TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  4/10/2015  •  Seminário  •  6.039 Palavras (25 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

        Durante o período paleolítico o homem era nômade, viva da caça e da pesca, coletava frutos também para sua alimentação. Usavam as cavernas como moradia, com o passar do tempo descobriram que com a pedra lascada poderiam usá-la como instrumento de trabalho, aprenderam a produzir o fogo e a conservá-lo para se manterem aquecidos e para iluminar suas cavernas. O tempo foi passando e aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e de lanças, aprimorando suas técnicas de caça passaram a usar também vestimentas de peles de animais que eram confeccionadas com agulhas feitas de ossos.

        No período neolítico aconteceu o descobrimento da agricultura, aqui o homem não era mais nômade e sim sedentário tinha uma moradia fixa, domesticou os animais criando pequenos rebanhos para se alimentarem, começando assim viver em sociedade juntos com outros homens, aprenderam a usar a roda e a polir a pedra para fazer ferramentais, descobriu que poderia cozinha a terra e fazer vasilhames para armazenar alimentos e agua, começaram também a tecer produzindo assim os primeiros tecidos, o culto aos mortos também apareceu neste período.

        Na idade dos metais os homens substituíram os instrumentos de pedras e de ossos por instrumentos de metais de cobre e de bronze, assim o homem conseguiu desenvolver técnicas agrícolas, aqui o crescimento da população era bem visível em algumas regiões do planeta desenvolvendo a vida em comunidade que mais tarde daria origens as primeiras cidades.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

 - PRÉ-HISTÓRIA - até 4000 a.C. (advento da escrita):

A chamada Pré-história começa com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e atividades de caça. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.

Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver:

• No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; e da escrita;

• No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais;

• Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos, o último período da Pré-Historia demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.

• Após o homem pré-histórico descobria a existência de outros povos (civilizações) eles começam a disputar entre si para saber quem eram os mais fortes onde o grupo perdedor serviria como escravo, nasce então, o primeiro método de escravidão.

- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):

Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):

Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):

A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:

A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião? Faça uma síntese com suas próprias palavras.

         A economia egípcia se baseava na agricultura nas margens do rio Nilo, que deixava a terra fértil na época das cheias, a pecuária, a pesca, a caça, a tecelagem eram atividades muito importantes nessa época. Também era muito comum a troca entre produtos sem a utilização da moeda. No campo da política eles tinham um chefe de estado, o faraó, ele era o dono de todas as terras, o estado controlava as atividades econômicas recolhendo impostos e organizando obras públicas. Se destacaram muito na área da ciência e da medicina com o processo de mumificação que contribuiu para grandes conhecimentos sobre o corpo humano. A cultura egípcia foi influenciada pela religião, principalmente a arte e arquitetura. Na religião eram politeístas acreditando na existência de vários deuses, como Osíris, Hórus, Ísis, Set. Acreditavam na imortalidade da alma, na reencarnação por isso o abito da mumificação acreditando que um dia dia iriam voltar naquele mesmo corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (394.4 Kb)   docx (843.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com