TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Educar, Cuidar e Brincar

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome Completo: Sabrina Gomes da Silva Gabri

RGM:3855210

Instituição: Cruzeiro do sul

Data:15/10/2021

Curso: PEDAGOGIA

Disciplina:

INTRODUÇÃO

O Educar, cuidar e Brincar na Educação Infantil é um elemento essencial e de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a crescer e se desenvolver continuamente. Importância que a escola busque reconhecer, compreender e perceber as peculiaridades e as reais necessidades da crianças idade, sendo imprescindível desenvolver práticas focadas no desenvolvimento pleno da criança, oportunizando experiências com suas diversas linguagens de modo que a criança possa conhecer a si própria, construindo seus próprios conhecimentos, por meio de brincadeiras e interação. Todavia, conforme MACHADO (2010, p. 31)

Desenvolvimento

O básico para o trabalho inicial do educador pedagogo na área de educação infantil é a criatividade, observação, organização e o aspecto fundamental para a qualidade do serviço é o posicionamento do educador sobre a rotina das crianças no decorrer do dia a dia.

Há grandes variáveis sobre os problemas e dificuldades de como organizar uma boa forma do CuidarEducar e Brincar. Nesse momento que inúmeros profissionais se perguntam do papel do educador e seu desenvolvimento sobre os alunos que estão sobre sua tutela, o que é cuidar, educar e brincar? Por ignorância muitos respondem essa pergunta como um dever e obrigação dos pais e não dos professores, mas esquecem que ali é o primeiro contato direto das crianças para com o mundo e suas possibilidades de se desenvolverem e se adaptarem de como é o “viver em sociedade”.

O educador terá em suas mãos os meios de aprendizagem para a construção da criatividade e identidade das crianças que ali estão presentes, o exemplo a ser passado de como interagir com novas ideias e pessoas, a criança já tem em si o senso de descobrimento, mas cabe ao tutor guiar e delegar o desenvolvimento das crianças em sua sala.
vemos que existem certas facilidades do que fazer para o desenvolvimento das crianças, mas vem a pergunta, como fazer? e o que deve ser feito para que seja feito um bom trabalho, começamos com alguns tópicos e uma rotina pensada valorizando os espaço e o ambiente em que as crianças se encontram. A organização pessoal do profissional deve ser focada na elaboração de ideias e brincadeiras que facilitara as práticas educativas, tanto para si e para as crianças. O educador deve tem como uma obrigação focar em criar um ambiente para a criança se sentir confortável e segura, em um ambiente onde ela pode criar e vivenciar grandes experiências e respeitando a individualidade de cada criança. É necessário o professor estar em sintonia e constante reflexão da realidade das crianças, para que o trabalho do pedagógico possa ser realizado de importância significância no crescimento da identidade da criança.

A estrutura básica é a criação de um ambiente singular que possibilita as expressões e linguagens das crianças, o convívio com os demais e seus valores na construção de diversidade e crescimento. Essas rotinas necessita de um plano elaborado nas necessidades das crianças, as colocar em situações de aprendizagem para que se integrem no processo de educação. Uma boa adaptação algumas crianças se sentem inseguras e retraídas, um bom acolhimento e recepção é um dos fundamentos para o começo dessa aprendizagem. Um instrumento chave para o convívio e desenvolvimento é as músicas e brincadeiras de interação ao próximo, possibilita a expressão e liberdade da criança na integração social, sua comunicação e demonstração de sentimentos. Muitas atividades diversificadas como desenhar, pintar, dançar, leituras de livros e quadrinhos, pode ser acrescentada na rotina de sala de aula, deixá-las ter seu espaço de conhecer e ver várias possibilidades desafiadoras que alimentara a criatividade e conhecimento de sua própria perspectiva do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com