TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO PRÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL

APRESENTAÇÃO

O presente projeto, elaborado com base no diagnóstico de observações na Escola Municipal Professora Maria Nilza da Silva Paraguai de Amorim, localizada em São José do Colônia distrito de Itambé -Ba, revelou a necessidade de proporcionar aos alunos da 6º ano do ensino fundamental II, desenvolver atividades pedagógicas no qual será abordado o seguinte tema: “Descobrindo a minha cidade”, com intuito de levar ao público alvo informações que sirvam de instrumentos de análises referentes ao seu lugar, auxiliando na compreensão e na utilização dos recursos e de sua caraterização do lugar onde vivem.

O ensino de História deve ser antes de tudo aquele que conduz o reconhecimento e principalmente o sentido de pertencimento e adequação do modo de vida das pessoas que habitam esse espaço.

A educação, simbolizada pela Escola é de essencial importância na formação de valores que tem sido bastante debatida em nossa sociedade. Afinal, na escola, é espaço de troca e de diálogo, o educador também aprende a ser cidadão. A evolução da humanidade e o cotidiano nos mostram que uma educação de qualidade é decisiva para construirmos o Brasil que almejamos. Esse desafio exige que os alunos tenham acesso a uma formação integral associada à construção e a propagação de valores como a responsabilidade, a justiça e a tolerância, entre outros. O projeto ora apresentado traduz a nítida preocupação com o reconhecimento das características histórica da cidade e sua visualização.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

A educação se constitui uns dos principais instrumentos de transformação de uma sociedade, dessa forma as escolas desempenham papel fundamental na promoção do ser humano na sua integralidade. Sendo essencial se discutir os estudos de concepção dos núcleos urbanos, como também sua participação nas diferentes escalas na hierarquia constituída. Conhecer a história da própria cidade e perceber-se integrante de um contexto sócio-histórico específico é um dos objetivos primordial desse Projeto de Intervenção Pedagógico a qual se denomina “Descobrindo a minha cidade”. Considerar a importância da noção de temporalidade, partindo da análise das “permanências e transformações”, favorece a percepção da noção de processo, importante para a reflexão histórica. O exercício de observação e a gradativa construção de critérios de registro dessas observações fazem parte da construção do espírito investigativo que se deseja desenvolver nos alunos.

OBJETIVOS

Criar situações de aprendizagem que colaborem para que os alunos desenvolvam as suas habilidades e competência de reconhecimento do espaço o qual esta inserido e de suas especificidades econômica, sociais e culturais.

Compreender a noção de temporalidade, focar em permanências e transformações.

Elaborar diferentes tipos de registro sobre a cidade, observar e registrar os vestígios do passado e do presente na cidade. Reconhecer as características da arquitetura de edificações históricas.

METODOLOGIA

A proposta metodológica e pedagógica a ser utilizada pressupõe um trabalho dinâmico através da relação dialógica entre professor – aluno, em especial a concepção construtivista da aprendizagem. Entre os princípios que norteiam a elaboração, destacam-se: Passeio estudantil pelas principais referências do distrito, como visitas a estações de tratamento e captação de água, bairros, escolas, PSF, correios, igreja, sub Prefeitura, entre outros.

Estudo do histórico do distrito São José do Colônia, auto avaliação da interação e participação pelo educando.

Entrevistas e interação com os personagens da história do município.

Debate e discussões de textos a partir da realização de estudos em grupo. Questionário de aprendizagem quanto à assimilação do trabalho desenvolvido.

PRAZO:

Ações previstas serão executadas durante os dias letivos e carga horária curricular da disciplina de História da I unidade conforme definição do calendário escolar. Vale ressalta que todo e qualquer planejamento esta sujeito as adequações que atendam melhor as especificidades da aprendizagem dos educandos.

RECURSOS

Humano:

Corpo administrativo, corpo diretivo, coordenação pedagógica, corpo discente, corpo docente, colaboradores (entrevistados, Guia turístico), equipe de apoio ou voluntários.

Material:

Pincéis, alcoóis, folhas, cartolinas, vassouras, papel metro, lápis, canetas, colas, computadores, internet, impressora, tintas, aparelho de som, clipes, tesouras sem ponta, apagador, material de campanhas, jornais, revistas, diário oficial, régua, fitas adesivas, livros didáticos, data-show, pen-driver, textos xerocados, pincel para quadro branco mapa do município, placas de isopor; caixas de papelão: pasta de dente, sabonete, sapato, remédio entre outros materiais recicláveis como garrafas e tampinhas plásticas, revistas e jornais velhos, tesoura; canetinha colorida / tinta guache; livro didático de história, outros livros e sites sobre o período colonial e o surgimento das cidades, entre outros.

CULMINÂNCIA

A culminância do Projeto de Intervenção Pedagógica consistirá em um momento especial no qual será apresentado o relatório final e avaliação com as principais conclusões do desenvolvimento das ações propostas aos educandos, corpo docente, comunidade escolar, professora regente entre outros. A culminância se dará durante uma confraternização de encerramento que contará coma presença todos os integrantes envolvidos.

AVALIAÇÃO

Antes de tudo não poder ser vista como um meio de punição e sim como desenvolvimento dos aspectos afetivos e cognitivos; portanto, o aluno não dever ser avaliado por uma única prova escrita e sim deve ser visto como um ser capaz de saber. Avaliar o aluno de maneira indiscriminada e taxativa, sendo capaz de desenvolver habilidades e competências que possibilitem inserir este aluno na sociedade de maneira crítica usando atividade escrita, debate, pesquisa, apresentação teatral, leituras dramáticas. Sendo o conjunto da avaliação quantitativa (cumulativa)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com