TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTA - ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade: I

Nome: Leonardo de Castro Mesquita

RGM: 22469931

Título: Atividade Reflexiva I

A busca incessante pela melhor forma de transmissão do conteúdo, leva o professor a realizar constantes questionamentos durante a preparação das suas aulas. Muitos conteúdos por serem bastantes complexos devem ser analisados e confrontados como poderiam ser apresentados em sala de aula, pois é certo que nem sempre o método tradicional, exposição de conteúdo escrito em quadro, replicado pela grande maioria dos docentes é a melhor maneira para transmissão do conteúdo.

O relatado no item I, apresenta características do modelo tradicional já vivenciado por muitas décadas, não que esta forma não apresente suas vantagens, porém com a possibilidade de recursos tecnológicos, como mapas virtuais, realidade aumentada, este modelo vem perdendo espaço no cotidiano das salas de aula, pois este modelo passou a ser cansativo e sem grandes estímulos para os estudantes da atual geração Z, dominantes das tecnologias, reduzidos interesses desta maneira de aprendizagem.

A leitura é fundamental para que possamos compreender cada conteúdo, porém este modelo I, não garante que, mesmo que um aluno tenha um bom desempenho na avaliação, que o conteúdo foi absorvido de forma satisfatória pelo estudante para momentos posteriores ao teste proposto pelo professor, garantindo apenas um momento de necessidade para uma determinada situação.

Com relação ao modelo II, foi criado uma situação após as devidas orientações da professora, de um ambiente de investigação sobre as condições do tema proposto em sala, promovendo uma busca por informações para o debate do tema entre os alunos, buscando entender o motivo do conflito acerca do abastecimento de água. Esta situação provoca um aguçamento para o entendimento dos motivos que ocasionaram as situações do tema bem como propositura de condições para evitar consequências graves ao meio ambiente e tratamento correto aos recursos naturais.

Além da discussão do tema a condição da pesquisa proposta no segundo momento após o debate, força mais ainda, ao entendimento das condições que levaram aos conflitos do abastecimento de água bem como uma maior fixação do conteúdo discutido em sala de aula consolidando na atividade final em desenvolver um texto apresentado as informações sobre o tema estudado em apresentação de um texto além do o conteúdo debatido e pesquisado além de apresentar um texto do conteúdo estudado bem como fixar este conteúdo de maneira mais ativa. Pois no segundo caso, a fixação é bem efetiva em relação ao primeiro caso tendo em vista apenas a propositura da aula expositiva.

Bibliografia

FIORI, Vivian. Práticas de Ensino em Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Local de publicação: Ed. Cruzeiro do Sul Virtual, São Paulo.

CASSAB, Clarice. Reflexões sobre o ensino de Geografia. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 13 n. 1, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/%20livro052.pdf Acesso em: 12/03/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com