TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha – Fábula da Mitologia Grega

Cupido e Psiqué

Em um reino, vivia uma princesa muito linda cujo nome era Psiqué, todos que a viam, ficavam encantados com sua beleza. Vinha gente de outros lugares para conhecê-la e sempre a comparavam á Venus, a deusa do amor. Vênus soube disso e ficou muito irritada, por ser deixada de lado por uma mortal, e pediu a seu filho que vingasse essa ofensa. Ordenou a ele que fizesse Psiqué se apaixonar por um ser horrível e que a fizesse muito infeliz, porém Psiqué já sentia infeliz e insatisfeita, pois apesar de sua beleza, ainda não havia encontrado um marido, como suas irmãs mais velhas por isso vivia triste e solitária. Seu pai, o rei, resolveu ir ao templo dos deuses pedir a Apolo um casamento para sua filha.

Chegando lá ele soube que Psiqué estava destinada a se casar com um monstro terrível, e ordenou que o pai a colocasse no alto de um rochedo, para que esse monstro viesse apanhá-la, e assim foi feito. Seus pais lamentaram a sorte de Psiqué.

Todos seguiram até o rochedo, para assistir àquele que seria o casamento de Psiqué. A moça aterrorizada, não parava de chorar. De repente, soprou um vento suave, tomou-a nos braços e levou-a a um gramado cheio de flores e Psiqué adormeceu ali, quando acordou num lugar lindo, um bosque cheio de arvores frondoso e água cristalina.

De longe a moça avistou um palácio encantado e se aproximou, abriu a porta e viu muitas riquezas espalhadas. Psiqué achou que algum deus a estava protegendo, era o filho de Vênus que a teria levado ao palácio, mas ele não poderia ser revelado. A moça foi recebida por uma criadagem que a servia de todos os mimos possíveis. Quando a noite chegou, ela foi se deitar, ouviu um ruído, era seu marido que vinha passar a noite com ela, e assim o tempo foi passando, mas ela não podia ver seu rosto.

Até que um dia, se sentindo muito só, pressentindo a saudade que suas irmãs sentiam dela, pediu ao marido que a deixasse vê-las e ele permitiu, mas com a condição que não respondesse as perguntas delas com relação a seu marido e seu casamento. E assim foi feito, porém o marido a advertiu, para que tivesse cuidado, pois se ela dissesse algo a seu respeito, nunca mais o veria novamente, e lhe disse que ela estaria esperando um filho dele. Psiqué ficou muito feliz e radiante.

As irmãs induziram Psiqué, uma forma de ver o rosto dele, tentando fazer assim com que estragasse sua felicidade por inveja. Disseram a ela que o ser que dormia ao seu lado era um monstro e que assim que ela desse a luz ele a devoraria, convencendo-a a fugir dali em seguida. Um dia Psiqué o surpreendeu dormindo e conseguiu ver o seu rosto, que se tratava de um anjo lindo, de cabelos dourados e face dourada, exalando um perfume delicioso, era cupido, o filho de Vênus; ela se apaixonou e sem querer deixou cair uma gota de azeite fervente da lamparina que tinha nas mãos queimando-lhe o ombro. Ele acordou assustado, bateu asas e fugiu. Quando Venus soube, ficou furiosa, disse que os dois pagariam caro.

Psiqué ia de um lado pro outro procurando por seu amado. Uma empregada de Venus a encontrou e a levou arrastada pelos cabelos até o palácio. Venus a fez sua escrava, lançando a ela vários desafios e a moça teve a ajuda dos animais da natureza conseguiu realizar todos. Venus não acreditou que ela seria capaz e a chamou de bruxa.

Cupido vendo o sofrimento da moça para conquistar seu amor, foi até Júpiter, contou-lhe tudo e Júpiter a tornou imortal para que ela se casasse com cupido. E assim cupido se uniu a Psiqué, logo depois nasceu o filho do casal a quem deram o nome de Prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com