TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  11/6/2020  •  Artigo  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:  UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORTALEZA, 26 DE MAIO DE 2020.

ALAN MENDES SOARES

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:  UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho de Conclusão de Especialização, do Curso de Alfabetização e Letramneto. da

Orientador:

FORTALEZA, 26 DE MAIO DE 2020.

TERMO DE APROVAÇÃO

Banca Examinadora:

 ______________________________________

_______________________________________

FORTALEZA, 26 DE MAIO DE 2020.

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:  UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO

O objetivo deste estudo foi apresentar o conceito de alfabetização, o letramento sua teorização e as intervenções pedagógicas dentro desses processos nos anos iniciais da educação básica.   Sendo assim direcionar um processo de estratégias metodológicas que possa contribuir de forma significativa na alfabetização e letramento dos discentes nos primeiros anos de escolarização. Esse trabalho foi elaborado, por meio de pesquisas bibliográficas que buscaram nas teorias compreender o significado desses processos, buscando práticas educativas e pedagógicas para a compreensão do conhecimento dos educandos. Vale destacar que independentemente do método de alfabetização as práticas pedagógicas devem ser interativas, prazerosas, bem elaboradas que contribua no processo de aprendizagem do aluno. Nesse contexto, as particularidades discutidas nesse estudo precisam ser consideradas para que o aluno consiga desenvolver ao máximo sua autonomia, capacidade de análise e reflexão por meio de um diálogo ativo e permanente que contribua para o alcance de uma formação de qualidade. De modo geral, a intervenção pedagógica e as atividades são estratégias que precisam direcionar os alunos em processo de alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Estratégias, Professor, Aluno.

PEDAGOGICAL INTERVENTIONS IN LITERACY AND LETTERING: A CONCEPTUAL REFLECTION ON THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION

ABSTRACT

The aim of this study was to present the concept of literacy, literacy, its theorization and pedagogical interventions within these processes in the early years of basic education. Thus, directing a process of methodological strategies that can significantly contribute to the literacy and literacy of students in the first years of schooling. This work was elaborated by means of bibliographic researches that sought in the theories to understand the meaning of these processes, seeking educational and pedagogical practices to understand the students' knowledge. It is worth mentioning that regardless of the literacy method, pedagogical practices must be interactive, pleasurable, well-designed that contribute to the student's learning process. In this context, the particularities discussed in this study need to be considered for the student to be able to develop his autonomy, analysis and reflection capacity to the maximum through an active and permanent dialogue that contributes to the achievement of quality training. In general, pedagogical intervention and activities are strategies that need to direct students in the literacy process.

Keyword: Literacy, Literacy, Strategies, Teacher, Student

¹Alan Mendes Soares, concludente do curso de especialização em Alfabetização e Letramento pela FACULDADE PLUS

²Maria Celeste de Melo Castro, mestre em ciências da educação, orientadora da FACULDADE PLUS.

  1. INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos surgiu a escrita, entretanto, pouca importância se dava ao processo de alfabetização, até porque a necessidade de domínio da mesma era menor. Aprendia-se e ensinava-se apenas o básico para se comunicar através da leitura e da escrita, tendo como forma de ensino um modelo tradicional. Dessa forma:

nessa época de escrita primitiva, ser alfabetizado significava saber ler o que aqueles símbolos significavam e ser capaz de escrevê-los, repedindo um modelo mais ou menos padronizado, mesmo porque o que se escrevia era apenas um tipo de documento ou texto (CAGLIARI, 1998, p. 14).

Historicamente os primeiros meios de comunicação registrados eram os desenhos e símbolos em parede de pedras, com o tempo e devido à necessidade humana, o processo de escrita foi se desenvolvendo.

O presente estudo com tema: “Intervenções Pedagógicas no Processo de Alfabetização e Letramento nos anos iniciais de escolarização” tem como objetivo apresentar o conceito de alfabetização mostrando que essa é uma das etapas que contribui para a evolução intelectual do educando, e é um processo contínuo que ocorre de maneira gradativa.  

Dessa forma,  artigo vem  também nos apresentar, o letramento e sua teorização,  esse que  vai além do codificar e decodificar símbolos, pois, apesar de utilizá-los em práticas sociais, é possível observar que interfere na interpretação que o sujeito faz do mundo, o aprender a ler e a escrever somente tem sentido se implicar a inclusão das pessoas no mundo letramento, ampliando sua inserção política e participação social.

No decorrer desse processo, as práticas pedagógicas devem ser bem estabelecidas para que o processo seja significativo e assimilado pela criança. É relevante ressaltar dá   importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também contribuirá na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com