TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Relação Professor Aluno e o Processo de Ensino Aprendizagem

Por:   •  19/9/2016  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 4

LOPES, Rita de Cássia. A Relação Professor Aluno e o Processo de Ensino Aprendizagem. 2010. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Uniesp. São Paulo-SP.

Ao falarmos da relação professor aluno, nos remetemos a algo essencial, o professor e sua prática, muitos não se dão conta do quão importante é seu papel na vida dos alunos. E o que vale ressaltar neste sentido é que é algo imprescindível a formação do professor, além do que o mesmo deve ter com a escola comprometimento e compromisso para que sua prática educativa seja eficaz.

Muitos professores tem uma visão de ensino do senso comum, o qual ele deve chegar à sala, passar o conteúdo, que por sua vez já vem programado pelo sistema e pronto, seu trabalho já foi exercido. O que precisa é mudar essa realidade que muitas vivem, e para que as relações comecem a existir se faz necessária a compreensão do papel do professor, assumindo uma função social, política e crítica frente a sua práxis.

Haja vista que em todas as relações humanas deve haver a interação e a mediação, e na escola, estas relações (principalmente de professor e aluno), devem ser essenciais no sentido de que ambos possam adquirir sucesso no processo de ensino aprendizagem, Frente a essa questão Paulo Freire discorre várias abordagens sobre esta temática, demonstrando a valorização do diálogo, pois para haver interação e a mediação o diálogo torna-se essencial e imprescindível na constituição dos sujeitos. Mas, este mesmo autor diz que só é possível uma prática educativa dialógica por parte dos professores se os mesmos acreditarem que com o diálogo pode-se resolver tudo e mobilizar o agir e o refletir humano.

Quanto mais o professor recorrer ao diálogo em sala, terá grandes avanços no que tange a aprendizagem e deixará de ser aquele mero transmissor de conhecimento, autoritário e passará a ser visto e entendido como mediador e facilitador da aprendizagem.

Lev Vygotsky defende a ideia da interação social e mediação como ponto central do processo educativo. Para o mesmo o professor deve exercer uma mediação de suma importância para que o aluno seja capaz de articular as experiências com o mundo em que vivem. Pois a partir deste processo dependerão os avanços e as suas conquistas. E que a partir das interações sociais seja capaz de agir e intervir no mundo.

Nesta teoria, é importante visualizar que como o aluno se constitui no outro, a escola torna-se um ambiente bastante propício para trabalhar diferentes grupos e interações. A sala de aula é um espaço oportuno para a construção de ações partilhadas pelos sujeitos. A mediação é o elo da interação. Educar se torna um ato nutrido pelas relações estabelecidas entre professor e aluno.

Neste sentido, cada ser humano tem um modo de se relacionar com o outro, baseado em tudo o que já vivenciou, e a escola por ser o espaço propício a desenvolver o indivíduo intelectualmente e culturalmente na sociedade deve criar estratégias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com