TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cuidar, o educar e o brincar na educação infantil

Por:   •  22/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Fabiano Costa Tanan

RGM: 22974342

Curso: Pedagogia

Atividade: Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação?

Unidade 2 - O cuidar, o educar e o brincar na prática docente.

Introdução

    O cuidar, educar e brincar, na educação infantil, é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimento e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois se nota que o aluno é um ser que esta em constante desenvolvimento, mas ao ser estimulado, a fim de adquirir seu pleno desenvolvimento.

        Portanto, é papel da educação infantil fornecer condições para esse desenvolvimento, sendo necessária que as atividades sejam devidamente planejadas de acordo a idade, a fim que ela possa fortalecer vínculos afetivos, sentir segura e acolhida nos momentos do cuidado e ao mesmo tempo possa ser estimulada a adquirir novas aprendizagens e essa etapa possa ocorrer de modo espontâneo e prazeroso ao ser direcionado por meios de brincadeiras, vivenciando experiências significativas e condizentes com sua faixa etária.

 

        Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?

        O professor de educação infantil deve conectar ao mundo aos alunos por meio de suas práticas letivas por meio de: jogos, brincadeiras, filmes e historias que os atraem para começar a fazer menções ao mundo, de fato, porque pegar todas as informações de conhecimento de mundo de cada criança e torna esse conhecimento também o do colega tem como parceria as parlendas que em roda faz muito sucesso entre os alunos e traz um vasto conhecimento, como números, palavras e nomes.

        O professor precisa inovar as suas práticas pedagógicas para que as suas aulas não caia em rotina, consequentemente, se insere aos aspectos de grande importância na vida do aluno, uma vez que, os trabalhos escolares em espaços escolares ou não tenha significado para o aluno. Para estabelecer essa rotina é necessário ver a criança como um sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos e sua identidade cultural.

        Compreender que a educação infantil não é uma etapa preparatória, não visa preparar a criança para os anos seguintes do ensino fundamental, a etapa que a criança participa na escola, ela tem de ser uma extensão, segundo artigo 29, Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil.

REFERÊNCIAS:

Silvana Dos Santos França; Pedagoga Trabalha com educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com