TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo: A Questão Política das Mudanças Climáticas

Por:   •  21/8/2016  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

RIBEIRO, Maria Luiza; ANDRADE, Thales Haddad Novaes de. A Questão Política das Mudanças Climáticas– 2011. Disponível em: http://www.revistabrasileiradects.ufscar.br/index.php/cts/article/viewFile/137/59. Acesso em: 15 set. 2014.

Resenha do artigo: A Questão Política das Mudanças Climáticas

Gabriel da Silveira Ângelo

Acadêmico do Curso de Geografia-Licenciatura

Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC,Av. Universitária-Bairro Universitario ,1105 –Criciúma-SC

O artigo elaborado por Maria Luiza Ribeiro e Thales Haddad Novaes de Andrade, intitulado como A Questão Política das Mudanças Climáticas Publicado pela Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade (SP) no ano de 2011 possibilita um campo de visão para o leitor sobre o contexto das mudanças climáticas a nível mundial.

Os autores trazem o artigo com base dos estudos apresentados pela comunidade científica a partir da década de 70, desde então os estudos visão as alterações do clima urbano e do campo a nivel mundial. Entretanto os autores trazem a discussão de modo histórico, pegando correlação das mudanças climáticas naturais e destacando a revolução industrial e o surgimento do capitalismo como o estopim motivador dos problemas climáticos atuais. Os autores trazem o assunto como base, dos relatórios do IPCC Intergovernmental Panel on Climate Change,e outros  materiais comunidade cientifica,desde então onde abordam as políticas internacionais sobre o clima.

Seguindo este paralelo os autores destacam as alterações causadas a partir da revolução industrial no século XIX, pegando o desenvolvimento maquinário e tecnológico,como o maior causador das alterações climáticas atuais . Os autores destacam, quanto maior a estrutura de produção do sistema ,maior é o impacto ambiental,entretanto a liberação de poluentes como o CO2 são os grandes causadores do desequilíbrio climático pois propiciam vários problemas como o aquecimento global,chuva acida,descongelamento das geleiras etc.

Dentro desta perspectiva, as mudanças climáticas  são  tidas como um alerta para o que pode vir de pior,segundo os autores colocam que com essas alterações significativas estamos caminhando para um descontrole total,ou seja no atual estagio de liberação de CO2 estaríamos caminhando a passos largos para a destruição da nossa própria espécie. Os estudos nos mostram mesmo se pararmos, ainda assim continuaríamos em estado de risco por muitos anos.

Os autores relatam que a partir da década de 70, os estudiosos começaram a perceber as alterações climáticas de forma violenta, sendo assim os estudos passaram a se intensificar até os dias atuais.Hoje este tema é tratado na agenda internacional dos países .Nestas quatro décadas os estudos sobre as mudanças climáticas se intensificaram mas no entanto existem contradições.Hoje o assunto sobre alterações climáticas  não vem sendo  mais tratado como um tema regionalizado,e sim como um fator de escala mundial.

Conforme os autores retratam sobre as políticas apresentadas, as políticas ficam apenas no ilusionismo ideológico do capitalismo, desde que as medidas proposta não cumprem um resultado que solucione o problema.

Nas ultimas décadas nos deparamos com vários problemas climáticos fora do comum, destacando principalmente o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, que afeta diretamente não só o clima, mas também outros aspectos como o socioeconômico que atinge diretamente na relação campo e cidade. Desde então as medidas não estão sendo tomada de forma eficaz pelas nações mundiais, a lógica produtiva está à cima de todos os interesses .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com