TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Por:   •  9/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/INGLÊS

POLO: MARCOS PARENTE

DISCIPLINA: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

COORDENADOR: JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO

TUTORES: ANARBETE BATISTA DE SOUSA E FERNANDA SALES

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

BIANCA PRIMO NASCIMENTO

MARCOS PARENTE

2019

 

     BIANCA PRIMO NASCIMENTO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I

Relatório apresentado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) como requisito parcial para a aprovação na disciplina, sob a orientação do Prof. Esp. FERNANDA SALES.

MARCOS PARENTE

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 DADOS DA ESCOLA        03

2.1 IDENTIFICAÇÃO        03

2.2  SITUAÇÃO FÍSICA E MATERIAL        04

2.3  SITUAÇÃO PEDAGÓGICA        04

3 NORMATIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA        05

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        06

REFERÊNCIAS        07

APÊNDICES         08

ANEXOS        14

1 INTRODUÇÃO

Este referente relatório tem como objetivo avaliar e detalhar as condições físicas e materiais da escola onde o mesmo foi feito, trazendo as condições estruturais do prédio, dos professores, dos alunos e dos materiais didáticos. Estarei apresentando como se encontra a escola e como esta organizada, se segue o regimento por ela exposta e como esta organizado e é usado o projeto politico pedagógico da escola.

Nesse período curto de tempo pude notar quais as qualidades e quais as falhas da educação nesta escola e como podemos melhora-las.

2 DADOS DA ESCOLA

A escola Municipal Marques da Rocha esta situada no centro municipal da cidade de Landri Sales, na rua nove de novembro, sob o nº 547 registrada sobre o CNPJ de nº 01825774/001-14 ,acarreta hoje 143 alunos divididos entre as turmas de 6º ao 9º ano do ginásio, com faixa etária entre 11 e 14 anos, com um terreno estável e bem localizada.

2.1 IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal Marques da Rocha, pertencente à rede publica, situada na rua nove de novembro nº547, registrada no CNPJ de nº 01825774/001-14 no município de Landri Sales-PI, a escola não tem um PPP próprio, porem a um PPP para todas as escolas do município, sendo que a disciplina tem carga horaria de 80 horas sendo dividido em 16 aulas por semana fechando assim a carga horaria, a escola funciona somente no turno da tarde com entrada as 13:10 e saída as 17:30 sendo ministrada duas aulas antes do intervalo as 15:40 três aulas logo após. E regimento da escola que todos os alunos se apresentem devidamente fardados para isso a cada inicio de ano letivo os pais dou responsáveis tem 30 dias para providenciar as fardas. Não e permitido a saída dos alunos antes do horário de saída sem a permissão dos responsáveis e da direção da escola e vedada a entrada de alunos com materiais ilícitos na escola. Todos devem, respeitar e cumprir as normas da escola, tanto os alunos, como professores e funcionários desta unidade de ensino.  

2.2  SITUAÇÃO FÍSICA E MATERIAL

O prédio é bem arquitetado, com uma estrutura bem forte antiga mais bem resistente, porem com algumas alterações a serem feitas a escola esta dividida em 5 salas de aula, sendo 6º, 7ºA, 7ºB, 8º e 9º ano, a escola esta agora com 143 alunos frequentes, sendo divididos em 29 alunos no 6º ano, 24 alunos em cada 7º ano, 29 alunos no 8º ano é 37 alunos no 9º ano,1 biblioteca com 3 prateleiras e muitos livros a disposição dos alunos tanto para pesquisas como para leitura e duas mesas grandes  e 15 cadeiras , 1 cantina com fogão industrial, um freezer, uma prateleira e utensílios para atender as demandas de alunos, 1 laboratório de informática com 15 computadores disposto sobre balcões de granito com suas respectivas cadeiras para cada um disponíveis para aulas de computação e pesquisas escolares, 1 secretaria dispondo de dois computadores e uma impressora, duas mesas e 4 armários  para guarda documentos escolares e dos alunos, os alunos de todas as turmas tem o livro de cada disciplina, e os professores também contam com o seu material didático para aplicar e dar aula, 1 diretoria com uma mesa para os professores, uma geladeira, duas mesas um computador e uma prateleira com livros para didáticos para o acompanhamento dos professores e para auxiliar em suas reuniões e planejamento escolar. A escola também conta com 1 banheiro unissex para os funcionários, 1 banheiro masculino para os alunos e 1 banheiro feminino para as alunas. E um pátio não muito grande mas competente a escola e a sua estrutura.                    

2.3  SITUAÇÃO PEDAGÓGICA

Relacione a quantidade:

- Diretor (a); 01

- Vice-diretor (a); 0

- Supervisor; 01

- Coordenação Pedagógico;01

- Número total de professores de Inglês; 02

- Formação acadêmica dos professores de Inglês (graduação e pós-graduação);

Graduação e pós-graduação

- A escola dispõe de recursos tecnológicos ou fica a cargo do professor?

Sim, dispõe de computadores, data- show.

- Clientela escolar. 143 alunos frequentes.

- Descreva as características da localidade em que a escola está inserida e o tipo de clientela atendida com faixa etária; A escola e bem centralizada e de fácil acesso. A clientela tem faixa etária de 11 a 14 anos.

3 NORMATIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

- Existe um Projeto Político-Pedagógico próprio da escola? Data da última atualização do PPP? Não, a escola não disponhe de um ppp próprio, o ppp entregue a escola é o mesmo para todas as escolas do município sua ultima atualização foi no ano de 2017.

- Descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da escola; Ele tem como finalidade reavaliar e reconstruir a pratica pedagógica, oportunizando o acesso ao conhecimento, formando alunos autônomos, críticos, responsáveis, dos valores a serem vividos, tornando se cidadãos atuantes em sua comunidade e preparados para a vida. Com o objetivo de definir princípios que orientem as ações a serem desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Landri Sales, elaborou o Projeto Politico Pedagógico, para  o período de 2014-2018, com previsão de avaliação anual, englobando todas as escolas da rede municipal e procurando contemplar de modo mais amplo os interesses prioritários de todos os segmentos da comunidade escolar de Landri Sales.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (876.5 Kb)   docx (761.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com