontece a transformação de um espaço natural em um espaço geográfico.

  1. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.
  1. O que faz com que os espaços da natureza sejam alterados? Dê exemplos.
  1. Tendo como base os ensinamentos de Milton Santos, como você descreveria uma paisagem? Justifique sua resposta.
  1. Baseando-se na leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quais meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que as crianças conheçam e se sensibilizem com os problemas socioambientais e desenvolvam os conceitos e competências em Geografia?
  1. Pesquise o que são fenômenos sociais, culturais ou naturais, explicando como tais aspectos inferem no ensino da geografia.

8. Faça um plano para uma excursão (pesquisa de campo) com os estudantes contendo os seguintes itens:

I. Justificativa da excursão (importância, viabilidade);

II. Objetivos (o que os estudantes devem aprender utilizando verbos como: compreender, desenvolver atitudes de..., conhecer..., identificar..., distinguir... e outros);

III. Local, data, horário, meios;

IV. Recursos: o que levar, como se vestir;

V. Programação: locais, o que observar, como observar, o que registrar;

VI. Estratégias: o que e como fazer: cavar, colher amostras, tirar fotos, escrever;

VII. Avaliação: descrever como será feita a avaliação da pesquisa de campo.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Que estratégias o professor deve utilizar para desenvolver nos alunos atitudes de preservação da natureza?

2. Liste, no mínimo, cinco manifestações da natureza e explique como as crianças podem desenvolver habilidades para identificá-las ou compreendê-las.

3. Atualmente, intensificou-se a poluição sonora que invade a privacidade e o direito ao sossego de muita gente. Como esse assunto deve ser trabalhado com as crianças?

4. Descreva 10 estratégias a serem utilizadas para que os estudantes aprendam Geografia de forma mais permanente e eficaz.

UNIDADE 3

A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (305.4 Kb)   docx (99.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com