TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – HG

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Resposta: Pré-história é o período longo desde o surgimento da humanidade à invenção da escrita e é dividida em três grandes períodos: o Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

- Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: neste o homem utilizava pedra lascada como principal arma de caça, era nômade e caçador-coletor, por isso a necessidade de estar sempre se deslocando, para conseguir alimento e caça. Sua ferramenta era confeccionada com pedras afiadas no chão para conseguir matar sua caça, utilizava como ferramenta também madeiras e ossos confeccionados da mesma maneira que o armamento de pedra. Descobriu o fogo, sendo neste período que surgiu a linguagem oral, os rituais religiosos e as manifestações artísticas.

- Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida: foi um período de grandes mudanças, o homem passou a sedentário, pois devido ao desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais, já não havia a necessidade de mudanças para garantir a alimentação. Com tal acomodação surgiu a sociedade, que necessitou ser estruturada e organizada com tarefas distribuídas aos membros do grupo.

- Idade dos Metais: foi marcada pelo desenvolvimento da metalúrgica, das trocas comerciais e das primeiras cidades, sendo de suma importância para a humanidade, pois foi possível a fabricação de ferramentas e de armas de metais, substituindo os que eram fabricados a partir de pedras, madeiras e ossos.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Resposta: Idade Antiga se estende desde o desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476. Este foi o período em que surgiu as primeiras civilizações, estabelecendo leis e regras para serem aplicadas pela sociedade como forma de garantir organização e segurança para as populações. Neste momento histórico as civilizações eram politeísta.

Idade Média se estende desde a desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453. Neste período a religião exercia um importante papel, mediava comportamentos sociais intervia nas decisões do Estado, exigia devoção dos fiéis e controlava as produções literárias, que praticamente não existiram. O sistema econômico era o feudalismo, produziam para consumo, o classe social do indivíduo era herdada ao nascimento e quem governava o feudo era o seu senhor.

Idade Moderna se estende desde a tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa, em 1789. Este período marca a transição do feudalismo – produção de subsistência - para o mercantilismo – que visa a acumulação de capitais. Neste ocorreu a Contra Reforma, movimento realizado pela igreja católica, no intuito de ‘conseguir’ novos fiéis, depois de seu enfraquecimento pela Reforma Luterana, com a utilização de violência.

Idade Contemporânea se estende desde a Revolução Francesa até os dias atuais. Esta é a nossa época atual, e é marcada por breves acontecimentos, responsáveis pelas maiores catástrofes registradas da História, como A Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e os armamentos de destruição em massa, a Guerra Fria entre outras. Pertence a esse momento grandes avanços tecnológicos e diversidade religiosa.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

Resposta: Em relação as contribuições dos egípcios para a humanidade no campo econômico está ligado a agricultura, pecuária e artesanato; no campo político a monarquia teocrática, ou seja, era sucessão hereditária, pela crença de encarnação divina; em ciências, exímios matemáticos, ciência está utilizada na construção de suas pirâmides, e medicina, pois na mumificação abriam os corpos para seu preparo, aprendendo e desenvolvendo medicina avançada para sua época; cultura, realizavam festas e oferendas para divindades protetoras e na religião, acreditavam em várias divindades (politeísta) e na imortalidade da alma, por isso mumificavam os corpos para conserva-los para uma vida futura.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Resposta: A educação para os espartanos era voltada para formação militar, onde os meninos ficavam com suas mães até os 7 anos, e eram de responsabilidade a partir dessa idade até aos 60 anos, os quais aprendiam ler até os 18 anos, eram treinados e serviam ao exército até os 30 anos e desta até aos 60 entravam na Assembleia participando de decisões e por fim após os 60 anos podiam virar magistrados e ocupar cargos públicos. No caso feminino, recebiam educação semelhante ao dos rapazes, ficavam letradas e fortes, para serem boas mães de soldados e possuíam liberdade social.

 Para os atenienses a educação não era abrangente, apenas quem possuía condições é que letravam seus filhos homens, pois as mulheres tinham o direito de ficar em casa, aprender a tecer e ser submissa ao seu pai ou ao marido. Os rapazes aos 18 anos prestavam serviço militar e aos 20 anos tornavam-se cidadãos.

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (319.3 Kb)   docx (838 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com