TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  16/4/2018  •  Artigo  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

No decorrer da pesquisa, por meio de abordagens e levantamentos de dados, colhemos informações minuciosas sobre a aplicabilidade da pedagogia empresarial e sua importância   dentro da organização. Partindo desse pressuposto é de grande importância trabalhar essas novas questões com os profissionais de educação e todo o público interessado, para que tenham conhecimento que um pedagogo não é apto apenas para atuar em escolas, mas também em espaços não escolares.

Mesmo diante da vasta ampliação das áreas em que o pedagogo pode atuar ele ainda é conhecido como um profissional que está presente em espaços escolares, mas com as transformações no currículo e na sociedade o profissional passou a ser requisitado em diversos ambientes, para além dos muros da escola. Dessa forma, torna-se necessário que haja discussões sobre a atuação do mesmo em espaços não escolares, ampliando e sistematizando as possibilidades de atuação destes profissionais. Assim, este texto tem como questão norteadora: Qual o papel de um pedagogo no quadro funcional de uma empresa, e qual a metodologia aplicada por ele no processo organizacional?

O trabalho será desenvolvido através de pesquisas em artigos, levantamentos bibliográficos e sites. Ressaltando que no contexto atual há pouca produção sobre o assunto e uma grande necessidade de pesquisar sobre a inserção do pedagogo no ambiente empresarial.

Essa temática é importante para formação do pedagogo, pois é uma nova área de atuação pouco discutida e investigada, o tema chama a atenção pelo fato de estar inserido em uma área que está em constante crescimento, à empresa é vista hoje como um espaço educativo, onde a aprendizagem acontece a todo o momento, onde todos têm objetivos específicos e uma mesma meta de crescimento. O papel do pedagogo neste novo contexto é de propor novas metodologias capazes de possibilitar aprendizagem significativa para todos envolvidos, desenvolvendo um pensamento sistemático, domínio pessoal, construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe.

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES

A pedagogia empresarial é um novo campo de atuação para os profissionais de pedagogia, principalmente para aqueles que não querem desenvolver sua prática no âmbito escolar. Devido às diversidades de áreas deste profissional, o mesmo precisa estar adequando-se às mudanças que ocorrem diariamente na sociedade, afinal a inserção na realidade dos indivíduos faz parte da sua capacitação e conhecimento.

Tendo em vista que a pedagogia é a ciência da educação, a mesma ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização. O pedagogo é o profissional competente para desenvolver uma práxis comprometida com a transformação social, que não colabore para perpetuar o distanciamento entre o saber da experiência e o saber sistematizado, mas que valorize esses saberes que são distintos, porém complementares (ALMEIDA, 2010, p. 130).

A educação no novo contexto vem se ajustando as mudanças que a sociedade está passando, para que o ser humano se posicione de forma positiva perante a realidade vivida. Antigamente o trabalhador não era valorizado, as empresas contentavam-se com os lucros e a capacitação dos mesmos era básica, apenas para realizar suas tarefas e as repetições das mesmas.

Atualmente, as organizações estão passando por mudanças em todas as áreas e isso independe de seu porte ou ramo de atuação. O impacto dessas transformações traz o surgimento de novos modelos de gestões e atuações. No mundo contemporâneo, a Pedagogia Empresarial vem se tornando uma nova possibilidade de atuação para o profissional atuante e sua formação passa a não ser limitada ao ambiente escolar. Dessa forma, o mesmo pode se qualificar para exercer seu papel dentro das empresas.

É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas educativas estendem-se as mais variadas instâncias da vida social não se restringindo, portanto, à escola e muito menos a docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. Sendo assim o campo de atuação do profissional formado em pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma pedagogia (LIBÂNEO, 2001, p.116).

Sabe-se que as áreas que possivelmente o pedagogo pode atua além da docência são: a gestão, a coordenação, e a supervisão escolar. Sendo evidente que sua participação é importante para dirimir possíveis problemas correlacionados a fatores comportamentais e de produtividade. Dentre os respectivos espaços que o profissional de pedagogia pode emergir a que vem ganhando evidência é a pedagogia empresarial, que está passando por transformações diante da concorrência acirrada no mercado global.

Holtz afirma que tanto a empresa como a Pedagogia age em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.  (HOLTZ, 2006, p. 6).

A participação do pedagogo empresarial é muito importante, sua atuação traz grandes desenvolvimentos, tanto para a empresa quanto para o funcionário, pois, ele identifica os problemas e necessidades, seleciona e desenvolve pessoas para o âmbito empresarial. "O pedagogo promove a reconstrução de conceitos básicos, como espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva" (RIBEIRO, 2007, p. 11).

O pedagogo dentro deste novo contexto desenvolve ações e metodologias que possibilitem a aprendizagem e o conhecimento dos colaboradores. Nesta perspectiva o aprendizado está vinculado ao planejamento, ou seja, ao conjunto de ações e métodos que serão desenvolvidos com a organização e isto envolve saber aonde se quer chegar e quais objetivos a serem alcançados, sabendo que, os objetivos dos indivíduos e das organizações variam de acordo com suas necessidades.

Nesta perspectiva CHIAVENATO (1999, P.290) argumenta:

Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais do que simplesmente informar, pois representa um enriquecimento da personalidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com