TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.127 Palavras (25 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 25

 [pic 1][pic 2]

             

              UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO HISTÓRIA

DANIELA VANUCCI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

AMÉRICO BRASILIENSE

2018

DANIELA VANUCCI

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II (150 horas)

Professor Orientador: Rosimeire Socorro Rossi Alexandre

Tutor a distância: Janaina dos Santos Correia Rodrigues

Tutor presencial:Aline Crociari

Pólo de Apoio Presencial:Araraquara

AMÉRICO BRASILIENSE

2018


SUMÁRIO

  1. Estudo de artigo......................................................................................04
  2. Análise do texto dos parametros curriculares nacionais para o ensino fundamental fase II..................................................................................05
  3. Análise da proposta pedagógica da escola.............................................08
  4. Entrevista com o professor regente........................................................11
  5. Observação das aulas de história...........................................................12
  6. Elaboração de plano de unidade.............................................................17
  7. Apresentação do plano de unidade para o professor regente................19
  8. Regência (intervenção prática)...............................................................19
  9. Análise de livro didático...........................................................................20
  10. Elaboração de projeto para o estudo da história local............................22
  11. Apresentação do projeto.........................................................................23
  12. Considerações finais...............................................................................23

REFERÊNCIAS............................................................................................25


1-  ESTUDO DE ARTIGO

A partir da breve análise do artigo Memória e História em livros didáticos de história: PNLD em perspectiva da mestra em Educação Fabiana Rodrigues de Almeida e da doutora Sônia Regina Miranda, podemos considerar que a função da memória traz a sublime missão da construção e do desvelamento na reconstrução da história, bem como o potencial e os delineamentos de usar a memória como recurso na disciplina de História.

        A memória está presente nos nossos hábitos em diversos contextos, em especial nas sociedades ocidentais que se interessam em perpetuar as lembranças e manter vivo na memória, fatos, datas e lugares. Pode-se considerar que a memória se tornou uma mercadoria em nossos dias, pois em dias atuais, muitas empresas a usam como parte do planejamento estratégico de marketing que trabalham em prol de celebrar as lembranças, ou realizar eventos que remetem a décadas passadas.

        As memórias fortalecem as condições necessárias para a formação de uma propensão substancial do tempo, essa virtude está vinculada à nossa capacidade de construir diálogos com o passado e com o futuro, sendo o tempo presente o lugar de construção dessa conversação. De modo que, por meio de recursos de memória é possível voltar no tempo anterior à nossa existência e projetar ações para o futuro.

        Em meio a tantas intercorrências envolvendo a memória está a Escola, que é profundamente afetada pela decorrência dessa discussão. A Escola se utiliza de diversas maneiras de ver o mundo, as quais são originadas pelo corpo social na qual está inserida. É uma instituição que agrega alunos, pais, professores e moradores da localidade onde a escola está estabelecida, além de se relacionar com a reprodução do exercício e aplicação da memória, comuns à sociedade e que conduzem a permanência de uma lógica de interpretação do passado.

        Essencialmente o ensino da disciplina de História é impactado pelos desafios colocados pelo uso da memória no tempo presente, uma memória que estabelece o que deve ou não ser preservado, que luta contra o esquecimento. De modo que a Educação para o entendimento da História também tem o desafio de lidar com os procedimentos provenientes da manipulação da memória que estão presentes até mesmo em livros didáticos que compõem o currículo escolar e também no cotidiano das pessoas, que interferem na interpretação que fazem do passado, orientando suas ações no presente e projetando suas ações no futuro. Sendo assim podemos afirmar que as ações da memória são fundamentais para a formação da consciência histórica.

        História e Memória são áreas de estudos independentes e não podem ser tratadas como sinônimos, apesar de terem uma estreita relação. Quando falamos de memória, falamos de lembranças e certezas, já quando falamos de história, falamos de uma narrativa aberta a interpretações variadas, que podem fomentar dúvidas, curiosidades e também críticas. No entanto a comunicação entre esses dois campos do saber, na construção do ensino da história escolar, possibilita um novo olhar sobre o passado e sobre a História e confere ao aluno um lugar de intérprete na construção da compreensão histórica e na construção da identidade individual e social.

        Por fim, de acordo com as autoras o diálogo entre História e Memória representa um fortalecimento da consciência histórica que alcança os alunos na medida em que este passa a se valer das experiências do tempo configurando um sentido para suas vivências. Estes conhecimentos habilita o indivíduo a compreender que o alicerce da humanidade se adequa no reconhecimento de si mesmo como sujeito, com liberdade e autonomia e se constrói quando o ser humano incorpora estes valores e assim ele passa a se perceber no curso da História. A construção dessa consciência transforma a maneira como o aluno interpreta os elementos do mundo e as relações que esses elementos estabelecem entre si, na medida em que o ensino de História em conjunto com a aplicação didática da memória, lhe possibilita construir maneiras de ver o mundo, proporcionando mudanças no seu modo de entender a si mesmo, entender os outros, as relações sociais e a própria História.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com