TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Escrita

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 13

LEITURA E ESCRITA1

Cícera Pereira da Silva2

Resumo 

O artigo discute como é a prática pedagógica da leitura e a escrita em língua portuguesa do 4º ano. Este trabalho é fundamentado na pesquisa de campo. A pesquisa realizada é do tipo quantitativa e qualitativa com abordagem descritiva. O instrumento utilizado para coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada com questões abertas relacionada aos professores regentes do 4º ano do ensino fundamental I e também aplicada aos discentes pertencentes ao ano em destaque, sendo assim composto por questões específicas do conteúdo, que visa atender os objetivos da pesquisa. Os sujeitos da investigação foram constituídos pelos discentes do ensino fundamental I, compreendem uma faixa etária entre 09 e 13 anos de idade. A referida escola tem um quadro de 30 alunos nesta faixa etária. Os quais serão analisados 10% deste total. Os dados coletados apontam que os alunos não possuem o hábito de ler e escrever, pois muitos escrevem da mesma maneira que falam e pronunciam as palavras. Utilizam a mesma linguagem que é usada no cotidiano com pessoas da comunidade que vivem. Os docentes devem, portanto, sempre melhorar a linguagem dos discentes enriquecendo seu vocabulário a cada dia, pois o futuro diante a sociedade depende do bom uso da leitura e da escrita, visto que uma pessoa que tem facilidade para ler também facilita sua comunicação. É através da comunicação que nos inteiramos dentro da sociedade e percebemos que o maior domínio da linguagem que permite maiores possibilidades de conquistas com as diferentes classes sociais.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Língua Portuguesa.  

Abstract

This article discusses how it is the pedagogic practice of the reading and the writing in Portuguese language the 4th years old. This work is based in the field research. The accomplished research is of the quantitative and qualitative type with descriptive approach. The instrument used for collection of data will be an interview semi-structured with open subjects related to the teachers regents of the 4th year of the teaching fundamental I and also applied to the discentes belonging to the year in prominence, being composed like this by specific subjects of the content, that seeks to assist the objectives of the research. The subject of the investigation were constituted by the discentes of the teaching fundamental I, they understand an age group between 09 and 13 years of age. Referred her school has a picture of 30 students in this age group. Which 10% of this total one will be analyzed. The collected data point that the students don't possess the habit of to read and to write, therefore many write just as they speak and they pronounce the words. They use the same language that is used in the daily with the community's people that live. The teachers owe, therefore, always to improve the language of the discentes enriching her vocabulary every day, because the future before the society depends on the good use of the reading and of the writing, because a person that has easiness to read also facilitates his/her communication. And through the communication that we found out inside about the society and we noticed that the largest domain of the language than it allows larger possibilities of conquests with the different social classes.

Keywords: Reading. Writing. Portuguese language.  

______________[pic 1]

 


Introdução

A idéia de desenvolver essa temática surgiu quando no curso de Graduação de Língua, Linguística e Literatura e como professora deparei-me com uma quantidade de alunos com bastante dificuldade em ler e escrever, pois não diferenciam a escrita, a letra maiúscula e a minúscula. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa com abordagem exploratória descritiva. O instrumento utilizado para a coleta de dados dois observações por entrevistas escritas que nessa pesquisa configuram-se como fontes documentais.

O estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Dias guarita, na cidade de Monte Horebe, PB.

Os sujeitos da investigação foram constituídos pelos discentes do ensino fundamental I, que compreendem uma faixa etária entre 09 e 13 anos de idade. A referida escola tem um quadro de 30 alunos nesta faixa etária. Os quais serão analisados 10% deste total. Percebi que a maioria dos alunos usam a mesma linguagem que predomina na sua comunidade como falar e escrever da mesma forma. Por isso é necessário que a maior parte do tempo e esforço gasto por professores e alunos serve para que eles aprendam a ter o gosto pela leitura e a escrita. Entretanto uma coisa é saber diferenciar a sua forma de escrever, isto é dominar totalmente a escrita e a leitura.

Portanto, se o objetivo das aulas de língua portuguesa é oportunizar os alunos a ir de encontro com sua realidade e mostrando a importância do tema para sua vida futura. Entendida nessa perspectiva o professor de português não deve apenas ensinar ler e sim a escrever, esse conjunto tem que ser igual, para a prática e o uso da leitura e escrita, fazer parte do cotidiano dos alunos.

A prática da leitura e escrita

Na prática pedagógica que vivemos a oralidade, que percebemos nas crianças que elas se entendem se comunicam, porém ao escrever deverá se portar na escrita e na leitura, segundo Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra [...] linguagem e realidade se prendem dinamicamente.” (2003, p.11)

Exige-se da escola, principalmente, o redimensionamento de todo o trabalho educativo que engloba: ousadia, seleção de materiais variados, espaço para socialização, respeito a opiniões divergentes, enfim novas propostas de trabalhos pedagógicos com leituras críticas e variadas.

A leitura crítica sempre leva a produção ou construção de um outro texto: o texto do próprio leitor. Em outras palavras, a leitura crítica sempre gera expressão. O desvelamento ser leitor. Assim, este tipo de leitura é muito mais do que um simples processo de apropriação de significado: a leitura crítica deve ser caracterizada como um estudo, pois se concretiza uma proposta pensada pelo “ser no mundo”, dirigido ao outro.

A escola torna-se fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor, pois mesmo com suas limitações, ela é o espaço destinado ao aprendizado da leitura. Tradicionalmente na instituição escolar, lê-se para aprender a ler, enquanto que no cotidiano a leitura é regida por outros objetivos, que conformam o comportamento do leitor e sua atitude frente ao texto. Nesse processo, ouvir histórias tem uma importância que vai além do prazer.

Compete ao professor leitor fazer a “leitura” da sala de aula, como se fosse um texto a ser compreendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com