TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Geografico

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

O autor nos diz que cada sistema temporal coincide com um período histórico, sendo assim, ele nos apresenta cinco períodos desses sistemas: 1) Período do comércio em grande escala 2) Período da industria de manufatura 3) Período da revolução Industrial 4) Período Industrial 5) Período Tecnológico Cada um desses períodos retrata um conjunto de ações sobre os países subdesenvolvidos. Esses conjuntos são diretamente responsáveis pela evolução do espaço geográfico nestes países.

 PRIMEIRO PERÍODO O primeiro período foi caracterizado pela grande comercialização, sobretudo, dos excedentes agrícolas produzidos na época. Um fator importante à ser considerado é a localização (posição geográfica) das colonias de comércio; elas deveriam ter uma posição estratégica, visto que, os meios de locomoção ainda eram rudimentares.

SEGUNDO PERÍODO O enriquecimento das cidades, por meio deste comércio do período precedente, foi o motivo que impulsionou a instauração do segundo período, que constituiu na produção manufatureira.

TERCEIRO PERÍODO Junto à industrialização, ocorreu a chegada do período da revolução industrial. A urbanização e a industrialização se desenvolveram bastante e foram acompanhadas por um aumento de produtividade nas áreas rurais. Com isso, a produção era suficiente para consumo interno.

 QUARTO PERÍODO A segunda revolução industrial chega e traz consigo nova tecnologias. Desta vez o foco da revolução também se dá na produção de energia e ao transporte, não somente aos produtos. A zona rural esvaziou, porém não se tornou um problema considerável, visto que, países conseguiam exportar de muito longe seus produtos necessários.

QUINTO PERÍODO O quinto período é o período técnico-científico. Período marcado por grandes inovações tecnológicas e pelos grandes avanços industrias e do capital. A tecnologia aparece como a principal condição para o “crescimento”, e esses países que possuem as mais adiantadas tecnologias eram também os mais “desenvolvidos”; as industrias e as atividades servidas por uma tecnologia desenvolvida estão assim dotadas de um maior crescimento e dinamismo. As nações com maiores poderes econômicos concentram 2/3 dos seus recursos para a pesquisa nas indústrias mais avançadas em contra partida só destinam 1/3 para as indústrias de pouco dinamismo, já nos países chamados de “subdesenvolvidos” 40% de seus recursos são destinados para indústrias que estão quase estagnadas e menos de 1/3 para as industrias desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com